Brasil, 21 de Outubro de 2017

Melhor mecânico do mundo apreendeu com os “jeitos” da oficina familiar

• Escrito por  Agência Boa Imprensa
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Veículos

Enzo ganhou o prêmio de melhor mecânico do mundo, e apreendeu o ofício em casa.

Um mecânico de 24 anos ganhou o prêmio internacional concedido ao mais competente operário de oficina do mundo. Trata-se de Enzo Malter, da cidade interiorana de Farias, na província argentina de Santiago del Estero. Ele já havia sido premiado como o mais competente da Argentina durante três anos consecutivos.

Enzo explicou ao jornal “La Nación” que é mecânico “desde sempre”, quer dizer, desde muito pequeno, quando ajudava seu avô, seu pai e seu irmão mais velho na oficina familiar em sua cidade natal.

Ele apreendeu a profissão fazendo pequenos serviços no local de trabalho familiar. Quando mudou para Córdoba, uma cidade bem maior e mais exigente, estudou no Instituto Renault e trabalhou numa oficina importante.

A mudança foi total porque consertava modelos novos. Mas a experiência adquirida “em casa” lhe abriu as portas de uma conceituada concessionária que, por sua vez, o encaminhou para cursos de capacitação.

Acabou ganhando o prêmio de melhor técnico nacional e foi convidado a se especializar na China.

Mas Enzo tem suas raízes profundamente deitadas na sua procedência. Ele segue ancorado às tradições do trabalho na oficina familiar, churrasco incluído. Nesse espírito inspira confiança até nos clientes mais exigentes e reclamadores.

Ele não deixa de se aperfeiçoar, mas sustenta que para aprender não há como seguir as pegadas das experiências e dos “jeitinhos” de seu pai e de seus veteranos colegas.

Na Idade Média as crianças aprendiam a profissão em casa,
e a Sagrada Família era o exemplo a ser imitado, Maestro de Clèves, c 1440

Uma das notas características da organização laboral na Idade Média era o espírito familiar marcando todas as dimensões da economia e da produção.

Hoje se considera que o ambiente familiar e o do trabalho são mundos como que independentes. Uma incessante propaganda deblatera contra os pais que ensinam a profissão a seus filhos pequenos desde que tenham idade para ir aprendendo sob o olhar protetor dos progenitores.

Entrementes, a fórmula medieval se apresenta como a mais adequada ao desenvolvimento da criança e à sua profissionalização. É o exemplo que nos dá o melhor mecânico do mundo no século XXI!

( * ) Luis Dufaur é escritor, jornalista, conferencista de política internacional e colaborador da ABIM

Código de segurança
Atualizar