Brasil, 19 de Outubro de 2017

• Escrito por  Érika Costa | Doizum Comunicações
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Veículos

Sócios da Reboque.me, Samuel Freire e Mauricio Terra  Sócios da Reboque.me, Samuel Freire e Mauricio Terra

Startup De Reboque Ajuda Motoristas Com Carro Enguiçado Na Rua Empresários Criam Aplicativo De Assistência 24 Horas Com Rede De Serviços De Reboque, Troca De Pneus, Carga De Bateria E De Combustível

Mais de 70% da frota de veículos brasileiros não possuem seguro, segundo dados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg). Isso representa cerca de 60 milhões de carros que circulam pelas estradas brasileiras sem a cobertura de uma seguradora. Com base nesses números, estima-se que a indústria de serviços de guincho de veículos movimenta aproximadamente R$5,5 bilhões por ano no Brasil.

De olho neste nicho de mercado, a startup mineira Reboque.me lançou um aplicativo que está inovando a maneira pela qual estes motoristas são atendidos. Após uma análise dos serviços de assistência 24h, o empresário fundador da startup e analista de sistemas pós-graduado em tecnologia, Samuel Freire, decidiu lançar um serviço on-demand e sem mensalidade, no qual você só paga quando precisa ter seu carro rebocado, ou utilizar alguns dos serviços oferecidos pelo app. “Percebi que o serviço de assistência 24h, quando oferecido na sua forma tradicional, não atendia as necessidades e exigências dos padrões de hoje. Vivemos em um mundo cada vez mais conectado, por que não usar a tecnologia para oferecer um serviço rápido, seguro e mais barato a esses motoristas?”, revela Samuel. Além dos serviços de reboque, o aplicativo também oferece troca de pneus, carga de bateria e de combustível.

Lançada em junho de 2015, a reboque.me é o primeiro aplicativo neste perfil da América Latina. Mauricio Terra, sócio da reboque.me e mestre em administração com formação executiva na Wharton Business School, revela que, além de simplificar e encurtar todo processo para a solução do problema, o app disponibiliza os reboques que estão mais próximos, o que diminui o tempo de espera do motorista. “O aplicativo calcula a distância entre guincheiro, cliente e destino final, e envia automaticamente o preço e o tempo de espera. Em 80% dos nossos atendimentos, esse processo leva menos de três minutos. Se o cliente aceita o serviço, ele imediatamente passa a ver o guincho indo até ele, em um mapa no próprio aplicativo. O cliente sabe que tem alguém vindo para socorrê-lo, não está mais sozinho.”, explica.

“Se considerarmos apenas automóveis leves e motocicletas, estamos falando de 60 milhões de veículos não segurados no Brasil. As seguradoras ainda não conseguiram redefinir seus modelos de negócios ou buscar novas estratégias para alcançar esse grupo que não tem seguro. As associações, que atacam esse segmento, cobram taxa de adesão e mensalidade, o que também gera altos custos para o cliente, além de, em muitos casos, não estarem devidamente alinhadas às disposições legais da Susep. A reboque.me traz uma proposta atrativa para esse público, pois com o aplicativo, você só paga se usar o serviço”, diz Terra.

COMO FUNCIONA

A reboque.me está disponível para Android e IOS e o download é gratuito tanto para clientes, quanto para parceiros. O funcionamento do aplicativo é bem simples: o cliente aciona o serviço que deseja pela plataforma, após um simples cadastro. O aplicativo envia o valor do serviço e o tempo que o parceiro levará para chegar. A reboque.me disponibiliza em um mapa todo o trajeto do guincho até o cliente, que pode checar que o socorro está a caminho, tudo em tempo real. O preço varia de acordo com a distância entre o guincheiro, cliente e destino final.

EXPANSÃO E INVESTIMENTOS

Com experiência de uma década no mercado de seguros, Mauricio tem a tarefa de expandir o negócio. Lançado em junho de 2015, a plataforma já teve mais de 2 mil downloads e conta com mais de 400 parceiros em sua base. “Procuramos ampliar a nossa atuação de forma rápida e estruturada nos estados de MG, SP e RJ. Contudo, hoje a reboque.me já possui clientes cadastrados em 25 estados e o nosso objetivo é levar a empresa para todo o país ainda esta ano.”, comenta Terra.

A dupla, que investiu R$250 mil no negócio, está conversando com investidores para ampliar as operações. “Estamos prospectando investimentos para a expansão das atividades do aplicativo. Este mercado de assistência rodoviária movimenta um valor na ordem de R$5,5 bilhões/ ano, com oportunidades reais de consolidação”.

VANTAGENS

A plataforma possui inúmeras vantagens tanto para o guincheiro, quanto para o cliente que utiliza. Samuel Freire revela que o aplicativo oferece um preço justo para quem utiliza e remuneração adequada ao parceiro. “O preço é calculado de acordo com as distâncias reais que o reboque irá percorrer durante o atendimento. O serviço de reboque, por exemplo, pode sair por R$99. No modelo tradicional de assistência 24h, além de não ser muito prático encontrar um guincho, o cliente precisa esperar muito tempo até a ajuda chegar e consequentemente o preço praticado seria bem mais alto.”, conta.

Outra vantagem é que a plataforma é uma ferramenta segura tanto para o cliente quanto para quem executa o serviço. “Garantimos a segurança do início ao fim do atendimento, pois conhecemos o parceiro que irá até o cliente. Além disso, o cliente acompanha o trajeto do reboque. Caso esteja em alguma área de risco, ele pode procurar um local mais seguro e só retornar ao carro quando o guincheiro estiver chegando”, explica Samuel.

O tempo de espera é outra vantagem importante para quem está com o carro enguiçado. “Ressaltamos que 80% dos nossos atendimentos têm uma solução apresentada em menos de 03 minutos. O cliente aciona o serviço e já recebe preço e tempo de espera neste curto intervalo de tempo. Em muitos casos, o guincheiro chegará ao carro em até 10 minutos”, explica Mauricio Terra.

Código de segurança
Atualizar