Brasil,

Entenda como funciona a terapia-alvo no tratamento do câncer

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Braz
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Terapia de precisão é mais eficaz e poupa as células saudáveis

São Paulo, 18 de fevereiro de 2019 – Com o aumento dos casos de câncer no Brasil e no mundo, a preocupação com o tratamento da doença se torna ainda mais importante. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), são estimados cerca de 600 mil novos casos da doença no país por ano, no biênio 2018-20191. Entre as opções de tratamento mais conhecidas está a quimioterapia. Contudo, existem terapias mais inovadoras, como a terapia-alvo, que apesar de ser menos conhecida, se mostra mais eficaz no combate a alguns tipos de tumores2 e, em alguns casos, causa menos efeitos colaterais3.

O câncer é um conjunto de doenças que ocorre quando as células crescem de forma rápida e desordenada, invadindo tecidos e órgãos4. A divisão incontrolável e agressiva das células resulta na formação de tumores malignos que podem afetar uma ou mais regiões do corpo do paciente4. As terapias usadas no combate à neoplasia visam controlar a divisão celular descontrolada, eliminá-las por completo do organismo ou estimular o sistema imunológico a agir mais agressivamente no combate aos tumores5.

A terapia-alvo é um dos tratamentos mais modernos no combate ao câncer, cujo mecanismo de ação consiste em atingir, principalmente, as células cancerígenas. Esse tipo de tratamento é a base da medicina de precisão6. "Os medicamentos utilizados na terapia-alvo são desenvolvidos a partir das descobertas de como as células cancerígenas interagem no organismo, possibilitando assim, o desenvolvimento de terapias mais eficazes que diminuem ou barram os efeitos causados por essas células em específico", afirma a chefe da Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana, Anna Paloma. "Outro ponto forte é que, por agir principalmente nas células cancerígenas, as células saudáveis não são tão afetadas como na quimioterapia", completa.

Como existem diferentes tipos de câncer, descobertos em diferentes estágios, é fundamental o diagnóstico correto para o sucesso do tratamento5. "No caso do câncer de pulmão, um dos tumores malignos mais incidentes do mundo, é importante fazer testagens específicas que indicarão o subtipo correto, facilitando assim, a indicação da melhor terapia", explica a oncologista.

O câncer de pulmão é dividido em dois grupos: pequenas células (CPPC) e não pequenas células (CPNPC). Entre os subtipos de CPNPC, o adenocarcinoma representa 50% dos casos7. Entre eles, existe um subtipo, mais comum em não fumantes, que ocorre a partir de mutações no receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR)8. Nesse caso, o tratamento mais indicado é a terapia-alvo, como o afatinibe, cuja eficácia foi comprovada pelo estudo clínico LUX-Lung 7. "Esse estudo comprovou que pacientes tratados com o afatinibe apresentaram mais que o dobro da probabilidade de sobrevida e ausência de progressão da doença em dois anos, em comparação com a terapia-alvo de geração anterior9", afirma a Dra. Anna Paloma. Outro ponto positivo, é que a terapia-alvo afatinibe foi incorporada ao Rol de Procedimentos da ANS em janeiro de 201810, expandindo o acesso aos pacientes com plano de saúde, diagnosticados com adenocarcinoma de pulmão com mutação no EGFR.

A Dra. Anna Paloma explica que com o surgimento de novas terapias é imprescindível saber qual a melhor opção para cada tipo de câncer. "Enquanto a terapia-alvo é eficaz em alguns subtipos de câncer de pulmão11,12, a quimioterapia é mais eficaz em outros11", afirma. É preciso consultar sempre o seu médico para entender qual é o melhor tratamento para cada paciente, de forma individualizada, mantendo a qualidade de vida.

Sobre a Boehringer Ingelheim

A Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais farmacêuticas do mundo e possui cerca de 50.000 funcionários globalmente. Atua há mais de 130 anos para trazer soluções inovadoras em suas três áreas de negócios: saúde humana, saúde animal e fabricação de biofármacos. Em 2017, obteve vendas líquidas de cerca de € 18.1 bilhões e os investimentos em pesquisa e desenvolvimento corresponderam a 17% do faturamento líquido (mais de € 3 bilhões). No Brasil há mais de 60 anos, a Boehringer Ingelheim possui escritórios em São Paulo e Campinas, e fábricas em Itapecerica da Serra e Paulínia. A empresa recebeu, em 2018, pelo segundo ano consecutivo, a certificação Top Employers, que a elege como uma das melhores empregadoras do mundo por seu diferencial nas iniciativas de recursos humanos. Para mais informações, visite www.boehringer-ingelheim.com.br e www.facebook.com/BoehringerIngelheimBrasil

Referências

1. Estimativa 2018: Incidência de Câncer no Brasil/Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação de Prevenção e Vigilância. – Rio de Janeiro: INCA, 2017.

2. What is Targeted Cancer Therapy? American Cancer Society. Última Atualização: 06/06/2016. Disponível em: https://www.cancer.org/treatment/treatments-and-side-effects/treatment-types/targeted-therapy/what-is.html. Acesso em outubro de 2018.

3. Side Effects of Targeted Cancer Therapy Drugs. American Cancer Society. Última Atualização: 06/06/2016. Disponível em: https://www.cancer.org/treatment/treatments-and-side-effects/treatment-types/targeted-therapy/side-effects.html. Acesso em outubro de 2018.

4. Câncer/ O que é? Inca (Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva). Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/cancer/site/oquee. Acesso em outubro de 2018.

5. NCCN Guidelines for Patients, Non-Small Cell Lung Cancer. 2017 National Comprehensive Cancer Network, Inc. Based on the NCCN Clinical Practice Guidelines in Oncology (NCCN Guidelines) Non-Small Cell Lung Cancer (Version 1.2018). Posted 11/30/2017. Disponível em: NCCN.org/patients.

6. White-Al Habeeb N, Kulasingam V, Diamandis E.P, et al. Clinical Chemistry Dec 2016, 62 (12) 1556-1564; DOI: 10.1373/clinchem.2015.247882

7. Costa G, Thuler LC, Ferreira CG. Epidemiological changes in the histological subtypes of 35,018 non-small-cell lung cancer cases in Brasil. Lung Cancer. 2016;97:66-72.

8. Shi Y, Au JS, Thongprasert S, et al. A prospective, molecular epidemiology study of EGFR mutations in Asian patients with advanced non-small-cell lung cancer of adenocarcinoma histology (PIONEER). J Thorac Oncol. 2014;9(2):154-62

9. Park K, Tan EH, O'byrne K, et al. Afatinib versus gefitinib as first-line treatment of patients with EGFR mutation-positive non-small-cell lung cancer (LUX-Lung 7): a phase 2B, open-label, randomised controlled trial. Lancet Oncol. 2016; 17 :577-589

10. Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Rol de Procedimentos e eventos em saúde 2018, Anexo II. Diretrizes de utilização para cobertura de procedimentos na saúde suplementar.

11. Mok TS, Wu YL, Thongprasert S, et al. Gefitinib or carboplatin-paclitaxel in pulmonary adenocarcinoma. N Engl J Med. 2009; 361(10): 947-57.

12. Kris MG, Johnson BE, Berry LD, et al. Using multiplexed assays of oncogenic drivers in lung cancers to select targeted drugs. JAMA. 2014. 2014; 311(19): 1998-2006.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar