Brasil,

Programa Fala Presidente da Rádio CNseg aborda as relações com órgãos de defesa do consumidor

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Próximo Colóquio de Proteção do Consumidor de Seguro acontecerá em Belo Horizonte

O programa "“Fala Presidente” de 24/4, da Rádio CNseg, trouxe entrevista com Marcio Coriolano sobre os Colóquios de Proteção do Consumidor de Seguro, realizados pela CNseg com órgãos de proteção do consumidor.
Segundo o presidente, a CNseg e as Federações associadas já atuam, há tempos, na melhoria das relações com os órgãos representativos dos consumidores, como a Senacon e Procons, que formam o Sistema Nacional de Defesa dos Consumidores (Sindac).

Apesar desses órgãos já participarem de tradicionais eventos realizados pela Confederação, e vice versa, os Colóquios de Proteção do Consumidor de Seguro foram pensados como forma de organizar melhor essas relações, além de ajudar o mercado segurador a identificar os principais pontos de conflito e principais possibilidades de melhoria na relação com os consunidores, afirmou Coriolano.
Realizados, a cada edição, em uma diferente região do Brasil, tanto por questões logísticas, como pelo possibilidade de identificar as peculiaridades das relações de consumo em cada uma dessas regiões, o último Colóquio aconteceu em

João Pessoa (PA), sendo que o anterior a este foi em Manaus e o próximo será em Belo Horizonte. No caso da Saúde, por exemplo, exemplificou Marcio Coriolano, a rede de prestação de serviços médico-hospitalares, percapta, é muito maior na região Sudeste que na Nordeste, sendo esta uma característica do Brasil, cuja distribuição da riqueza e da infraestrutura é abstante diferente de região pra região.

Com os Colóquios, afirmou ele, os consumidores são objetivamente beneficiados à medida que as seguradoras identificam as principais falhas e possibilidades de melhoria, transformando esse conhecimento em ações para mitigar os problemas e potencializar as melhorias. Por outro lado, à medida em que esses órgãos passam a conhecer melhor o funcionamento do mercado segurador, podem filtrar melhor as demandas e identificar quais podem ser facilmente esclarecidas e quais devem ser levadas a outras instâncias.

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