Brasil, 20 de Outubro de 2017

DetranNaParadaSP: trânsito é lugar de respeito

• Escrito por  Detran
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Veículos

Com faixas de pedestre nas cores do arco-íris, Detran.SP ressalta importância do respeito no trânsito durante a Parada do Orgulho LGBT

Neste fim de semana, as cores do arco-íris estarão espalhadas pela cidade de São Paulo, que abriga a maior parada LGBT do mundo. E para chamar atenção ao respeito à diversidade e também ao trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) fará uma ação especial envolvendo as faixas de pedestres.

Durante todo o domingo (18), tradicionais faixas na cor branca estarão cobertas por outras, nas cores da bandeira LGBT. As faixas do #DetranNaParadaSP ficarão em seis pontos em cruzamentos com a avenida Paulista, onde ocorre o evento:

Rua da Consolação, em frente ao Cine Belas Artes, em ambos os lados;

Rua Frei Caneca (altura do nº 1.456);

Av. Brigadeiro Luis Antonio (altura do 2.222);

Rua Augusta (altura do 1.712), ao lado do banco Safra;

Rua Augusta (altura do 1.732), ao lado do Conjunto Nacional.

“O #DetranNaParadaSP tem dois objetivos: mostrar que a faixa é fundamental para a segurança do pedestre e do trânsito e lembrar a importância do respeito à diversidade”, explica Maxwell Vieira, diretor-presidente do Departamento de Trânsito.

“Com esta ação, o Detran.SP traz um alerta importante para a segurança no trânsito e dá visibilidade e positividade à Parada do Orgulho LGBT de São Paulo”, afirma Cassio Rodrigo, coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

No Estado de São Paulo, um em cada quatro mortos por acidente de trânsito é pedestre, segundo dados do Observatório Paulista de Trânsito, do Detran.SP. No Brasil, a proporção é de um em cada cinco.

Algumas dicas podem ajudar o pedestre a fazer uma travessia segura

Atravesse na faixa e sempre em linha reta;

Mesmo na faixa, fique atento à travessia e fuja de distrações, como o celular;

Se houver faixa e semáforo, o pedestre precisa respeitar o sinal. Se não houver semáforo, a preferência é sempre do pedestre, mas é importante fazer contato visual com o motorista e sinalizar sua passagem estendendo o braço com a palma da mão na direção do veículo;

Ao atravessar vias de mão dupla, dê preferência a trechos que tenham ilhas centrais para atravessar um sentido de cada vez;

Ao atravessar a via com uma criança, segure-a pelo pulso, pois pela mão é mais fácil que ela se solte.

Motoristas e motociclistas também têm responsabilidade na travessia segura do pedestre e o desrespeito às regras pode ser punido com multa:

Respeite a sinalização e reduza a velocidade na proximidade das faixas;

Dê preferência ao pedestre;

Jamais estacione ou pare sobre a faixa de pedestres;

Nos semáforos, mesmo que o sinal já tenha liberado o tráfego, condutores devem esperar que os pedestres concluam a travessia.

DETRAN.SP:

O Detran.SP é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão. Para obter mais informações sobre o papel do Detran.SP, clique neste link: http://bit.ly/2ptdw0r

Detran

Código de segurança