Brasil,

Como ser reprovado em um processo seletivo antes mesmo da entrevista

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Claudio Riccioppo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Como ser reprovado em um processo seletivo antes mesmo da entrevista

Claudio Riccioppo de Moraes, eleito pela LAQ (Latin American Quality Institute) Executivo de RH do ano de 2017 e um dos maiores especialistas em apoio a recolocação profissional no mercado, hoje na Ricci RH (www.riccirh.com.br) lista os maiores vilões causadores de eliminações antes mesmo da entrevista e ainda na fase inicial do curso dos processos seletivos.

“Inúmeras vezes reprovei candidatos ao telefone, qualificações técnicas posso buscar iguais em diversos currículos por isso atento-me muito às pessoais

Uma frase muito comum no meu dia a dia para com meus clientes é: você não terá a segunda chance para causar uma boa primeira impressão. Se você acredita não estar 100% pronto para apresentar resultados obtidos, atividades desenvolvidas cronologicamente, ou acredita precisar de apoio na construção de uma apresentação profissional vencedora, não hesite e busque um especialista em assessoria de carreira ou trate de estudar sua trajetória profissional, seus diferenciais, habilidades de destaque, para que essas informações possam ser apresentadas e na hora correta durante o curso das entrevistas, lembre-se que em média você não terá se quer 60 minutos para conquistar a posição almejada e que estes poucos minutos podem fazer total diferença na sua história de vida e profissional, não permita-se por detalhes deixar de alcançar algo que gostaria e poderia ser seu, portanto abaixo listo dicas do que não fazer minimizando os riscos de reprovação antes mesmo de iniciar a entrevista de emprego.

* Ao receber a ligação do selecionador mostre interesse, fina educação e respeito, isso pode parecer o mínimo mas não é e nem um pouco! Lamentavelmente a maior parte das pessoas não sabe se quer receber uma ligação de uma empresa de RH ou recrutador e é eliminada sem se quer participar da entrevista.

* Se você não está em um lugar que tenha papel e caneta tente ir no curso da ligação se aproximando de algum lugar que tenha, pois terá que anotar o endereço, dia e hora, você "obrigar" o avaliador a ter que lhe mandar um e-mail por não ter conseguido chegar a um lugar que tenha como anotar pode lhe fazer correr o risco deste esquecer ou acabar ocorrendo qualquer outro obstáculo que você deixe de receber o envio e se quer poderá comparecer a entrevista.

* Estude a empresa antes de comparecer, conheça o que ela faz, qual seu modelo de negócio, é muito chato quando o candidato chega pra mim e pergunta: é vaga de que? Isso é empresa de que? Ora... Só isso já me responde o suficiente quanto ao tamanho do interesse do candidato na vaga.

* Se você for ao casamento de sua filha, ou sobrinha, ou alguém que lhe é realmente importante você iria de calças jeans? Iria de Tênis? Por que geralmente essa resposta é não? Porque você respeita esse momento e quer se apresentar da melhor maneira possível, logo, por que pensar diferente ao comparecer a uma entrevista de emprego?

* Não dite as regras do jogo, se o recrutador pediu seu currículo impresso e atualizado e você concordou em levar desta maneira não chegue na empresa sem um e peça um e-mail para que possa enviar, você pode resolver o problema da entrega do currículo mas já encaminhou uma mensagem ruim ao recrutador.

* Ao sentar-se à frente do entrevistador evite segurar a cabeça, bocejar, ou aparentar baixa energia, as empresas querem contratar alguém motivado e cheio de energia para colaborar com seu crescimento.

* A fim de gerar empatia inicial com o entrevistador fique presente em seu olhar e resposta corporal enquanto ele fala, o simples gesticular de uma cabeça já mostra que você está atento ao que ele fala, saiba aguardar a hora de começar a falar, quem inicia o bate-papo e o conduz é o entrevistador deixe-o confortável nessa função.

* Esperou na recepção por 15 minutos e já foi até a secretária avisar que está com pressa e se pode ser entrevistado logo pois possui outro compromisso logo em seguida... Não gosto de atrasos mas sei que eles acontecem e precisamos ser razoáveis, se o profissional já marcou outro compromisso bem em cima da entrevista que marcou comigo já me parece que não está tão interessado na minha oportunidade.

* Currículo desatualizado, amassado, rasurado... Se você se apresenta assim para o recrutador como quer que este entenda a maneira que irá apresentar seus serviços?

Website: http://www.riccirh.com.br


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar