Brasil, 23 de Fevereiro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Assespro-SP debate o papel das estratégias de TI para a governança corporativa e seus impactos nos negócios

  • Escrito por  Douglas Galan
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Publicado na Categoria: Seguros
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Até a década de 1990, a área de Tecnologia da Informação dentro das empresas era vista como um simples departamento para manutenção de infraestrutura. Com o decorrer dos anos posteriores, o setor passou a se colocar como prestador de serviços, gerenciando seu papel como entregador de valor para empresas. “Eventos que ocorreram mundialmente envolvendo a área de TI nos anos 2003 e 2008, por exemplo, impactaram inclusive em falências de empresas, o que fez a área rever seu papel e importância dentro das corporações. A partir de 2010, a TI começou a fazer parte do contexto da governança corporativa, não só por ser salvaguarda de todas as informações dentro da corporação, mas também por seu impacto e sua relevância para o negócio.” O histórico é apresentado por Walfrido Brito, que conduziu o último webinar promovido pela Assespro-SP (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Regional São Paulo), em parceria com a associada Locaweb Corp, cujo tema foi “Como alinhar a TI ao Negócio através dos Indicadores de Desempenho”.

Com a responsabilidade de ser uma entregadora de valor para as corporações, as métricas começaram a surgir e se tornaram um instrumento importante. “Dessa forma, uma arquitetura de indicadores de desempenho bem estruturada e alinhada às expectativas de negócios leva a TI a entregar e comprovar seu valor para a organização”, explica Brito, que é Diretor da Business Indicators – BI Serviços, engenheiro com Mestrado e Doutorado pela COPPE/UFRJ e POLI/USP, e especialista em Estratégia, TI e Indicadores de Desempenho, com 25 anos de experiência profissional como consultor e executivo em Gestão e TI em empresas globais de consultoria.

Para a geração de valor na TI, é importante que haja aderência entre essa área e as necessidades do negócio. Com os objetivos claros, o departamento deve realizar um gerenciamento de riscos do impacto de suas informações para o negócio e entender as necessidades críticas da corporação que podem atribuir ocasionais perdas de valor. Um planejamento estratégico, com um plano diretor e uma arquitetura de métricas (em nível operacional, gerencial e estratégico) precisa ser traçado. E indicadores de desempenho (que apresentam valores e grandezas mensuráveis), como KGI, KPI, KRI e KSI, ajudam no desenvolvimento estratégico correto.

De acordo com Walfrido Brito, atualmente, a área de TI demonstra seu valor para todos os componentes de uma empresa – de áreas técnica e administrativa, gestores, gerentes, coordenadores, presidentes, sócios e diretores –, uma vez que todos eles são usuários da informação. “Todos os colaboradores da área de TI devem ser treinados em indicadores de desempenho e cobrados pelos seus resultados”, considera Brito.

Próximo webinar

Dando continuidade à série de webinars iniciada, a sexta webconferência deverá ocorrer no dia 24 de janeiro, às 15 horas, e terá como tema “Marketing Digital impulsionando sua empresa... Saiba como!” O sexto webinar será conduzido por Eduardo Nistal, diretor da Assespro-SP, empreendedor no setor de tecnologia e pós-graduado em Estratégias em TI, atualmente, diretor do grupo GooSoluções, que compõe as marcas Goomidia, agência de marketing digital, e Goocommerce, plataforma de e-commerce. Anteriormente atuou na gestão de grandes empresas como Totvs, Erpflex e outras.

Sobre os webinars

Atenta às novas plataformas para divulgação de conhecimento por meio da Internet, a Assespro-SP (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Regional São Paulo), em parceria com a associada Locaweb Corp, apresenta mensalmente webinars que contam com a participação de renomados profissionais do setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).

Todos os seminários e conferências são realizados em tempo real e estarão à disposição não só para profissionais e empresas do setor de TIC, mas também para organizações de diferentes segmentos interessadas em conteúdo de qualidade sobre novas tecnologias e ferramentas na área de Tecnologia e Comunicação. E o melhor, com acesso gratuito.

Para a Assespro-SP e a Locaweb Corp, o objetivo é divulgar cada vez mais conteúdos relevantes, que possam contribuir com a evolução e amadurecimento do mercado brasileiro no que diz respeito às novas tecnologias que favoreçam o crescimento das empresas.

Serviço:

Como participar? Basta acessar a página da Assespro-SP para realizar sua inscrição gratuitamente:www.assespro-sp.org.br/webinar/ ou acessar a plataforma: https://www.eventials.com/locawebcorp/groups/parceria-assespro-sp-e-locaweb-corp/

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::