Brasil,

Economizar é preciso: Como organizar as despesas da casa?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paula Caetano / IMAGEM: pixabay.com / CC0 Creative Commons
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Economizar é preciso: Como organizar as despesas da casa?

Ink Incorporadora lista algumas dicas para não se enrolar com as contas no começo do ano


Ano novo, vida nova. E, para desespero de alguns, hora de se preocupar com todas as continhas de início de ano. IPTU, IPVA, fatura do cartão com as compras de Natal, material escolar, enfim, muitos gastos. O primeiro passo para arrumar as contas da casa e começar a poupar é fazer um orçamento doméstico. Para isso, a Ink Incorporadora, acostumada a orientar clientes em diferentes momentos de vida, tem algumas dicas de como fazer.

- Faça um diagnóstico financeiro

Anote os gastos para saber exatamente quanto dinheiro entra e para onde está indo. “Durante um mês inteiro, anote toda e qualquer despesa para que esse diagnóstico seja o mais real possível. Pode ser montando uma planilha, anotando no bloco de notas do celular ou mesmo com aplicativos que ajudem nesse controle”, orienta Gabriela Coelho, da Ink.

- Reduza os gastos

Normalmente, após análise do orçamento doméstico, as famílias percebem que é possível reduzir os gastos. Trocar o pacote de TV a cabo e o plano do celular são algumas das possibilidades. “Pedir pizza toda semana ou aquele cafezinho diário parecem não afetar o orçamento, mas quando você coloca na ponta do lápis, percebe que eles fazem, sim, uma grande diferença no acumulado do mês”, comenta Gabriela. “Após uma avaliação, você se dá conta de que um banho muito demorado, aquele abajur que fica sempre aceso, o ingresso que você comprou pela internet e pagou uma taxa altíssima são coisas que, no dia a dia, são possíveis de serem reduzidas sem nenhum prejuízo à rotina”, conclui.

- Tenha atenção aos gastos fixos

Você precisa saber quanto gasta com as despesas fixas, como água, luz, aluguel, condomínio, telefone, escola, plano de saúde. Além disso, o ideal é que essas despesas não ultrapassem 50% da renda. “Não só ter esse controle é importante, mas outra dica bacana é se organizar para que ao menos 10% da renda sejam poupados todo mês”, sugere Piccini.

- Metas de curto, médio e longo prazo

Quais são seus planos? Comprar a casa própria? Comprar um carro novo? Levar toda a família para aquela viagem dos sonhos? Seja qual for, você precisa saber quanto custa alcançar esse objetivo e quanto tempo levará para isso. “O mais importante nesse processo é manter seu objetivo maior sempre em mente e não usar todo o dinheiro poupado para satisfazer algum desejo imediato”, avalia Gabriela.

- Aplique seu dinheiro

Para isso é importante saber exatamente se seu objetivo é de curto, médio ou longo prazo, pois assim poderá escolher a melhor forma de investir para alcança-lo mais rapidamente. “Se seu objetivo é de curto prazo, você pode colocar seu dinheiro em uma aplicação fácil de retirar. Se é de longo prazo, você pode colocá-lo em uma previdência privada, por exemplo”, afirma Gabriela.

Dúvidas? Quer mais dicas? Acesse www.inkorporadora.com.br.

Sobre a INK – A incorporadora que desde 2012 desenvolve empreendimentos imobiliários residenciais e comerciais por meio do que chama de “Acupuntura Urbana”: irradiar pelo entorno o impacto positivo de viver bem. Com projetos em bairros nobres da cidade de São Paulo, como Pompeia, Vila Olímpia, Alto da Lapa, Pinheiros e Brooklin, vem transformando a paisagem da maior cidade do país e implantando o melhor estilo de vida para seus clientes, investidores e vizinhos. Mais informações em www.inkorporadora.com.br.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar