Brasil, 18 de Outubro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Indústrias lotam contêineres em operações multimodais

  • Escrito por  Fabio Schivartche
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Veículos
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Indústrias lotam contêineres em operações multimodais

Competitivo e seguro, contêiner atrai cargas com valor agregado

Brado registra evolução na lista de produtos que lotam contêineres em rotas multimodais

O espaço nos contêineres das principais rotas logísticas do Brasil vem sendo ocupado cada vez mais por produtos com maior valor agregado. Além da diversificação desse mercado, que depende cada vez menos do transporte de grãos, essa mudança revela a crescente adoção de serviços que oferecem mais segurança e previsibilidade no fluxo de cargas. O novo quadro vem sendo registrado pela Brado – líder na movimentação multimodal de contêineres que prevê crescimento de 30% em 2017.

Na principal rota multimodal do País, o espaço que vinha sendo tradicionalmente tomado pela soja, farelo e milho passa a ser dedicado a produtos frigorificados, couro, minérios, madeira, algodão e seus derivados. Essas cargas, produzidas em Mato Grosso, acessam a logística multimodal de contêineres em Rondonópolis, no Leste do estado, e seguem principalmente ao Porto de Santos (SP).

“Estamos atendendo mercados consolidados e perenes, em contratos de longo prazo, e abrindo espaço para empresas que precisam ganhar competitividade”, afirma o diretor Comercial e Operacional da Brado, Marcelo Saraiva. Ele relata que a movimentação de grãos, que já passou de 50% do portfólio de cargas da Companhia movimentadas entre Rondonópolis e Santos, está se estabilizando em menos de 10%.

A tendência permite ao Brasil descobrir as vantagens da movimentação multimodal de contêineres – a assertividade, a qualidade e os custos competitivos – para a exportação e, consequentemente, também para a importação e o mercado doméstico. Isso porque, quanto mais contêineres circularem dos centros de produção para os seus destinos finais, mais espaço haverá também no sentido inverso.

Fator indispensável para as indústrias, a melhor relação entre custo e benefício vem do acesso direto ao transporte ferroviário e do ganho de eficiência nos serviços. A segurança deve-se aos menores índices de acidentes e furtos desse modal, na comparação com o rodoviário.

Efeito cascata

A expansão da movimentação de contêineres tem “efeito cascata”. É o que vem acontecendo em São Paulo: 1) mercadorias como açúcar e celulose ampliam o fluxo de exportação da Brado no estado; 2) com maior presença nas ferrovias, a Companhia colocou em circulação um trem exclusivo para o mercado interno, entre Rondonópolis (MT) e Sumaré (SP) e Rondonópolis (MT); 3) o contínuo investimento na rede de terminais, armazéns e serviços de qualidade (como o monitoramento on-line de cargas) permite também a oferta de serviços competitivos ao mercado de importação.

Esse fenômeno vem sendo registrado não só entre o Centro-Oeste e o Sudeste, mas também no Paraná. De centros de produção do interior do estado para o Porto de Paranaguá (PR), os contêineres movimentam cada vez mais produtos frigorificados e produtos industriais como papel e derivados da madeira. No sentido inverso – do Porto para terminais localizados em Ponta Grossa, Cascavel e Cambé – circulam com mercadorias como produtos químicos, máquinas e até peças de bicicleta.

A qualidade dos serviços tem sido decisiva para a conquista da confiança de novos segmentos, avalia a gerente de Gestão e Performance de Negócio da Brado, Zuleica Melo. Em sua avaliação, é preciso atender elevado grau de exigência para expansão de negócios de longo prazo e um dos principais pilares da Brado é justamente a Qualidade.

Sobre a Brado
Especializada em soluções logísticas inteligentes, a Brado atua em todas as regiões do país. Para essa cobertura nacional, conta com 19 terminais, quatro armazéns, cinco escritórios e um porto seco, além da estrutura acessada por meio de parcerias estratégicas. A Companhia possui 13 locomotivas, 2,4 mil vagões e 3,5 mil contêineres para movimentação dos mais diferentes tipos de cargas, de congelados a grãos e artigos industrializados.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::