Brasil, 24 de Maio de 2018

+ F O N T E -

Conheça 3 tipos diferentes de capacetes para motociclistas

Modelo mais utilizado é o fechado por conta do alto nível de segurança que oferece

A cabeça é uma das partes mais sensíveis do corpo. Um acidente envolvendo essa região pode ser fatal, e a utilização de equipamentos de segurança, enquanto se anda de moto, pode salvar a sua vida. A legislação de trânsito também exige a utilização do capacete para aqueles que conduzem motocicletas.

A primeira dica antes de adquirir algum capacete é verificar se ele possui o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e do OCP (Organismo de Certificação do Produto). A presença desses selos garante que o produto foi fabricado de acordo com as normas vigentes do setor e que foi submetido a testes de segurança. Antes de escolher um capacete masculino ou feminino, fique atento a essas especificações.

Dito isso, existem três tipos básicos de capacetes: os abertos ou modulares, fechados ou integrais e os capacetes off-road, normalmente utilizados para atividades esportivas com moto.

Os capacetes abertos ou modulares são os mais confortáveis, já que o primeiro não possui queixeira e o segundo possui o equipamento, mas ele é flexível, assim como a viseira. Apesar do conforto, esse é o modelo que fornece o menor grau de segurança, portanto, não deve ser utilizado na estrada ou em alta velocidade.

Os capacetes fechados, também conhecidos como integrais, são os mais utilizados pelos motociclistas pelo alto grau de segurança que fornecem. Eles possuem variados sistemas de segurança e cobrem toda a cabeça, além da parte lateral do rosto e o queixo. Se optar por este modelo, procure um que possua uma boa ventilação, já que o capacete é fechado.

Em terceiro lugar, temos os capacetes off-road. Eles são ideais para atividades esportivas em trilhas, uma vez que são preparados para a lama. Eles são desenvolvidos de uma forma que proteja o nariz e a boca do esportista. São mais ventilados e alguns não possuem viseira, o que obriga o indivíduo a utilizar óculos especiais de proteção.

Em hipótese alguma utilize os capacetes conhecidos como coquinho. Eles não oferecem a proteção mínima necessária ao motociclista e também não são regularizados pelo INMETRO. Além de se expor a um alto risco, você estará sujeito a multas, já que o produto não é regulamentado.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::