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2018: consolidação de tendências e expansão do mercado de TI

No longo prazo, o mercado de tecnologia latino-americano crescerá acima da média global de 4,8%, prevista pelo Gartner

Por Felipe Stutz*

O ano só começou, mas me diga: quantos relatórios e matérias você já viu sobre as principais tecnologias para 2018? Imagino que muitos, não é verdade? Essas projeções nos ajudam a pensar e planejar o ciclo que se inicia, não só em um horizonte de 365 dias, mas também em um futuro de médio a longo prazo - três, cinco anos. O fato, porém, é que muitas dessas tendências apenas dão continuidade a um movimento que já faz parte das nossas vidas e de nossas organizações.

A transformação digital foi - e continuará sendo - o foco de CIOs e empresas: predição da IDC aponta que, até o final de 2018, pelo menos 40% das companhias terão uma equipe dedicada ao digital para acelerar as iniciativas dessa natureza e, até o final de 2019, os gastos mundiais chegarão a U$S 1.7 trilhão com tecnologias relacionadas, um aumento de 42% na comparação com 2017.

Na América Latina, com a crise nos cenários político e econômico, 2017 foi um ano de cautela e avaliação das possibilidades para o futuro. Naturalmente, as decisões de investimento foram postergadas e, no Brasil, a retomada de projetos e iniciativas aconteceu apenas no final do terceiro trimestre, impulsionada pela busca por eficiência e redução de custos.

Após o período mais crítico, o mercado de tecnologia está em expansão na região e, de acordo com o Gartner, terá um crescimento de 6% - maior que os 4,8% previstos na média global - até 2021. Para 2018, a expectativa é que soluções de colaboração e cloud computing se fortaleçam, enquanto novos conceitos de conectividade, que é a base para o desenvolvimento de tecnologias emergentes e inovadoras,comecem a ganhar tração nas economias latino-americanas. Destaco algumas delas abaixo:

Cloud computing: é um bom exemplo de tendência impulsionada pela crise e que se consolidou, praticamente, por conta da necessidade de tornar a TI mais enxuta. Para este ano, a Forrester prevê que mais de 50% das empresas globais irão depender de pelo menos uma plataforma pública de nuvem para nortear seus processos de disrupção e a criação de experiências que encantem o cliente.

Conectividade: organizações que adotaram a estratégia de cloud buscam, agora, resolver o problema de conectividade, para reduzir custos e aumentar performance. O conceito é a base para a adoção de futuras tecnologias. E, na medida em que a demanda por capacidade de rede privada e pública, internet e nuvem aumenta, a expectativa é que projetos de redes definidas por software (software-defined network, ou SDN, e software-defined wide area networking , ou SD-WAN) sejam colocados em prática. Previsões da IDC apontam que, até 2021, as receitas com infraestrutura e serviços de SD-WAN chegarão a U$S 8,05 bilhões.

Colaboração: no processo de transformação e digitalização das empresas, o uso de ferramentas colaborativas, como videochamada e plataformas de time continuará a crescer, como resposta à necessidade das empresas de promover comunicação entre colaboradores e clientes na base 24/7. A pesquisa “Rewriting rules for the digital age” (ou “Reescrevendo regras para a era digital”), da Deloitte, feita com mais de 10 mil respondentes de 140 países, aponta que 94% das organizações consideram agilidade e colaboração fatores críticos para o sucesso dos negócios.

Inteligência artificial e IoT: ainda é preciso pavimentar o caminho para a adoção dessas duas tecnologias. Os conceitos podem alavancar projetos em diversas vertentes, mas o período ainda será de compreensão sobre impactos, benefícios e usabilidade das soluções em diversos segmentos de mercado. Para IoT, a McKinsey estima um potencial impacto econômico de US$ 11,1 trilhões por ano, até 2025; e a IDC prevê US$ 57,6 bilhões de gastos mundiais em sistemas de inteligência cognitiva e artificial, até 2021.

Se, por um lado, a crise atrasa projetos, por outro, a redução de custos e a otimização de processos é crucial para o desenvolvimento estratégico dos negócios. Não veremos mudanças drásticas este ano, mas o mercado segue em expansão e, aos poucos, começa a arriscar e investir com mais afinco em tecnologias já em processo de consolidação em mercados europeus e estadunidenses.

*Felipe Stutz é diretor de soluções para América Latina da Orange Business Services

Sobre a Orange Business Services

A Orange Business Services, frente dedicada da Orange a serviços B2B, com seus 21 mil funcionários, é focada em apoiar a transformação digital de multinacionais, além de pequenas e médias empresas francesas nos cinco continentes. A Orange Business Services não é apenas uma operadora de infraestrutura, mas também uma integradora de tecnologia e prestadora de serviços que agregam valor. Oferece às empresas soluções digitais que ajudam a promover a colaboração entre equipes (espaços de trabalho colaborativos e móveis), melhoram o atendimento aos clientes (relacionamento e inovação empresarial) e apoiam seus projetos (melhorias na conectividade, TI flexível e cyberdefense). As tecnologias integradas que a Orange Business Services oferece vão desde SDN/NFV (Software Defined Network), Big Data, IoT (Internet das coisas), à computação em nuvem (cloud computing), colaborações e comunicações unificadas, assim como defesa cibernética. A Orange Business tem mais de três mil clientes, entre eles empresas multinacionais renomadas internacionalmente e mais de dois milhões de profissionais, empresas e comunidades locais na França.

Saiba mais em www.orange-business.com ou siga-nos no LinkedIn, Twitter e nossos blogs.

A Orange é uma das operadoras líderes mundiais em telecomunicação, com vendas anuais de €40 bilhões em 2015 e 256 milhões de clientes em 29 países (30 de Setembro de 2016). A Orange é listada na NYSE Euronext Paris (symbol ORA) e no New York Stock Exchange (symbol ORAN).

A marca Orange e os nomes de seus produtos ou serviços inclusos neste material são marcas registradas da Orange ou Orange Brand Services Limited.


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