Brasil, 27 de Abril de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Beneficiados com os saques do PIS/Pasep devem aproveitar o dinheiro extra para a quitação de dívidas

Idosos a partir dos 60 anos têm direito à retirada do recurso. De acordo com o Indicador de Inadimplência da CDL/BH de novembro, as pessoas nessa faixa etária são as mais endividadas

Os idosos da capital figuram entre os mais inadimplentes entre os demais consumidores. De acordo com Indicador de Inadimplência do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) de novembro, a maioria das dívidas (6,8%) está entre as pessoas com mais de 50 anos. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Bruno Falci, explica que nessa faixa de idade encontram-se as pessoas responsáveis financeiramente pelas famílias e aposentados. “Essas pessoas foram impactadas pelo aumento do custo de vida”, comenta. Por isso, o que se espera, é que um dos principais destinos para o dinheiro extra proveniente dos saques dos fundos do PIS/Pasep, seja o pagamento das contas atrasadas. “A liberação deste recurso também irá facilitar e possibilitar que os beneficiados quitem os impostos próprios do início de ano, como IPTU, IPVA”, esclarece o presidente da CDL/BH.

No último sábado (6), entrou em vigor a Medida Provisória 813/2017, que reduziu para 60 anos a idade mínima para saque do PIS/Pasep. E na segunda-feira (8), o Ministério do Planejamento divulgou o calendário de saques dos fundos, que já estão sendo realizados. Cerca de 10,9 milhões de pessoas em todo País serão beneficiadas com a medida, que irá injetar R$ 21,4 bilhões na economia. Segundo Falci, a liberação do PIS/PASEP é positiva e trará ganhos para os setores do comércio e serviços. “A medida foi acertada e dará um fôlego a mais nas finanças dos idosos neste início de ano, e consequentemente, terá impacto na redução da inadimplência e aumento vendas do varejo”, comenta.

Entre os consumidores idosos da capital mineira que estão inadimplentes, o principal motivo são as compras no cartão de crédito (66,7%), de acordo com pesquisa Perfil do Inadimplente da CDL/BH. “Os consumidores devem aproveitar está oportunidade e priorizar o pagamento de débitos que possuem juros maiores, como o cartão de crédito e o cheque especial”, comenta o presidente da CDL/BH. Atualmente a taxa média de juros cobrada no cartão de crédito rotativo e no cheque especial, nas operações com pessoas físicas, está acima de 300% ao ano, de acordo com Banco Central.

Para Falci, com menos dívidas e com orçamento familiar mais organizado, o comércio também será beneficiado, pois assim, os idosos irão voltar ao mercado de consumo e, consequentemente, as vendas serão aquecidas.

Calendário dos saques

o A partir de 8/01: saque para mulheres com 62 anos ou mais e homens com 65 anos ou mais;
o 22/01: crédito em conta corrente para idosos com idade a partir de 60 anos com conta na Caixa Eco e Banco do Brasil
o A partir de 24/01: saque para idosos com idade a partir de 60 anos;
o Em qualquer data, sem necessidade de seguir calendário: saque para aposentados, idosos com mais de 70 anos e herdeiros de cotistas falecidos.

Fonte: Ministério do Planejamento


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::