Brasil, 30 de Maio de 2017

Tap Comemora 50 Anos Da Rota Recife-Lisboa

• Escrito por  Adriano Araujo
  • Publicado em Veículos

A Companhia, que é a mais antinga a operar na Capital Pernambucana, anuncia que oferecerá voos diários entre Recife e Lisboa a partir de Junho até outubro e que já registrou um aumento nas reservas de 144% comparado a 2016

Foi às duas da manhã do dia 19 de abril de 1967 que se iníciou ao primeiro voo da TAP Lisboa-Recife. O CS-TBA 'Santa Cruz', o primeiro Boeing 707 a serviço da Companhia, aterrissaria sete horas e 55 minutos após a descolagem, inaugurando uma operação que viria a ser ininterrupta entre a capital portuguesa e a capital do estado brasileiro de Pernambuco. Exatamente naquela época a TAP tinha acabado de anunciar ser a primeira companhia aérea do mundo a operar exclusivamente com aviões a jato sendo um deles este que inaugurou a rota.

Passado meio século, a TAP continua a atravessar o Atlântico - agora num A330, com capacidade para 263 passageiros - e a contribuir para a aproximação de povos e culturas, numa das rotas preferidas dos europeus em geral.

Este ano, até ao final do mês de fevereiro, as reservas de viagens para o Recife, entre abril e outubro, já tinham registrado um aumento de 144% comparado a 2016. Nos três primeiros meses deste ano, a taxa de ocupação sofreu um aumento de 9 pontos percentuais em relação ao ano passado, tendo transportado aproximadamente 32 mil passageiros neste período. A companhia aérea portuguesa prevê ainda o reforço da oferta para o Recife com voos diários durante o próximo verão Europeu - de Junho a Outubro.

Lembrando que a TAP voa para 10 destinos no Brasil - Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza e Belém, totalizando mais de 70 voos por semana entre Portugal e o Brasil.

E, em comemoração aos 50 anos da rota Lisboa-Recife, os passageiros da TAP, membros do programa de fidelidade Victoria, que viajarem no dia 19 de abril entre estas duas cidades, vão receber o dobro das milhas correspondentes a esta viagem.

Importância da Rota TAP Recife - Lisboa para a economia

A operação da TAP com 10 voos diretos do Brasil para a Europa, incluindo o voo direto do Recife para Lisboa, também tem se mostrado muito importante para alavancar a economia e as relações comerciais entre o Brasil, Portugal e os demais países europeus, sendo que em 2015 e 2016 foram embarcadas, anualmente, pouco mais de 3 milhões de quilos de cargas do Recife com destino a Europa.

Além do expressivo volume de exportação de produtos brasileiros transportados pela TAP Cargo a partir do Recife, sendo a fruta manga um dos principais, o que reforça a importância da Rota Recife - Lisboa é a sua representatividade de 17,1% do total da exportação transportada pela companhia de todo o Brasil para o exterior nos últimos dois anos.

Em relação a 2017, a TAP está bastante otimista, projetando um crescimento de cerca de 15% para as exportações transportadas pela empresa a partir do Recife em relação a 2016, principalmente motivados pelos bons resultados até o final do mês de fevereiro, que registraram mais de 570 mil quilos de cargas transpostadas para a Europa, representando um incremento de cerca de 40% em relação ao mesmo período de 2016.

Voo inaugural - 19 de abril de 1967

O voo inaugural Lisboa-Recife teve um grande impacto na relação de proximidade entre Portugal e o Brasil, que, desde 1960, já vinha sendo ampliada com o “Voo da Amizade”, entre Lisboa e o Rio de Janeiro.

Mais de 50 convidados integraram a primeira lista de passageiros desse voo. A comitiva contou com personalidades dos vários setores da atualidade portuguesa, como relatou em detalhe a imprensa brasileira na época: “O primeiro a descer do 'Santa Cruz' da TAP foi o dom Policarpo da Costa Vaz, bispo da Guarda, que foi seguido pelo engenheiro António Vaz Pinto, diretor presidente da companhia lusitana na época, ministro e senhora Galba Santos, representando o embaixador do Brasil em Portugal, comandante Soares de Melo e senhora Hilda Melo, sr. e sra. Amílcar Pinheiro, dirigente da VARIG, em Lisboa, ministro e senhora Ary Santos, pároco de Belmonte, Manoel Gonçalves o governador de Castelo Branco, Simplício B. Magro, e mais quarenta e uma pessoas, entre elas professores, jornalistas e presidente de Camaras de províncias portuguêsas.”

António Vaz Pinto, inclusive, acabou sendo homenageado com o diploma de cidadão de Pernambuco e, no dia 22 de abril do mesmo ano, Portugal e o Brasil assinam a lei que estabeleceu o Dia da Comunidade Luso-Brasileira.

A operação exclusiva da TAP em aviões a jato trouxe maior versatilidade e capacidade no transporte de passageiros e carga aérea à Companhia. O 'Santa Cruz' atingia uma velocidade de cruzeiro de 900 km/h, tinha uma capacidade máxima de 150 passageiros e ainda três mil e 500 kg de capacidade para carga, correio e excesso de bagagem.