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Plataforma de gestão comercial, Agendor se reposiciona para dobrar de tamanho em 2019

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Segala
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Sistema de gestão de relacionamento com clientes (CRM) oferece soluções para empresas que fazem vendas consultivas, como corretoras de seguros e consultorias, e quer alcançar 6.000 clientes

Com a perspectiva de recuperação da economia e o interesse das empresas em ampliar a eficiência das suas equipes de vendas, o Agendor - plataforma de aprimoramento comercial e CRM (gestão de relacionamento com clientes) - planeja dobrar de tamanho em 2019. O sistema, em nuvem (SaaS), permite centralizar os dados dos clientes, acompanhar o andamento das vendas e ter maior visibilidade sobre os negócios. As informações podem ser acessadas pelo aplicativo de qualquer lugar, mesmo sem internet.

O foco de crescimento está nas empresas que realizam vendas consultivas, como são chamadas as negociações fechadas apenas depois de vários contatos com o cliente. É o caso, por exemplo, de indústrias e fábricas, distribuidoras e revendedoras, companhias de software e tecnologia, corretoras de seguros, consultorias, entre outros. As funcionalidades do sistema foram desenhadas especialmente para atender às necessidades desse segmento.

Vendas mistas

Antes muito focadas apenas nas equipes de vendedores externos (field sales), as empresas que realizam vendas consultivas - com tíquete médio a partir de R$ 5.000, podendo chegar a milhões - também passaram a formar equipes de vendedores internos (inside sales). Foi uma das consequências da crise econômica dos últimos anos. As vendas externas custam mais, porque o modelo prevê que os vendedores se desloquem até os clientes - o que, além de tempo, demanda gastos com combustível ou passagens, hospedagem e alimentação. Por isso, mais empresas têm optado por iniciar a abordagem a possíveis clientes com suas equipes de vendedores internos, a partir de extensas pesquisas de mercado e contatos prévios por telefone ou e-mail.

“Com essa qualificação, os vendedores externos podem reservar seu tempo de visitas apenas para os clientes mais propensos a fechar negócio, o que torna o processo muito mais eficiente”, diz Júlio Paulillo, CMO do Agendor. Para que sejam bem-sucedidas, equipes mistas de vendedores precisam estar conectadas com frequência elevada. Pelas suas características, o Agendor proporciona um ambiente seguro para esse tipo de compartilhamento de informações.

Mais de 30.000 empresas utilizam o Agendor, que tem um plano de uso gratuito (com recursos limitados) e um pago (a versão completa custa a partir de R$ 39 mensais por usuário). No próximo ano, o objetivo é alcançar 6.000 empresas com o plano pago - atualmente, eles atingem cerca de 3.000. A expectativa é de dobrar também a receita do Agendor.

Fluxo inteligente de atividades

No Agendor, os gestores comerciais podem acompanhar o estágio em que seus vendedores se encontram em cada negociação. A plataforma permite que as empresas determinem uma sequência de etapas de vendas segundo a sua própria realidade. A partir dela, o Agendor estabelece um fluxo inteligente de atividades, apresentando perguntas e propondo ações quando o vendedor termina uma tarefa, faz ou recebe uma ligação de um cliente ou ainda após o horário de uma reunião agendada. Ele reconhece o que foi feito e sugere os próximos passos, de modo a estimular o avanço da negociação.

O fluxo inteligente de atividades simula os pequenos alinhamentos realizados entre os gestores e suas equipes de vendas, dando agilidade ao processo e aumentando a eficiência da abordagem comercial. Isso porque não é preciso que preencham o CRM durante o dia, período melhor aproveitado para visitas - as equipes podem deixar para acessá-lo ao fim do expediente, respondendo as perguntas elaboradas pelo aplicativo. “É como se o aplicativo conversasse com os vendedores, que respondem às demandas dele clicando nos botões”, diz Gustavo Paulillo, CEO do Agendor. Para os vendedores, a plataforma funciona como um assistente pessoal. Para os gestores, como uma central de gestão comercial.

Uma questão familiar

O projeto que deu origem ao Agendor nasceu em 2010, por uma questão familiar. Júlio e Gustavo Paulillo - irmãos e cofundadores da empresa, junto com Tulio Monte Azul, hoje CTO da empresa - são filhos de um ex-gestor comercial. O pai dos executivos liderava a equipe comercial de uma revenda de equipamentos pesados. Seus vendedores usavam agendas e planilhas de papel para registrar os dados dos cliente, armazenadas em pastas levadas nas visitas. Até que um dos vendedores teve o carro roubado - e junto com o automóvel se foram as pastas de vários clientes, com todo o seu histórico comercial.

O caso foi a provocação para Júlio e Gustavo - na época com 20 e 22 anos de idade, respectivamente - desenvolverem um sistema que facilitasse o trabalho dos gestores comerciais e garantisse segurança e produtividade ao relacionamento dos vendedores com os clientes. A empresa foi fundada em 2012 e, três anos depois, recebeu um aporte de R$ 1,2 milhão do HBS Alumni Angels, grupo de ex-alunos da Harvard Business School.

Atualmente, o Agendor é o sistema de CRM brasileiro mais adotado no país, segundo a edição de 2018 do estudo “Inside Sales Benchmark Brasil”. Para o levantamento, considerado o mais completo sobre Inside Sales no Brasil, foram entrevistadas 950 empresas, sendo um terço delas do setor de software/cloud/SaaS, 11% de consultorias e 10% de agências de marketing.

Sobre o Agendor

Agendor é uma plataforma de aprimoramento comercial e CRM (gestão de relacionamento com clientes) para equipes de vendas de empresas B2B (que atendem outras empresas). No sistema, em nuvem, é possível centralizar dados de clientes e ter maior visibilidade sobre as vendas. É um dos maiores CRMs brasileiros, com mais de 3.000 empresas pagantes no Brasil.


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