Inovações que irão melhorar o varejo e impulsionar o crescimento do setor em 2018

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anaisa Catucci

A partir das próprias experiências, a Megasul Sistemas desenvolve inovações diante das principais tendências para o varejista "surfar" na onda de crescimento da economia prevista para o próximo ano

Mesmo diante da instabilidade econômica e política do país, as projeções para o varejo no próximo ano são otimistas e os empresários da área apostam na continuidade do avanço econômico apresentado em 2017: 2,2%, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em âmbito estadual de acordo com a última pesquisa divulgada, o comércio cresceu 13,7% em outubro em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Além destes dados, a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo IBGE, revelou que os setores de supermercados, alimentos e bebidas foram uns dos principais responsáveis pelo aumento de vendas, com 24,9%.

Para potencializar os resultados do setor e continuar na onda deste ritmo, a criatividade, o controle de estoque e automação são fatores que impulsionam o sucesso. Diante deste cenário competitivo, o mindset do varejo precisa incorporar as experiências, ampliar as perspectivas com novas ideias e investir em soluções tecnológicas. Bruno Tiergarten, diretor de inovação da Megasul Sistemas, uma das principais empresas de software para o varejo do Sul do país, que está há 29 anos no mercado, explica que as principais tendências que irão impulsionar o crescimento do setor neste ano envolvem entender o perfil do consumidor como o principal diferencial do negócio em relação ao concorrente.

“Para ter relevância no mercado, criar valor para o consumidor é o maior desafio do varejista hoje. Além disso, ofertas estratégicas baseadas em dados de estoque e histórico de vendas são um diferencial para atrair e fidelizar clientes”, destaca.

Grande parte das inovações é reflexo da 4º revolução industrial, na qual nos encontramos hoje e envolve diretamente essa preocupação com o cliente. Segundo Tiergarten, uma das ideias é usar a tecnologia para eliminar a demora e burocracia de ações simples. O uso de softwares nas suas diversas aplicações, como ERP, por exemplo, também tem propiciado ao empreendedor grandes oportunidades. “Desenvolvemos nos últimos anos soluções inteligentes para dar maior tração aos negócios de outras empresas ao facilitar operações e baratear despesas recorrentes”, disse.

Pensando nisso, a Megasul Sistemas desenvolveu para a Cooper o self check-out, que vem ganhando cada vez mais adeptos no setor supermercadista. “Para conquistar o consumidor, foi necessário muito mais que oferecer qualidade do produto e atendimento, foi preciso mostrar que ele é importante ao proporcionar maior autonomia”, afirma.

O desenvolvimento de soluções que integram processos atende uma tendência cada vez mais pujante de personalização do atendimento, como a opção adotada pela Scholemberg Distribuidora, que faz vendas para pessoas jurídicas de artigos de puericultura, acessórios infantis, artigos para festas, cosméticos, higiene e beleza. “A parceria há mais de 15 anos é fundamental para organizar dados volumosos que são gerados diariamente, garantir a confiabilidade e crescermos no vácuo da recuperação econômica”, disse o proprietário Maurício Scholembertg. Assim, a gestão de tecnologia passa a ter cada vez mais influência como indicador de sucesso.

Os sistemas de obtenção de dados prometem oferecer a oportunidade aos varejistas de desenvolver uma relação muito mais próxima com os consumidores que frequentam suas lojas. A Megasul Sistemas tem apostado em desenvolver soluções para garantir que plataformas de serviços voltados para otimizar o atendimento, monitoramento de fluxo, acompanhamento de conversão, entre outros, são elementos essenciais para o funcionamento de empreendimentos e franquias.

Sobre a Megasul Sistemas: Criada em 1988, a Megasul Sistemas tem sede em Blumenau e está presente em todo o território nacional, com a maior parte dos clientes localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Com mais de dois mil clientes, oferece as melhores soluções em gestão para o varejo em diferentes tipos de negócios como supermercados, farmácias, restaurantes, lojas de roupa e calçados, autopeças, materiais de construção, óticas, e papelarias. Saiba mais detalhes da empresa Megasul: www.megasul.com.br