Brasil,

Controle de Ponto Alternativo: como ele pode facilitar a rotina do seu RH

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cheron
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Legislação impulsiona o desenvolvimento de novas tecnologias para auxiliar a gestão de pessoas

“ As novas tecnologias possibilitaram empresas a realizarem o controle de entrada e saída dos empregados de uma maneira simples e organizada.

Controlar a jornada de trabalho dos funcionários de uma empresa pode ser uma tarefa difícil e cansativa que exige tempo e dedicação dos gestores. Essa situação pode ser ainda mais complicada quando o ponto é registrado de forma mecânica ou manual. Isso porque é necessário muito mais tempo para o tratamento e conferência na hora de fechar a folha.

Embora pareça um pesadelo, o controle de ponto é a melhor forma do empregador garantir a segurança quanto às horas trabalhadas dos colaboradores, por esse motivo, muitos empresários estão optando por soluções inovadores e independentes para realizar o controle da jornada.

As novas tecnologias possibilitaram empresas a realizarem o controle de entrada e saída dos empregados de uma maneira simples e organizada. Sistemas de pontos eletrônicos alternativos, como o do Pontotel, são ferramentas eficientes que por meio de aplicativo permitem o registro de ponto em computadores tablet e celular.

Esse modelo de controle de ponto é a nova aposta do mercado, isso porque as relações trabalhistas estão mais flexíveis, a tendência para o futuro é de que os funcionários trabalhem cada vez mais fora dos escritórios.

Visto que os apps de controle de ponto possibilita também a administração da jornada desses empregados, cada vez mais empresas estão adotando os sistemas alternativos.
Para muitos gestores de RH investir nesse tipo de tecnologia é uma forma de ampliar e contribuir para a eficiência das tarefas do dia a dia, pois permite substituir procedimentos obsoletos por versões atualizadas e garantindo segurança e qualidade para a gestão de pessoal.

Mas afinal qual a vantagem do ponto eletrônico alternativo?

Agilidade: que tal deixar para trás o livro de ponto? O controle de ponto alternativo permite que seus colaboradores registrem o horário de entrada ou saída onde quer que estejam. Chega de registrar o ponto em folhas e planilhas, agora o seu relógio de ponto está bem mais perto do que você imagina, basta um clique na tela do seu dispositivo e pronto, seu colaborador registrou a jornada de trabalho mesmo que esteja longe do escritório.

Gerenciamento de equipes: por meio desse sistema fica fácil realizar a administração e controle da jornada dos colaboradores. Vale ressaltar que além da facilidade esse sistema possui sistemas de segurança que impossibilitam fraudes, levando mais segurança para empregadores e empregados.

Acessibilidade: após o funcionário registrar o ponto, é possível acessá-lo de qualquer lugar. Os relatórios administrativos são outro diferencial, com todos os dados sobre as jornadas dos colaboradores, fica fácil analisar os atrasos faltas e horas extras da sua empresa.

Custos: relógios de ponto eletrônicos tradicionais tendem a ter um alto custo para empresa, não apenas na hora de comprar, mas também com manutenções e gerenciamento. Os sistemas alternativos de relógio de ponto são ideais para quem busca reduzir esses gastos, pois o investimento nesse tipo de equipamento é muito menor.

Como fica a legislação quanto aos sistemas de controle de ponto eletrônico alternativo?

O gerenciamento do controle de ponto dos empregados é uma necessidade de qualquer empresa, independentemente de seu porte. Pensando nisso, em 2011, o Ministério do Trabalho criou a portaria 373 para regulamentar os sistemas alternativos de controle de jornada. A lei permite que organizações adotem essas ferramentas para marcação de ponto em substituição ao REP, desde que sejam aceitos pelo sindicato da categoria por meio de acordo coletivo.

Por: Cheron Moura

Website: http://www.pontotel.com.br/


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar