Brasil, 18 de Fevereiro de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

+ F O N T E -

#TBT: Central multimídia SYNC da Ford completa 10 anos

A Ford foi uma das primeiras fabricantes a desenvolver uma central multimídia para seus veículos, o SYNC, antecipando a tendência que tornou esse equipamento um item praticamente obrigatório nos carros novos. A primeira geração do SYNC está completando 10 anos no mercado, momento propício para rever a grande evolução que essa tecnologia experimentou no período, até chegar à atual versão SYNC 3 com uma série de avanços e novos recursos de conectividade.

Com tela capacitiva e sistema aprimorado de reconhecimento de voz, o SYNC de terceira geração é considerado um dos mais avançados e intuitivos da indústria. Além de trazer comandos de voz para celular, áudio e navegação, é compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto e permite acesso a aplicativos de smartphones, cuja lista vem sendo continuamente ampliada.

Para desenvolver sua primeira central multimídia a Ford buscou a parceria de uma empresa líder de tecnologia, a Microsoft, prevendo que com a rápida difusão dos celulares e dispositivos móveis seria apenas uma questão de tempo para a integração desses aparelhos aos automóveis.

A primeira geração do SYNC foi apresentada em janeiro de 2007, durante o Salão Internacional de Detroit. O anúncio foi feito por Bill Gates, fundador da Microsoft, e executivos da Ford num evento transmitido via satélite. O sistema baseado no software Microsoft Auto foi desenvolvido para revolucionar a forma como as pessoas se conectavam em seus veículos.

Usando comandos de voz e controles do rádio e do volante, com capacidade para operar com a maioria dos celulares e tocadores de mídia digital, sua principal vantagem era – e continua sendo – deixar as mãos livres para o motorista dirigir com segurança.

O sistema foi oferecido inicialmente apenas em alguns modelos da Ford, Mercury e Lincoln, antes de ser difundido em toda a linha. Em 2015, quando a terceira geração foi lançada, o SYNC já era usado em 12 milhões de veículos no mundo.

No Brasil

No Brasil, o SYNC chegou com o Ford Edge 2009, lançado no final de 2008. Hoje o sistema é oferecido em toda a linha de automóveis, picapes e utilitários esportivos da Ford, conforme a versão, incluindo Ka, New Fiesta, Focus, Fusion, EcoSport, Edge e Ranger.

Entre outras funções, ele é o único do mercado a contar com a Assistência de Emergência, que liga automaticamente para o serviço de atendimento de urgência, SAMU, por meio de um celular pareado, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte da bomba de combustível.

Código de segurança
Atualizar