Brasil, 20 de Maio de 2018

+ F O N T E -

Especialista da Total mostra como o uso do óleo errado faz você gastar mais com combustível

Especialista da Total mostra como o uso do óleo errado faz você gastar mais com combustível

Produtos piratas ou de má qualidade prejudicam o funcionamento do motor e geram custos extras com manutenção

Para evitar problemas no veículo, o motorista deve estar atento ao óleo lubrificante que utiliza. Além de comprometer o motor, o uso incorreto influencia no consumo de gasolina, álcool ou diesel. “O óleo e o combustível atuam separados no carro. No entanto, se o primeiro for velho ou estiver fora das especificações, os dois acabam se misturando e gerando maiores gastos com o carro”, garante Fábio Silva, coordenador Técnico da Total Lubrificantes do Brasil – quarta maior companhia de petróleo e gás do mundo.

O óleo certo impede o desgaste das superfícies metálicas do motor, que precisa ter qualidade para proteger o automóvel. “O lubrificante cria uma película protetora entre as peças do motor, dispersa o calor e reduz o atrito delas. O produto também previne o acúmulo e o depósito das partículas de sujeira e dos ácidos que causam borra e oxidação. Daí a importância de sempre usar o óleo recomendado pela montadora para a limpeza”, explica o especialista.

Ao utilizar produtos piratas ou de qualidade duvidosa, o motorista não consegue controlar de maneira eficiente a lubrificação das partes móveis do motor. Com isso, sua temperatura aumenta, o que compromete a performance e o desempenho do veículo. E, consequentemente, o consumo de combustível é maior.

Atualmente, existem três tipos de óleo no mercado brasileiro. Os minerais básicos, semissintéticos ou sintéticos, com características especificas para cada aplicação e tipo de tecnologia do motor. Os sintéticos são lubrificantes que suportam condições mais severas e têm propriedades para colaborar na economia de combustível e manter a proteção, limpeza e a confiabilidade do funcionamento dos motores.

“Para saber qual óleo e viscosidade são ideais para o seu carro, é preciso consultar o Manual do Proprietário. Nele, as recomendações do fabricante estão indicadas na norma SAE (Society of Automotive Engineers), que leva em consideração vários fatores após testes em bancada e de campo, como o grau de viscosidade para cada tipo de veículo”, esclarece Silva.

A viscosidade é indicada por números em graus, como 5W-30, onde 5W representa winter, de inverno, para apontar o comportamento do escoamento do lubrificante em baixa temperatura. Já o segundo número indica o seu desempenho em alta temperatura, quanto maior a numeração, maior a visocosidade.

A embalagem também carrega outras informações valiosas na hora de escolher o lubrificante. As siglas API (American Petroleum Institute) e ACEA (Association des Constructeurs Europeens d’Automobiles) mostram a carga de aditivos que aumentam o desempenho e evitam o desgaste do veículo.

“O óleo sintético sugerido pelas montadoras, por exemplo, já tem em sua fórmula aditivos próprios que garantem a performance exigida pelos fabricantes. Portanto, não é preciso aditivação complementar. Dessa forma, você não desperdiça dinheiro em aditivos adicionais ou com o lubrificante errado”, esclarece Silva.

“Nossas linhas TOTAL RUBIA, voltada para veículos pesados, e TOTAL QUARTZ e ELF EVOLUTION, indicadas para veículos leves, atendem a todas as especificações internacionais e são homologadas pelas principais montadoras mundiais. Além disso, têm aprovações Fuel Economy (FE), que garantem até 3% de economia de combustível, comprovados por órgãos independentes internacionais e nossos clientes”, afirma o especialista.

Sobre a TOTAL

A TOTAL está entre as quatro maiores empresas de petróleo e gás do mundo, presente em mais de 130 países. Com uma equipe altamente capacitada, com mais de 96 mil colaboradores, as suas atividades abrangem toda a cadeia do petróleo, desde a exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás, até o refino, distribuição e comercialização internacional de petróleo bruto e produtos finais. A TOTAL também desempenha um papel importante na indústria química global. A missão da TOTAL é trabalhar para ajudar a satisfazer a demanda global por energia, hoje e amanhã. www.totalbr.com.br

Acesse a nossa lista de porta-vozes e baixe imagens em alta resolução na Sala de Imprensa da Dezoito. Veja em: http://www.dezoitocom.com.br/

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::