Logo
Imprimir esta página

Como elaborar um currículo gerador de entrevistas de emprego

Claudio Riccioppo, atualmente gerente de carreiras e especialista em apoio a recolocação profissional da Ricci Assessoria de carreira, passa dicas infalíveis de como apresentar um currículo de forma profissional e técnicas atuais para chamar a atenção dos recrutadores no curso dos processos seletivos

“Hoje não há espaço para um material curricular bonzinho, ou você é competitivo e possui um material high performance ou prepare boas desculpas para seu 2018Local: Rio de Janeiro

Um currículo profissional bem feito é a sua certeza de que será convidado a participar de boas entrevistas de emprego, muitas das vezes os candidatos não entendem o porquê estão mandando cerca de 10 currículos por dia, o que em uma semana lhe traria 50 prospecções, e às vezes nem assim este consegue alcançar uma entrevista de emprego se quer como resultado deste trabalho, o candidato precisa entender-se como produto a venda no mercado e este material é a sua publicidade, uma campanha mal feita irá repercutir em resultados no curso da venda deste produto você, invista tempo em conhecimento para que este material possua a qualidade necessária para competir com os milhões em busca de recolocação, quando isso não for possível ou pense em ter algo ainda mais profissional não hesite em buscar a ajuda de um especialista no assunto, abaixo algumas dicas que servem para todos os perfis de candidatos na hora da confecção do material curricular:

* No cabeçalho, evite colocar dados pessoais como RG... CPF... Certificado de reservista... Esses dados não servem de absolutamente nada durante a análise do seu currículo, mas poderá ser de grande validade nas mãos de pessoas erradas que queiram com seus dados ganhar indevidamente, para que possa entender, apenas com o número de seu CPF, nome todo e filiação já é possível pedir um número telefônico.

* Da mesma forma que existem dados que não somam em absolutamente em nada no curso da seleção curricular conforme relatado acima, existem outros que farão total diferença e muitas das vezes são esquecidos, por exemplo , por inúmeras vezes tentei contato com os números do candidato e este esqueceu de colocar um digito, ou fez o inverso, escrevendo rapidamente colocou um digito a mais o que faria com que o currículo escolhido pudesse não ser convidado para a entrevista por um mero detalhe mas de suma importância.

* Um erro muito comum é o candidato não separar um e-mail profissional para colocar no currículo, e-mails como: sedentadevontade@... ou aiseeutepego@... Não são nada difíceis de serem encontrados no currículo, conheço recrutadores que param de ler o currículo na hora quando visualizam este tipo de falta de bom senso por parte do candidato, pois pensam "Se este é o zelo que ele faz da sua apresentação profissional, como apresentará a empresa?" É de sua importância que o candidato entenda que não haverá uma segunda chance para tentar causar uma boa primeira impressão.

* Fotos... Este são os maiores vilões dos candidatos, fotos em churrascos onde o candidato se apresenta sem camisa e envolta de amigos, fotos na praia de sunga, fotos de boné e óculos escuros na porta da boate... Elas existem! E não são poucas! É supercomum você encontrar candidatos que não entendem a diferença entre foto de currículo profissional para apresentar em uma vaga de emprego e foto de Facebook, aliás isso faz-se visível também nas entrevistas de emprego quando os candidatos se apresentam bonitos para uma noite na boate mas totalmente inadequados para a apresentação em um processo seletivo ou entrevista de emprego, mas isso é assunto para o próximo texto.

* Apresente seu objetivo profissional de forma clara no início do currículo e lembre-se: Quem faz tudo não faz nada bem. Digo isso pois é comum encontrar objetivos administrativo, financeiro, contábil, comercial e operacional na mesma pessoa, ora... A não ser que esse candidato possua 5 graduações diferentes e uma farta experiência multidiciplinar essa pretensão é incompatível com a enorme maioria das pessoas, se acredita estar apto para tudo isso ok... Prepare 5 currículos diferentes e faça a prospecção de forma separada a fim de atacar cada uma delas com um material especializado.

* Sua pretensão profissional deve ter o mínimo de ligação com a sua trajetória, ou seja, não adianta você ter sido analista fiscal, supervisor fiscal, coordenador fiscal, gerente fiscal e agora você acabou de fazer um curso de mídias sociais e resolve ser gestor de mídias sociais, você pode até querer trabalhar com mídias sociais e se reinventar mas terá que se reestruturar financeiramente para começar de baixo em uma nova profissão já que não é nada comum você iniciar em uma atividade já com status de gerente ou diretor em nenhuma empresa.

* Com o atual número do desemprego, alguns profissionais mais seniores estão permitindo-se uma nova realidade financeira, abaixando sua pretensão drasticamente e até mesmo omitindo seu último salário real para não assustar o recrutador, até aí entendo perfeitamente a estratégia de dar um passo atrás em busca de amanhã dar dois à frente, mas não concordo com retirar cursos de formação específicos para a função buscada a fim de aparentar menor conteúdo intelectual, ora... Autoboicote nunca será positivo, além disso um bom recrutador entende seu nível intelectual e profissional sem precisar ter se quer seu currículo em mãos, não tente ser mais esperto que o entrevistador, ele em boa parte dos casos faz isso o dia inteiro e é especialista em identificar essas coisas, seja o mais verdadeiro possível por mais que isso possa te aparentar inicialmente prejuízo, existem tantos "espertos" que a sinceridade e honestidade hoje é um diferencial que não deveria, mas chama atenção.

* Se você está na dúvida entre colocar ou não suas atividades quando fora da CLT eu recomendo que sim, toda a experiência por mais que informal é importante (desde que ligada ao cargo preterido), se importante foram os resultados obtidos e as atividades desenvolvidas não há motivo para retira-la do currículo, apenas busque algo que possa sustentar a validade das informações apresentadas caso o recrutador queira ir mais a fundo no assunto.

* Currículos amassados, molhados, dobradinhos... Já mostra descaso para com a minha oportunidade ou no mínimo desleixo do candidato, este tipo de profissional não serve para nenhum tipo de vaga que conheço.

* Antes de entregar seu currículo versão final a alguém leia o mesmo umas três vezes buscando erros, quando achar que não há qualquer detalhe a reparar peça o mesmo para mais duas ou três pessoas, isso fará com que o que possa ter passado aos seus olhos não apareça aos olhos do recrutador podendo ser anteriormente corrigido e aumentando sua performance de resultados.

Website: http://www.riccirh.com.br


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto