Brasil, 18 de Janeiro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

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Tecnologia permite controle da jornada diária do motorista e status de operação

A cada dia mais empresas de diferentes segmentos buscam aprimorar a gestão de seus negócios com o uso da tecnologia e no setor logístico não é diferente. Hoje, além do gerenciamento de risco, essencial para a segurança no transporte de cargas; transportadoras e embarcadoras buscam outros sistemas que possibilitam o acompanhamento da gestão da coleta à entrega da mercadoria e trazem mais transparência para a operação, diminuindo erros e otimizando processos, afim de economizarem na gestão.

Com a atualização da lei da jornada de trabalho 13.103/2015, que regulamenta as horas trabalhadas e de descanso obrigatórios para motoristas rodoviários, outro desafio para o setor é o controle do cumprimento de horas determinadas pela lei, uma vez que, agora, contratantes e motoristas contratados respondem juridicamente pela questão. Atualmente, o controle é feito principalmente por diários de bordo manuais, com anotações do motorista, ou pelo tacógrafo do caminhão, o que não garante a consistência da informação, uma vez que as informações ficam condicionadas muito mais aos dados gerados pelo veículo do que pelo desempenho do profissional em si.

Com mais de 20 anos de tradição em tecnologia para o segmento logístico, a empresa Login Tecnologia reconheceu os desafios apresentados no mercado e desenvolveu o sistema Nexu que com as soluções Jornada e Canhoto, que garantem transparência, segurança e economia para as operações. “Desenvolvemos o Nexu pensando em suprir as necessidades do setor. O transportador e o embarcador querem ter uma visão geral da operação, com garantia de entrega da mercadoria para o cliente certo e redução de custos, além disso, focados na jornada de trabalho diária do motorista, temos um compliance total da logística.”, afirma Laércio Soares, diretor da empresa.

Em aderência à lei nº 13.103/2015, o Nexu Jornada funciona como Portal Web para os gestores e conta com um aplicativo Android para a inserção de informações dos motoristas. “O Nexu é o único no mercado que está aderente com a atualização da lei da jornada e, mais importante do que o aplicativo para as marcações do motorista, é o portal no qual o gestor pode ter conhecimento e tomar uma ação corretiva imediata em caso de não cumprimento das regras. Dessa forma, o sistema protege todos os envolvidos na operação em casos de passivo trabalhista, demonstrando que as não conformidades foram decorrentes de erros prontamente identificados e corrigidos, não de má fé da empresa ou do trabalhador para o não cumprimento da lei”, explica Soares.

No portal é possível parametrizar alertas sonoros de acordo com as características de cada operação e controlar o período de trabalho do motorista, validando o tempo de direção, dos carregamentos, entregas e de suas pausas para descanso. Os gestores podem enviar mensagens em tempo real para os motoristas e todas as informações geradas têm com respaldo jurídico, uma vez que contam com certificação digital. O sistema gera relatórios completos e tem integração com softwares de folha de pagamento, facilitando também o trabalho da equipe de Recursos Humanos.

Já a solução Nexu Canhoto tem como objetivo o acompanhamento da entrega de mercadorias, da roteirização ao retorno digital do canhoto de nota fiscal. “Diferente dos sistemas de rastreamento de carga, que contém sensores e regras de segurança vinculadas ao caminhão, nosso foco é saber exatamente quem foi a pessoa que confirmou o recebimento da mercadoria e, com o Nexu, é possível ter evidências robustas de quem, quando e onde ela foi entregue, o que representa segurança para embarcador, transportador, cliente final e até mesmo para o motorista.”, diz o diretor da empresa. O sistema gera relatórios e, através do aplicativo, o motorista informa ocorrências de não conformidades e pode ter o retorno imediato dos gestores, o que diminui a incidência de necessidade de reentregas.

Dentre as opções de autenticações de recebimento de mercadorias configuráveis no portal Nexu para a utilização do Nexu Canhoto estão o controle de senha, feito através de uma senha enviado para o cliente final e que deve ser confirmada por ele no momento do recebimento da carga juntamente com o número de seu CPF e o quiz antifraude, na qual o destinatário precisa responder a perguntas pessoais também vinculadas ao seu CPF. Além disso, quando o motorista confirma a entrega com assinatura digital via aplicativo, o gestor pode verificar no Portal as imagens do canhoto da nota fiscal assinado pelo recebedor e as demais informações referentes a ele.

Totalmente online, o Nexu dispensa o investimento em infraestrutura e oferece a seus clientes constantes atualizações que tornam a ferramenta mais intuitiva e completa, no que diz respeito às normas de segurança. Soares esclarece que “o objetivo do Nexu é facilitar o dia-a-dia dos gestores, gerando economia nas operações e possibilitando o controle de todos os aspectos relevantes ao transporte e à logística. Não são só os motoristas de caminhão que precisam cumprir à Lei da Jornada e queremos ajudar outros segmentos também. Pensamos no cumprimento do SLA de diferentes operações e, por isso, também vemos espaço para criar soluções que controlam e otimizam cada etapa de um determinado processo logístico.”. Além das soluções Jornada e Canhoto, a equipe trabalha no desenvolvimento de novos módulos e projetos, buscando atender a todas as empresas do segmento de transportes e serviços.

O sistema, lançado originalmente em 2012, foi reformulado adequando-se às alterações da lei da jornada do motorista. “Queremos que as empresas de transporte incentivem seus motoristas a trabalharem de acordo com a lei. As alterações ocorridas da Lei 12.619 para a 13.103, impactaram muito na ferramenta, mas, sem dúvidas, hoje conseguimos nos adequar completamente às exigências governamentais. Vemos que temos um sistema que agrega valor às empresas de transporte e garante retorno financeiro aos negócios, pois, investindo no controle da jornada do motorista e da entrega, elas evitam perdas em processos trabalhista e perdas de mercadorias; além de toda a otimização de processos internos que também representam economia em tempo e dinheiro”, reforça do Laércio Soares.

Sobre a Login Tecnologia: Com mais de 20 anos de experiência e especializada em soluções voltadas para a área de transporte e logística, a Login Tecnologia possui a visão e o conhecimento necessários para atender às necessidades do setor em total compliance com a legislação e regulamentações do setor. Com a criação do sistema Nexu Logística, focado na gestão de entrega de mercadorias e jornada do motorista, a Login Tecnologia apresenta ao mercado uma solução robusta e inteligente, de fácil implantação e que funciona como uma poderosa ferramenta de gestão operacional e otimização de workflow, que garante segurança, eficiência e transparência para embarcadoras, transportadoras, motoristas e para o cliente final, garantindo, assim, a satisfação de todos.


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