Brasil, 18 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

ZEN orienta motoristas sobre a troca da polia do alternador

  • Escrito por  Printer Press
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Veículos
  • Imprimir
  • Compartilhar::

O mais indicado é sempre trocar o produto original por outro com as mesmas características funcionais

Uma das dúvidas mais frequentes recebidas pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da ZEN refere-se à troca da polia. Muitos motoristas questionam se é possível substituir a polia de roda livre por uma rígida. De acordo com os técnicos da empresa, o mais indicado é sempre trocar o produto original por outro com as mesmas características funcionais, isto é, que sejam do mesmo sistema. Caso contrário, poderão ocorrer danos ao tensor e às polias desviadoras devido ao aumento de vibração em todo o sistema de acessórios e à elevação do nível de ruídos na correia. Além disso, aumenta-se o risco de uma eventual quebra do eixo do alternador e, o que é pior, a redução da vida útil da peça.

Responsável por passar o giro do motor do automóvel para o alternador por meio de uma correia, a polia transforma a energia mecânica em elétrica para carregar a bateria. A polia de roda livre representa a segunda geração da peça – no total, são três e cada uma representa uma evolução tecnológica ao longo do tempo. A primeira leva o nome de polia rígida e tem função única e exclusiva de transmitir, também por meio de uma correia, o movimento do motor ao alternador.

Já a polia de roda-livre contém diversos componentes internos. Sua função adicional permite que o rotor da peça gire livremente nos casos de desacelerações bruscas ou paradas do propulsor. Com isso, evita-se que a correia “escorregue” e apresente o famoso “grilado”, aquele som similar ao de um grilo – daí a origem do termo.

Existe ainda a polia de roda livre com amortecimento, a Z-VIB, que, além de executar as mesmas funções das anteriores, isola o rotor do alternador, reduzindo o efeito das vibrações torcionais produzidas pelo motor de combustão no restante dos acessórios.

O motorista percebe facilmente quando a polia apresenta falhas. É que ela começa, como dizem os mecânicos, a patinar, passando a emitir um barulho anormal. Quando isso acontece, é sinal de que a peça perdeu a capacidade de transmitir o torque, impedindo o alternador de gerar energia para recarregar a bateria. Existem casos em que a peça trava, falha que exige uma investigação mais detalhada para ser identificada. Os dois casos exigem a substituição do componente em uma oficina elétrica de confiança. O procedimento leva cerca de duas horas.

Atendimento ao cliente

A ZEN conta com um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), há mais de 20 anos, para atender dúvidas de reparadores e consumidores. A central atende, em média, 1.500 ligações por mês, além de atendimentos via e-mail e WhatsApp.

O serviço está disponível pelo número 0800 47 1919 de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A fabricante de autopeças catarinense também oferece atendimento pelo WhatsApp (47) 9 9286-5795.

Sobre a ZEN
A ZEN é o maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo, e conquistou importante participação de mercado nos segmentos original (OEM) e de reposição (aftermarket) na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África. Fundada em 1960, em Brusque (SC), a empresa mantém ritmo constante de crescimento, atuando nos segmentos de autopeças para as linhas leve e pesada. Líder absoluta na América do Sul, a ZEN produz anualmente cerca de 9,2 milhões de componentes. Seu portfólio inclui polias de alternador, tensionadores de correias, mancais de alternador e planetárias, além de componentes conformados a frio utilizados em sistemas de transmissão e freio ABS de automóveis e caminhões. Com alto grau de competência em sistemas de roda livre e conformação, a empresa destina ce rca de 5% de seu faturamento anual à área de P&D, para o desenvolvimento de produtos inovadores e patentes – a empresa já soma 14. Atualmente, com cerca de 900 funcionários, apoiado em seu sistema Lean de produção, a ZEN mantém um rigoroso processo de qualidade, certificado pelas normas ISO 9001, ISO-TS 16.949 e ISO 14.001. Para mais informações, acesse www.zensa.com.br.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::