Brasil,

5 Dicas para começar 2018 com um emprego novo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alessandra Gardezani
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

5 Dicas para começar 2018 com um emprego novo

Especialistas da Fundação Estudar dão dicas para dar uma turbinada no currículo e conquistar a sonhada vaga

Em período de ano novo, sempre há resoluções de mudança para o ano que se aproxima. Entre os desejos mais frequentes, está a conquista daquele emprego dos sonhos. Para que isso se torne realidade, especialistas da Fundação Estudar preparam cinco dicas para dar um up no currículo e conseguir o reposicionamento no mercado de trabalho. Confira:

1 – Trabalhe o autoconhecimento

Com tantas fontes despejando diversas informações diariamente, é natural que se acabe adquirindo conhecimento sobre variados assuntos. Quando se trata de autoconhecimento, são poucos os profissionais que investem tempo nesse quesito. Conhecer a própria essência e ter controle sobre as reações perante aos obstáculos e desafios impostos ao longo dos dias pode fazer a diferença na hora de procurar um novo emprego. Isso porque as empresas buscam cada vez mais funcionários focados e que saibam lidar com situações de pressão e tomada de decisão.

Tire um tempo na semana para praticar o autoconhecimento por meio de exercícios simples, que façam refletir sobre suas reações e emoções e seja mais compreensivo consigo mesmo. A Fundação Estudar oferece um curso de Autoconhecimento Na Prática Online que ajuda a ter mais clareza sobre quem você é e onde deseja chegar profissionalmente. https://estudar.napratica.org.br/autoconhecimento-online/

2 – Acompanhe canais de carreira no Youtube

Diversos canais presentes no Youtube possuem conteúdo altamente importantes para alavancar a carreira. O canal da Endeavor (https://www.youtube.com/endeavorbrasil
), por exemplo, tem um arsenal de vídeos de capacitação e inspiração em moldes diversos – pílulas, mentorias, webséries, palestras, entre outros. Isso sempre com grandes nomes de referência, como Jorge Paulo Lemann, Abílio Diniz e Romero Rodrigues.

Outra opção é o Canal Na Prática (https://www.youtube.com/NaPraticaBR), da Fundação Estudar. Ele trata de temas importantes para embasar reflexões sobre carreira, ajudando o usuário a tomar decisões mais conscientes sobre sua vida profissional. Os vídeos produzidos seguem os pilares de autoconhecimento, conhecimento de mercado, liderança e conexão. Um grande diferencial do canal no YouTube é o acesso a altas lideranças brasileiras, entre CEOs e personalidades famosas, que explicam, em entrevistas exclusivas, suas principais decisões profissionais. Existem também vídeos rápidos e didáticos sobre assuntos do dia a dia profissional, como produtividade, propósito, criação de redes, empatia, etc.

3 – Faça de cursos online

Conhecimento nunca é demais. E a internet está aí para oferece-lo de maneira acessível e cômoda com os cursos online. O Processos Seletivos Na Prática (https://mudanca.estudar.org.br/processos-seletivos-na-pratica/), oferecido pela Fundação Estudar, tem como objetivo auxiliar o participante a se destacar perante recrutadores, ficar mais confiante em relação às entrevistas e dinâmicas de grupo, controlar a ansiedade, além de montar um currículo mais vendedor e saber falar com propriedade sobre seus pontos fortes e fracos.

O Aprendendo a aprender (https://pt.coursera.org/learn/aprender ), oferecido pelo Coursera e a Universidade da Califórnia, dá acesso fácil a técnicas de aprendizagem de valor inestimável, usadas por especialistas em Arte, Música, Literatura, Matemática, Ciência, Esportes e muitas outras disciplinas. É possível aprender sobre a forma como o cérebro usa dois modos de aprendizagem muito diferentes e como ele encapsula (em "pedaços") informações.

4 – Aprenda novos idiomas

Falar outros idiomas representa uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, além de proporcionar a oportunidade de interagir e entender outras culturas em um mundo tão globalizado. Quanto mais idiomas você conseguir se comunicar, melhores serão suas oportunidades de trabalho e, consequentemente, maior será sua remuneração.

A tecnologia pode oferecer diversas ferramentas para facilitar esse processo. Uma boa opção é recorrer aos podcasts, já que o ‘listening’ é parte fundamental do aprendizado. Dentre as opções, está o English as a Second Languague (ESL) que tem como foco ensinar o inglês como uma segunda língua, com lições de vocabulário para diversas situações, como fazer compras no supermercado e pedir esclarecimentos em uma reunião de negócios. O conteúdo completo fica disponível por 15 dólares ao mês. (https://www.eslpod.com/index.html)

Para quem quer aprender francês, uma boa opção para quem tem nível básico é o Daily French Pod, que tem como base situações do dia a dia e explicações de gramática em cada história, para que o ouvinte entenda todos os aspectos do áudio. (http://www.dailyfrenchpod.com/).

5 – Leia sempre

Além de adquirir conhecimento, a leitura permite que o seu vocabulário seja ampliado e haja mais clareza no pensamento. Dentre as opções de livro para subir na carreira, está Cultura de Excelência, de David Cohen, que contabiliza o impacto da Fundação Estudar com 617 ex-bolsistas, 25 mil jovens beneficiados pelos cursos e 15 milhões de pessoas alcançadas pelos canais disponíveis na Internet. Como forma de celebrar essas histórias de sucesso, cada capítulo se debruça sobre um dos seis princípios básicos em que a fundação se baseia para guiar o profissional à tão sonhada excelência. Esses valores - ter metas ambiciosas, trabalhar duro, unir-se a gente boa, investir em conhecimento, assumir o papel de protagonista em sua história e almejar um impacto positivo na sociedade - são o fio condutor do livro e são apresentados por meio de histórias inspiradoras de gente dedicada e comprometida, que seguiu à risca os ensinamentos da Fundação Estudar e hoje tem lugar de destaque no âmbito profissional.

Outra sugestão é a obra Empresas feitas para vencer (Good to great), de Jim Collins. Considerado pela Time Magazine um dos livros de negócios mais importantes de todos os tempos, responde a seguinte pergunta: Como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura? Empresas feitas para vencer mostra como as grandes empresas triunfam no decorrer do tempo e como o desempenho sustentável a longo prazo pode ser inserido no DNA de uma organização desde sua concepção.

Sobre a Fundação Estudar

A Fundação Estudar é uma organização sem fins lucrativos que acredita que o Brasil será um país melhor se tivermos mais jovens determinados a seguir uma trajetória de impacto. Criada há 26 anos, a instituição tem como objetivo disseminar uma cultura de excelência e alavancar os estudos e a carreira de universitários e recém-formados por meio da formação de uma comunidade de líderes, do estímulo à experiência acadêmica no exterior e do apoio à tomada de decisão de carreira. Mais informações: www.estudar.org.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar