Empréstimo com garantia de imóvel: veja como funciona essa linha de crédito

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paloma Rocha Barra

O empréstimo com garantia de imóvel possui juros menores e prazos maiores em comparação as outras opções de empréstimo, o que tem levado cada vez mais brasileiros a preferir esta linha de crédito no momento de obter recursos junto a sua instituição financeira.

Pouco conhecido no Brasil, mas muito popular em outros países, o empréstimo com garantia de imóvel é uma opção de financiamento pessoal na qual você oferece um imóvel como garantia ao crédito recebido. Esta alternativa, geralmente, possui juros menores e prazos maiores em comparação as outras opções de empréstimo, o que tem levado cada vez mais brasileiros a preferir esta linha de crédito no momento de obter recursos junto a sua instituição financeira. Também conhecido como refinanciamento de imóvel, home equity e alienação fiduciária, o empréstimo com garantia de imóvel tem sido utilizado como recurso para fazer investimentos, pagar dívidas, adquirir outro imóvel, abrir o próprio negócio, entre diversos outros fins.

Essa modalidade de crédito já movimenta bilhões de reais todos os anos no Brasil, ganhando cada vez mais espaço no mercado financeiro e atraindo a atenção de instituições financeiras de pequeno, médio e grande porte. O empréstimo com garantia de imóvel é uma das alternativas mais vantajosas mercado, pois permite ao requerente obter altos valores com juros menores que as opções mais comuns como crédito pessoal, empréstimo consignado, cartão de crédito e cheque especial, disponibilidade maior de crédito, além de não impor uma destinação específica para o dinheiro, o que permite o pagamento de várias dívidas acumuladas através de uma única solicitação. Contudo, é importante tomar alguns cuidados e realizar um planejamento financeiro para que o dinheiro emprestado seja utilizado da maneira mais prudente.

O empréstimo com garantia de imóvel é uma linha de crédito que funciona como um crédito pessoal, para obtê-lo o contratante precisa ter um imóvel em seu nome com pelo menos 50% de seu valor quitado, nestas condições o valor solicitado de crédito precisa ser menor que o saldo devedor. Com o perfil adequado, este deve fazer uma solicitação a instituição financeira que irá fazer a sua análise de crédito e jurídica e a avaliação do imóvel. Normalmente, o valor disponibilizado pelas financeiras fica entre 50% e 60% do valor do imóvel com um prazo de até 20 anos para pagamento, porém a maioria dos clientes desta linha de crédito realizam a quitação em até 15 anos. É possível também amortizar o financiamento reduzindo parcelas ou prazo do financiamento, ou quitar a operação em qualquer prazo (com isso o saldo é quitado no valor presente da data da quitação). Após o fechamento do contrato, o imóvel do requerente fica como garantia ao empréstimo realizado, em caso de inadimplência, este será leiloado para quitar a dívida. Com o pagamento em dia, o bem permanece no nome do proprietário, não havendo a necessidade de desocupá-lo. O cliente pode ainda alugar o imóvel, ou vender a qualquer momento desde que que o novo comprador quite a dívida e tire a alienação do banco.

Essa linha de crédito é indicada para todos aqueles que estão necessitando de uma alta quantia de dinheiro emprestado em troca de uma garantia igualmente elevada. Com taxas a partir de 1,14% ao mês no sistema pós fixado, os empréstimos com garantia de imóvel também são recomendados para quem possui diversas dívidas com juros altos, gostaria de quitá-las e assumir apenas um novo parcelamento com taxas menores. Porém é importante que o contratante avalie a real necessidade do financiamento, as possibilidades disponíveis e suas condições de arcar com a dívida, já é o seu imóvel que está em jogo.

De acordo com a CredMov , plataforma especializada em empréstimos com garantia de imóvel, a solicitação dessa linha de crédito deve ser feita em uma instituição financeira que atue com essa modalidade. Existem diversas instituições financeiras que atuam somente com este tipo de crédito que são cadastradas no Banco Central e que tem taxas mais atrativas que bancos conhecidos, além de ser mais seguro e diminuir o risco de fraudes, cobranças de juros excessivas e outros problemas. “É importante ter em mente que a liberação do empréstimo varia conforme o banco procurado, embora os processos de contratação sejam simples. Contar com a ajuda de instituições especializadas neste processo pode ajudar o contratante, com parceira com diversos bancos e atendimento centralizado, a prioridades de empresas, como a nossa, é facilitar e humanizar todo processo de contratação, garantindo que o cliente entenda todos os passos da solicitação de crédito, quais as melhores opções disponíveis para o seu caso e como seu imóvel pode ser usado para realizar, e conquistar diversos projetos pessoais, ou facilitar um momento de dificuldade financeira”, explica.

Website: https://credmov.com.br/

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros