Brasil, 22 de Junho de 2017

Cuidados com o para-brisas do seu carro

• Escrito por  Vitória Calegari
  • Publicado em Veículos

Entenda como e quando trocar as palhetas limpadoras do para-brisa e os cuidados que você deve ter com do seu carro.

As palhetas limpadoras do para-brisa não são apenas um acessório, elas são de extrema importância quando falamos em segurança para o seu veículo e os ocupantes. Por falta de informação as pessoas não dão o devido valor, as palhetas limpadoras do para-brisa são extremamente importantes, sem elas o condutor aumenta muito as chances de se envolver em um acidente — além de serem um dos itens obrigatórios por lei.

As palhetas limpadoras do para-brisa funcionam de um modo bastante simples: quando a água fica acumulada no vidro, acaba formando uma película/camada (que amplia a luminosidade dos faróis dos carros que veem no sentido contrário ao seu), é aí que mora o problema, pois quanto mais água estiver acumulada no para-brisas, pior fica a visibilidade e maior as chances de ocorrerem acidentes.

Junto com as palhetas limpadoras do para-brisa, os outros itens obrigatórios por lei são: luzes, freio de estacionamento, ferramentas para troca de pneus, estepe, espelhos, buzina, extintor de incêndio, cintos e pneus em dia. Caso alguns desses itens esteja faltando (ou com mau funcionamento), você corre o risco de levar multa e ainda custar alguns pontos na carteira.

Quando saber a hora de trocar?

As palhetas limpadoras do para-brisa devem ser trocadas a cada 6 meses ou dependendo do local onde o veículo encontrasse será um período mais curto variando a incidência do sol, pois a borracha resseca em altas temperaturas. Porém, nem todo mundo sabe quais os sintomas principais que indicam que está na hora de trocas. Alguns deles são: limpador deixando riscos ou faixas no vidro, vidro embaçado mesmo com a palheta funcionando, lâminas quebradiças ou tortas e barulho durante o funcionamento.

Mantendo o bom funcionamento das palhetas limpadoras

Para manter as suas palhetas limpadoras do para-brisa funcionando por mais tempo, é fundamental sempre deixar o reservatório do limpador com uma solução de água e limpa para-brisa. Nunca troque essa solução pela mistura de água e sabão comum, pois pode deteriorar a borracha.

Agora que você já sabe que as palhetas limpadoras do para-brisa são itens de segurança, que tal levar o seu carro em uma revisão periódica? Manter a sua segurança e de sua família custa bem menos do que você imagina!