Brasil,

DPVAT ou SOAT? Corretor pode defender o sistema DPVAT?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Armando Luis Francisco
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Armando Luis Francisco Armando Luis Francisco

Com a devida vênia aos que não compartilham a mesma opinião: SOAT é muito melhor que DPVAT, com algumas objeções.

Eu não sei como, até agora, sobreviveu o modelo DPVAT. Ou melhor - eu não sou neófito – sei sim! Porque “eu não sei” é uma expressão idiomática, um simbolismo para dizer que não posso contar aqui.

E poucos fizeram alguma coisa contra isso que acontecia na luz do dia e na alta escuridão da noite. Eu ouso dizer que a opinião contrária pode não ter entendido a proposta para suprir o mecanismo DPVAT, no mínimo.

E corretores que apoiam o sistema atual, não sabem que o sistema DPVAT é comercializado sem corretores, ou não gostam de dinheiro de comissão (do trabalho que realizam) e atendimento ao segurado/família que sofreu o acidente. Pior ainda, foi justamente por não haver corretor na ponta e na diversidade da concorrência das seguradoras, que houve boa parte das fraudes. Sem contar o atravessador que lançava sua flecha no fígado das vítimas e arrancava, no puxão da ponta arpeada, todo sistema digestivo da caça morta.

E são, ainda, exatamente essas duas bandeiras que defendemos: O Segurado e o ganho da comissão. Porque o ganho da comissão nos paga para atender bem o segurado, sem onerar o custo. Isto tudo porque o corretor, geralmente, conhece o cliente a quem vende o seguro. E porque não admite fraudes. E porque não cobra mais para atender o consumidor. E porque conhece a complexidade deste seguro e é especialista. E porque...e porque... e porque...

Ditado vem e ditado vai:

É melhor ter pouco que nada, não é mesmo? Desculpas, como a de que grandes corretoras e despachantes atendendo o cliente não superam as expressões: Nada, zero, sem ganhos, atravessadores, sem corretor atendendo o cliente e, inclusive, para o bem do consumidor, oferecendo outros produtos e coberturas em cross selling. Desculpas, como no passado não funcionou, pasteiros, maleiros, chiqueiros, pesqueiros (etc) denotam a ignorância, me perdoem, de uma posição saudosista de um modelo arcaico e cheio de falhas.. Desculpas como o cliente ser bem atendido neste sistema; ok pode até ser, mas é melhor o atendimento na minha e na sua corretora, não é mesmo?

Quem defende o modelo atual luta contra o consumidor. E corretor que acredita em seguro sem corretor, intermediando apólices e certificados, deve sair da profissão ou reexaminar-se, pois escolheu o caminho errado e não acredita no que faz, simplesmente isso. Pois essa é a nossa missão e o nosso ideal: Sem corretor de seguros... não é seguro! (Sérgio Alfredo Petzhold – in memorian).

Se houvesse uma discussão seria de como ampliar o SOAT e não defender o DPVAT. Aliás, se quiserem mais argumentos, procurem os relatórios da PF, ou a instalação da CPI do DPVAT, ou procurem a Gente Seguradora, que poderão dar maiores detalhes de como o modelo DPVAT não funciona mais. Portanto, se estimularem a ampliação do sistema SOAT eu acredito que haveria uma melhor orientação à população.

E, de novo, com todo respeito as seguradoras que compõem o sistema DPVAT – que tanto lutaram e fizeram para que o modelo desse certo todos esses anos, e que não têm culpa alguma num modelo governamental paliativo e de muita interferência - precisamos enxergar além do que os olhos enxergam e ampliar o horizonte das necessidades da população, saindo da zona de conforto: É mais um produto na prateleira, corretores e seguradores!

E, redundantemente, por favor, se defender o DPVAT diga o porquê técnico da opinião. Pois as mesmas no farão crescer. Termino com um pensamento:

“Antes de entrar numa batalha, é preciso acreditar naquilo pelo qual se está lutando”

Chuang Tzu

Leia também: http://www.segs.com.br/seguros/96905-dpvat-ou-soat-mudar-ou-nao-mudar.html

Armando Luis Francisco


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar