Brasil, 24 de Setembro de 2017
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Infraero dá continuidade a nova política de mercado com licitações do complexo logístico de Joinville

  • Escrito por  Assessoria de Imprensa – Infraero
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Dando continuidade à consolidação de seu novo posicionamento estratégico na área de soluções logísticas, a Infraero publicou na última quarta-feira (5/7), no Diário Oficial da União (DOU), o edital de licitação para a operação e exploração comercial do terminal de logística de carga (Teca) do Aeroporto de Joinville/Lauro Carneiro de Loyola (SC). A licitação tem abertura prevista para 14/8.

A concessão da operação do complexo logístico de Joinville envolverá uma área total de 105.730 m², com preço básico inicial e preço mínimo mensal de R$ 500 mil, com investimentos vinculados de R$ 47,9 milhões e prazo contratual de 25 anos.

O Teca de Joinville foi inaugurado em 11 de dezembro de 1974 e conta com uma área atual de 2.627 m². A maior parte das cargas é proveniente e também tem como destino Alemanha, Itália, China e Estados Unidos. Os setores metal-mecânico, de fármacos, equipamentos médicos hospitalares e equipamentos automotivos são os carros-chefes da carga movimentada pelo complexo logístico. Entre janeiro e maio de 2017, o complexo movimentou 841,8 t de carga.

Além de Joinville, está em planejamento a concessão das operações do Teca do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM). Em Manaus, será concedida área de 49.382,53 m², com preço básico inicial de R$ 3 milhões e preço mínimo mensal de R$ 2,7 milhões, com prazo contratual de dez anos. O lançamento do edital está previsto para este semestre.

Licitações já concluídas

Cinco processos de concessões de complexos logísticos já foram realizados até o momento pela Infraero: Goiânia (GO), Curitiba (PR), Vitória (ES), São José dos Campos (SP) e Recife (PE). Os quatro primeiros já tiveram seus contratos assinados e, no caso de Goiânia e Curitiba, a empresa vencedora deverá assumir as operações dos complexos até o início do segundo semestre deste ano. O processo do Aeroporto do Recife está em fase de assinatura do contrato.

Todos os contratos em questão preveem prazo de concessão de dez anos, sem investimentos vinculados por parte das empresas concessionárias. Os valores de luva (preço mínimo mensal) totais obtidos com os cinco contratos somam R$ 2,95 milhões.

Nova postura estratégica de logística da Infraero

A Diretoria Comercial e de Soluções Logísticas Infraero adotou neste ano um novo posicionamento estratégico e de mercado na área de logística de carga, buscando expandir o portfólio de serviços e produtos de logística integrada oferecidos pela empresa e ampliando a parceria com a iniciativa privada nos negócios. Os processos licitatórios de diversos Tecas da empresa são um passo importante dessas novas diretrizes.

Além disso, a Infraero tem o objetivo de ampliar as oportunidades de operações multi e intermodais, agregando a expertise dos parceiros nos modais marítimo, rodoviário e ferroviário ao know how da Infraero no modal aéreo. As novas diretrizes permitirão inclusive a oferta futura de serviços como crossdocking, picking and packing, porta a porta, gestão de estoques, cargas de projeto e outros, além da consultoria e assessoria já disponibilizadas pela empresa.

Com seu novo posicionamento, a Infraero busca permanecer alinhada às melhores práticas de mercado, mantendo a competitividade no mercado e buscando todas as oportunidades possíveis para gerar valor, reduzir custos e garantir a máxima eficiência.

Mês da Logística de Carga na Infraero

No dia 1º de julho, foi celebrado o Dia da Logística de Carga da Infraero, data em que foi inaugurado, no ano de 1974, o primeiro complexo logístico da empresa, no Aeroporto Internacional de Curitiba. O marco registra a importância da atividade de logística de carga da empresa, elemento fundamental do trabalho da Infraero no desenvolvimento econômico do país, de acordo com as características de movimentação de cada complexo, e o novo posicionamento da empresa em sua abordagem de soluções logísticas vai ao encontro dos esforços para manter o dinamismo inerente às atividades de logística de carga.

 

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