AIDA: Grupo de trabalho discutirá desafio da regulação das novas tecnologias em Congresso

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  c q c s - Ivan Netto

O desafio que o avanço das novas tecnologias impõe à regulação pautará um das primeiras reuniões de grupo de trabalho do XII Congresso Brasileiro de Direito de Seguro e Previdência, promovido pela Associação Internacional de Direito do Seguro (AIDA) seção Brasil, nos dias 15 e 16 de março, em São Paulo. O encontro acontecerá das 16h30 às 18h30 e contará com as presenças da Presidente do Grupo de Novas Tecnologias Glória Faria e da presidente do GNT Regulatório e Societário da AIDA Brasil, Shana de Araújo. “Em 2017, tivemos vários eventos com temática compartilhada entre dois ou mais GNTs da AIDA com muito sucesso. Daí a inspiração de adotar o modelo também para o XII Congresso, o que permitirá otimizar tempo e espaço, mas, sobretudo, trazer mais pessoas com interesses comuns aos dois Grupos”, pondera Glória. “A escolha de ‘O desafio da regulação das novas tecnologias’ engloba o que será apresentado e debatido. As novas tecnologias que necessitam de uma regulação, a necessidade de uma Lei de Dados Pessoais, como marco regulatório e seus possíveis impactos no Seguros”, completa Shana.

Ambas apontam que será uma oportunidade para ouvir o que os participantes trazem de conhecimento nas suas experiências, suas dúvidas e opiniões sobre o tema, em especial, o que eles acham que deve ser regulamentado e o que não precisa.

“Pretendemos apresentar as informações sobre tecnologia e sua possível regulação de forma a promover esse debate amplo. O modelo de apresentação será um desafio, mas esperamos contar com o interesse e a curiosidade dos participantes do XII Congresso”, afirma Glória.

Para Shana, as Novas Tecnologias e a ciência de dados têm apontado como os novos desafios da regulação de seguros no mundo. “Assim, entendemos ser de extrema importância o debate, pelo mercado de seguros, dessas tecnologias emergentes e como elas devem ser reguladas”, diz, e finaliza: Neste sentido, entendemos que os temas dos dois grupos Novas Tecnologias e Regulatório se complementam, sobretudo, nesse momento em que se aguarda a aprovação de uma Lei de Proteção Dados Pessoais brasileira (cujo projeto, na verdade mais de um, tramita no Congresso Nacional, e simultaneamente na União Europeia se aguarda a entrada em vigor da Lei de Proteção de Dados Pessoais que substituirá a Diretiva 95). A segurança da internet das coisas depende diretamente da aprovação da Lei de Proteção de Dados Pessoais. Assim a experiência, a aplicação das novas tecnologias entre nós tem sua segurança ainda (de)pendente e precisa ser amplamente debatida”.

As inscrições para o XII Congresso Brasileiro de Direito de Seguro e Previdência estão abertas e devem ser efetuadas emhttps://www.inscricaofacil.net.br/congressos/aida2018/.
Mais informações podem ser obtidas no site http://www.congressoaida.com.br/.
Confira a programação do evento:
QUINTA-FEIRA – DIA 15 DE MARÇO DE 2018
09h00 às 09h45 – CREDENCIAMENTO
10h00 às 10h30 – ABERTURA OFICIAL
10h30 às 12h00 – PALESTRA COM O MINISTRO DO STF
12H00 às 12h30 – ENTREGA DO PREMIO AIDA
12h30 às 14h00 – ALMOÇO LIVRE
14h00 às 16h00 – MESA REDONDA SEGURO SAÚDE : MIN. RICARDO CUEVA, LUCIANO TIMM E ANGELICA CARLINI
16HOO às 16h30 – CAFÉ
16H30 às 18H30 – REUNIÃO DOS GRUPOS NACIONAIS DE TRABALHO:
SALA 01 – PESSOAS, PREVIDENCIA E MEIO AMBIENTE
SALA 02 – RESPONSABILIDADE CIVIL