Brasil, 19 de Abril de 2018

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Colaboração: a era tech para otimização da gestão de pessoas

Ferramentas tecnológicas permitem analisar o comportamento dos funcionários e inovam os processos de contratação e retenção; mais integração e redução de custos são duas das vantagens

Por Rodrigo Coppola*

Pergunte a dez amigos que tenham perfil no Facebook se eles já responderam, ao menos uma vez, aos testes rápidos do tipo “se você fosse uma cidade, qual seria”, que a rede social disponibiliza. Há uma grande chance que boa parte deles responda que sim, já que são rápidos e divertidos. Mas, a intenção por trás desses testes, à primeira vista, inofensivos, é apenas uma: coletar informações dos usuários, seus perfis de consumo, comportamento e preferências e, assim, conseguir elaborar campanhas de marketing e ações de fidelização.

Agências da América Latina e de todo o mundo já criam campanhas de anúncios com base na chamada mídia programática: todos esses dados coletados em redes sociais - com destaque para o Facebook - mostram qual a probabilidade de a pessoa adquirir determinado produto na próxima hora. E as marcas, por exemplo, podem escolher targets mais quentes: com 80%, 90% ou 95% de precisão. O Facebook consegue traçar a personalidade e preferência das pessoas graças às curtidas, comentários e, até mesmo, tempo que o usuário olha um determinado post (mesmo que não tenha expressado qualquer reação).

Todo esse aparato tecnológico que está por trás do entretenimento das redes sociais - Big Data, Business Intelligence (BI), Analytics, cloud computing - pode, também, ser capitaneado pelas empresas, para otimizar a gestão de pessoas e elevar desempenho.

Não estamos falando de usar o Facebook, por exemplo, para isso. Há ferramentas específicas para esse fim no ambiente corporativo: as de colaboração, com destaque para duas, em específico. A primeira é a de vídeo e audioconferência, que permite conectar pessoas de qualquer lugar do Brasil e do mundo - com ou sem transmissão de imagem, dependendo da intenção da comunicação. Se for para uma conversa mais próxima, o vídeo auxilia, já que permite observar a linguagem corporal e facial do interlocutor: se está sério ou não, ou se franze a sobrancelha em alguma momento da conversa. Para processos de recrutamento e s e l e ç ã o, traz inúmeras vantagens, pois permite uma reunião mais próxima e de qualquer local.

A segunda é o chat persistente, aplicativo que mantém um histórico das conversas, com possibilidade de chamada por vídeo e de forma interativa, com o compartilhamento de tela touch e participação de mais de uma pessoa. A ideia é diminuir o uso de e-mail e promover o contato mais próximo entre as equipes.

Independentemente do porte da empresa - cem ou 2.000 funcionários - é possível mapear como está a comunicação entre as áreas e unidades da companhia. Veja, a seguir, duas possibilidades:

- Reports: mapeamento do uso das ferramentas de colaboração disponibilizadas, das salas de videoconferência mais usadas e dos meses com maior número de ligações e reuniões. Isso ajuda no uso mais otimizado das tecnologias e, consequentemente, na redução de custos, além de identificar os participantes mais ativos em reuniões e se os profissionais estão usando as ferramentas da empresa;

- Analytics: mapa do tráfego de áudio e videoconferência entre as áreas: os setores que se falam mais e os que nunca se comunicam. Assim, o RH consegue identificar os famosos feudos - ou seja, áreas que só conversam entre si - e, até, se há algum problema por conta da comunicação em excesso - por exemplo, no último mês o jurídico falou muito com operações, o que pode significar problema com clientes. Dessa forma, o RH pode promover ações de relacionamento e integração de equipes, especialmente para aquelas que estão distantes (no caso de multinacionais ou de empresas com várias unidades espalhadas pelo país).

Quando conseguimos combinar dados dos mundos real e virtual, passamos a entender o comportamento das pessoas de uma organização em uma escala antes inimaginável. Isso, além de garantir mais envolvimento entre os funcionários, permite que a administração trabalhe com métricas de desempenho, produtividade, comportamento, satisfação e motivação.

Mas, para obter essas vantagens é preciso, antes, responder: sua companhia está adaptando a cultura para essa nova fase de comunicação, ou só vai implementar ferramentas? A palavra-chave, aqui, é “propósito”. É essencial ter claro quais valores norteiam o negócio, se há incentivo para a colaboração entre funcionários, e como o desempenho é medido. Ou seja, a cultura precisa acompanhar a tecnologia. Se a produtividade for medida por horas no escritório, nada feito.

A colaboração dá a oportunidade de unir - e engajar - pessoas como nunca antes. E de medir desempenho como nunca antes foi possível.

*Rodrigo Coppola é gerente de desenvolvimento de negócios de colaboração para América Latina na Orange Business Services.

Sobre a Orange Business Services

A Orange Business Services, frente dedicada da Orange a serviços B2B, com seus 21 mil funcionários, é focada em apoiar a transformação digital de multinacionais, além de pequenas e médias empresas francesas nos cinco continentes. A Orange Business Services não é apenas uma operadora de infraestrutura, mas também uma integradora de tecnologia e prestadora de serviços que agregam valor. Oferece às empresas soluções digitais que ajudam a promover a colaboração entre equipes (espaços de trabalho colaborativos e móveis), melhoram o atendimento aos clientes (relacionamento e inovação empresarial) e apoiam seus projetos (melhorias na conectividade, TI flexível e cyberdefense). As tecnologias integradas que a Orange Business Services oferece vão desde SDN/NFV (Software Defined Network), Big Data, IoT (Internet das coisas), à computação em nuvem (cloud computing), colaborações e comunicações unificadas, assim como defesa cibernética. A Orange Business tem mais de três mil clientes, entre eles empresas multinacionais renomadas internacionalmente e mais de dois milhões de profissionais, empresas e comunidades locais na França.

Saiba mais em www.orange-business.com ou siga-nos no LinkedIn, Twitter e nossos blogs.

A Orange é uma das operadoras líderes mundiais em telecomunicação, com vendas anuais de €40 bilhões em 2015 e 256 milhões de clientes em 29 países (30 de Setembro de 2016). A Orange é listada na NYSE Euronext Paris (symbol ORA) e no New York Stock Exchange (symbol ORAN).

A marca Orange e os nomes de seus produtos ou serviços inclusos neste material são marcas registradas da Orange ou Orange Brand Services Limited.


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