Brasil, 27 de Maio de 2017

Programa Estrada para a Saúde atende mais de 4,3 mil caminhoneiros no Sistema Castello-Raposo em 2016

• Escrito por  Matheus Clemente
  • Publicado no www.segs.com.br em Veículos

Coordenado pelo Instituto CCR, oferece acompanhamento gratuito de saúde, dentre outros serviços, para os motoristas profissionais.

O Programa Estrada para a Saúde, coordenado pelo Instituto CCR e desenvolvido na CCR ViaOeste, concessionária que integra o Programa de Concessões de Rodovias, atendeu 4.338 caminhoneiros em 2016 em seu posto fixo, localizado na área de descanso do km 57 da Rodovia Castello Branco (SP-280), sentido Capital. Além de acompanhar a saúde dos motoristas profissionais, que têm poucas oportunidades de fazerem isto devido à sua profissão, o programa oferece orientações e tratamentos de saúde gratuitos.

Na base do Estrada para a Saúde, programa que tem o patrocínio da Mercedes-Benz, o motorista profissional pode realizar exames de glicemia, colesterol, pressão arterial, acuidade visual e cálculo de massa corpórea por meio de consultas especializadas com enfermeiros. Além disso, o caminhoneiro tem à sua disposição tratamentos odontológicos preventivos, corte de cabelo e massagem bioenergética. “O Estrada para a Saúde permite que o caminhoneiro utilize parte do pouco tempo que tem disponível em sua rotina para cuidar de si mesmo. O posto é outro dos benefícios do Programa de Concessões de Rodovias”, destaca Luis Sarmento, coordenador do Programa Estrada para a Saúde na CCR ViaOeste. Desde 2011, quando o posto foi inaugurado, mais de 27 mil caminhoneiros já foram atendidos.

Luis ressalta que os familiares dos caminhoneiros também são convidados a conhecer o programa, passar pelos exames e acabam sendo conscientizados de como devem auxiliar nos cuidados de seus companheiros, pais, etc. “Ao atuar com este foco mais amplo, envolvendo a família, os resultados têm muito mais qualidade e efetividade”, aponta Sarmento. “O foco do trabalho também é a segurança nas estradas. Acreditamos que é essencial que o caminhoneiro esteja com a saúde em dia para que possa exercer sua atividade de maneira plena e segura, diminuindo assim o risco de que se envolvam em acidentes”, finaliza o coordenador.

Se quiser conhecer mais, acesse: www.institutoccr.com.br