Brasil,

Controle Financeiro - 6 Dicas Para Começar a Investir em 2018

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabrizio Gueratto
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

“Com objetivos complexos, o importante é começar com metas simples que possam ser facilmente cumpridas” afirma André Bona, Educador Financeiro do Blog de Valor.

De acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em julho deste ano, 57,1% das famílias brasileiras estão endividadas. Isso mostra a importância do planejamento financeiro familiar e como ele pode estar em falta na vida dos brasileiros. Em contrapartida, o grande sonho do brasileiro é realizar boas aplicações financeiras de modo a aumentar seu padrão de vida e até ficar menos dependente do trabalho. Porém, por mais incrível que pareça, muitas pessoas não conhecem a diferença entre gasto e investimento. Por exemplo, o brasileiro tem mania que achar que comprar um carro é poupar. Por isso, para a maioria das famílias, viver de renda pode parecer impossível. Educar-se financeiramente leva tempo e é preciso investir em um planejamento para um longo prazo. Além disso, muitos também acreditam não ter dinheiro suficiente para investir, mas o grande problema está na falta de um controle financeiro pessoal eficaz. André Bona, Educador Financeiro do Blog de Valor, afirma: “as pessoas que têm problemas para administrar seus rendimentos, continuariam a enfrentar dificuldades financeiras mesmo se ganhassem o dobro”.

O Educador Financeiro do Blog de Valor, listou 6 dicas para um controle eficiente das finanças pessoais, e consequentemente como começar a investir.

1. Conheça as finanças da família

O primeiro passo para começar a organizar as finanças é fazer uma análise da situação financeira da família. Esse passo consiste em analisar os ganhos, gastos e economias. É necessário fazer uma estimativa realista, não só dos ganhos como também dos gastos, por isso deve ser levado em consideração qualquer valor que entra ou sai da conta, como 13° salário, abono de férias, e no caso dos gastos anotar de maneira detalhada as despesas da casa.

2. Viva de acordo com o seu padrão de vida

Viver de acordo com o padrão de vida não significa não ser ambicioso. Uma coisa não tem nada a ver com a outra! Trata – se apenas de fazer as despesas caberem dentro do orçamento e, no fim do mês, sobrar uma parcela dos rendimentos que possa formar uma reserva de emergência ou ser investida.

3. Controle as despesas

Na teoria, não há dificuldade alguma: basta anotar todos os gastos ao longo do mês, mantendo-os abaixo dos limites prefixados, porém na prática, não é fácil se manter motivado e disciplinado para fazer esse controle todos os dias. A dica é baixar um aplicativo ou uma planilha de controle financeiro para ajudar a organizar essa tarefa.

4. Estabeleça metas

Com objetivos complexos, o importante é começar com metas simples, que possam ser facilmente cumpridas, e se mover gradualmente em direção a metas mais ambiciosas. Como criar metas para liquidar as dívidas, ou poupar dinheiro.

5. Corte as despesas desnecessárias

É muito comum o consumidor pagar por produtos e serviços desnecessários, simplesmente porque não fazem uma revisão periódica sobre as necessidades das despesas. Encargos financeiros como juros e multas por exemplo. Por isso, pagar as dívidas deve ser a prioridade número um de todo controle financeiro.

6. Invista seu dinheiro

Investir é importante por dois motivos fundamentais: Para que o investidor tenha um retorno capaz de aumentar o seu padrão de vida, ou diminuir horas de trabalho e também proteger o dinheiro da ação da inflação. O investimento é um passo que pode ser dado a partir do momento em que se gasta menos do que ganha e poupa-se rendimentos.

Sobre André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a melhorar a rentabilidade de seus ativos. Durante anos, foi sócio da Valor Investimentos, uma das maiores empresas de assessoria de investimentos no país.

Atualmente, como um dos Educadores Financeiros mais conhecidos do país, possui mais de 100 mil inscritos em seu canal no YouTube. É criador do método “O Investimento Perfeito”, cuja filosofia e diferencial constam no fato de que as decisões de investimento são tomadas em função de projetos pessoais de cada um.

Sobre o Blog de Valor

Criado em 2011 com a iniciativa de André Bona, o Blog de Valor, tem como missão contribuir para que as decisões financeiras de seus leitores se tornem cada vez mais conscientes, trazendo melhor qualidade de vida financeira através de uma linguagem simples e direta.

Em 2012 iniciou o canal de vídeos na internet e em 2015 foi convidado para participar do programa de desenvolvimento do YouTube, com executivos da sede da empresa no Califórnia - USA. A sua produção educacional tem sempre como finalidade auxiliar pessoas e famílias a compreender melhor o mercado financeiro, por meio de conteúdos de fácil linguagem. Hoje seu canal possui mais de 100 mil inscritos, sua página no Facebook possui mais de 90 mil seguidores. Além disso, outros 70 mil leitores recebem newsletter do blog por e-mail semanalmente.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar