Brasil, 24 de Novembro de 2017

Empresas Passam A Adotar Inteligência Virtual Como Ferramenta Para O Atendimento De Clientes

• Escrito por  Fabiano Nakashima
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Seguros

Relatório da Transparency Market Research indica que o mercado global de assistentes virtuais valerá mais de US$ 5 bilhões até 2022

A partir da necessidade de responder, tirar dúvidas e solucionar problemas de forma rápida e efetiva, somada a quantidade de dados e feedbacks recebidos diariamente, as empresas vêm procurando por soluções que otimizem este atendimento e que consequentemente não lhe traga maiores custos. Por este motivo, surge uma crescente demanda por softwares de assistentes virtuais inteligentes capazes de melhorar o relacionamento com o cliente, por meio de seus canais online e interativos, como chats web.

De acordo com relatório desenvolvido pela consultoria norte-americana Transparency Market Research o mercado global de agentes virtuais deverá valer mais de US$ 5 bilhões até o ano de 2022. Atenta a esta tendência, a Aivo, empresa que propõe uma nova experiência de relacionamento com os clientes no universo online e dona de solução premium para autoatendimento, disponibiliza o AgentBot, assistente online criado para atender e compreender a linguagem natural que os clientes usam para se comunicar, inclusive gírias e erros corriqueiros de escrita, que acontecem quando as pessoas conversam via chat.

O AgentBot reconhece as diferentes formas de expressar a mesma informação, tudo graças ao seu dicionário próprio, que evolui constantemente com a retroalimentação do sistema feito pelo próprio cliente, além de poder interagir com o usuário de uma forma totalmente diferente da habitual. A Fiat, da Argentina, é um dos clientes da Aivo que utiliza este mecanismo para o atendimento dos visitantes de seu website.

Juntamente com a Aivo, a empresa criou o personagem Luigi, agente virtual que atende as dúvidas dos usuários, informa o preço e as formas de pagamento de seus modelos de veículos e indica a concessionária Fiat mais próxima. Uma constatação que a empresa teve com a utilização do AgentBot é que começaram a surgir várias perguntas que fugiam do escopo do atendimento, e que foram posteriormente implementadas ao seu dicionário próprio. Ou seja, após esta constatação, Luigi passou a ser capaz de responder se gosta de pizza, se gosta do jogador de futebol Messi ou simplesmente se está bem, entre outras perguntas.

Com a implantação do agente virtual, a Fiat conseguiu reduzir em 75% os seus custos de atendimento e também o tempo de espera de seus usuários. “O desafio da Fiat é chegar diretamente a todos os clientes que a procuram e fornecer informações úteis antes e depois da compra do veículo. O assistente virtual se tornou uma ferramenta importante para que este atendimento se tornasse rápido e efetivo”, comenta Martin Frascaroli, CEO e fundador da Aivo.

A aceitação de Luigi foi tão grande que no ano passado, a Fiat e a Aivo criaram juntas uma personagem feminina chamada Bianca, dando a oportunidade de o usuário escolher qual agente virtual fará o seu atendimento, além de inserirem Luigi com um novo avatar animado em tecnologia 3D.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Código de segurança
Atualizar