Brasil,

Empreendedorismo se manifesta contra veto ao Refis para os pequenos negócios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Deise Dantas
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

SESCON-SP, ao lado das demais entidades do Fórum Permanente em Defesa do Empreendedor, divulga manifesto contra o veto presidencial ao PLP 171/2015 - que permitiria o refinanciamento de dívidas de micros e pequenas empresas do Simples Nacional – e exige o tratamento diferenciado ao setor, estabelecido pela Constituição

O manifesto destaca a preocupação das entidades com a situação das mais de 550 mil micros e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional que devem cerca de R$ 22,7 bilhões e estão ameaçadas de exclusão do regime.

“No atual cenário de incertezas e instabilidade econômica, o Governo precisa considerar o fundamental papel dos pequenos negócios para a economia”, diz o presidente do SESCON-SP e da AESCON-SP, Márcio Massao Shimomoto, ao ressaltar que a saída dessas empresas do Simples Nacional pode resultar no aumento do desemprego no País.

O documento, assinado pelo SESCON-SP e outras entidades do Fórum Permanente em Defesa do Empreendedor, como FecomercioSP, por meio de seu Conselho de Assuntos Tributários – CAT, ACSP, Facesp, Sinsa, Cesa, CRCSP, Sindcont-SP, Fecontesp, Ibracon, entre outras, destaca a inconstitucionalidade do veto, tendo em vista a desconsideração do artigo 179 da Constituição Federal, que versa sobre o tratamento diferenciado e favorecido às micros e pequenas empresas. Ocorre que, recentemente, o Governo lançou o Programa Especial de Regularização Tributária – PERT, destinado às não optantes do Simples Nacional, em sua maioria, pessoas jurídicas de médio e grande portes. “A medida nos parece antagônica, pois somente as grandes corporações receberam o benefício, ao contrário do que estabelece a CF”, argumenta Shimomoto.

Devido ao curto prazo para adesão ao Simples Nacional, que termina no fim de janeiro, e à regularização dos débitos para manutenção no regime, agindo de forma preventiva para a não exclusão, o SESCON-SP orienta que os optantes façam a adesão ao parcelamento regular e, posteriormente, migrem para um parcelamento especial.

Em outra frente, o SESCONSP e as entidades vão cobrar do legislativo a derrubada do veto presidencial em face do devido respeito à isonomia e à capacidade contributiva. “É fundamental que a ética e o respeito à Constituição Federal e às leis do País sejam observados. Os optantes do Simples Nacional não podem ser tratados desfavoravelmente em relação aos optantes do Lucro Presumido ou Real, que tiveram a possibilidade de parcelar seus débitos dentro de um programa especial de parcelamento”, aponta o manifesto.

Acompanhe o avanço do tema em www.sescon.org.br. O Fórum Permanente em Defesa do Empreendedor reúne entidades de representação do setor patronal e conselhos profissionais e luta pela melhoria do ambiente empreendedor brasileiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar