Brasil, 26 de Julho de 2017

Encontro de ferreomodelismo relembra a importância e beleza dos trens

• Escrito por  Loures Consultoria
  • Publicado em Veículos

Evento reunirá todas as associações de ferreomodelismo e preservação ferroviária do estado de São Paulo

Os trens, além de importantes para o transporte da produção dos países, também são objeto de admiração. Alguns dos apaixonados por locomotivas estarão no 5º Encontro de Ferromodelismo da Região Metropolitana de Campinas, que ocorrerá no dia 20 de maio na Estação Cultura.

O evento, promovido pela Associação de Modelismo Ferroviário de Campinas (Amfec), é apoiado pela Rumo, maior concessionária de ferrovias do Brasil, e deverá receber 20 maquetes maquetes e 5 mil visitantes.
Neste ano, a novidade do encontro está na presença da categoria de ferreomodelismo conhecida como Live Steam (vapor vivo). Nessa modalidade, são construídas mini locomotivas realmente movidas a vapor, como nas antigas "Maria -fumaça". Dependendo da escala em que são construídas, as locomotivas Live Steam conseguem, inclusive, transportar passageiros.

Além das mini locomotivas a vapor, o evento contará com maquetes que retratam cenários completos em diversas escalas. Estarão em exposição exemplares do ferreomodelismo Free-Mo, em que são criados cenários escalonados, com movimentação dos pequenos trens, em que o funcionamento é o mais próximo possível do que ocorreria da realidade.

Aqueles que quiserem começar a produzir as miniaturas e se aventurar no ferreomodelismo terão a oportunidade de entrar em contato com lojistas que comercializam diversos itens necessários para a montagem, além de trocar ideias com outros apaixonados pelos trilhos e trens.

Sobre a Rumo

A concessionária tem 12 mil quilômetros de malha ferroviária, 966 locomotivas, 28 mil vagões e quase 12 mil funcionários diretos e indiretos. Só maquinistas, são 1,75 mil profissionais. Sua capacidade de elevação no Porto de Santos e no Porto de Paranaguá é de 29 milhões de toneladas ao ano.

Serviço:
5º Encontro de Ferromodelismo da Região Metropolitana de Campinas