Brasil,

Motorista paulistano reduz 25% a velocidade do veículo quando se aproxima de um radar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Cobertura
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Além de comprovar o hábito que alguns condutores têm de tirar o pé do acelerador apenas quando estão perto dos radares, o levantamento conseguiu também quantificar os riscos envolvidos na atitude.

A medida proposta pela gestão Doria para a fiscalização de motoristas que trafegam na capital paulista acima da velocidade e freiam apenas próximo de radares recebeu aval da Advocacia-Geral da União (AGU). De acordo com o órgão, a fiscalização poderá ser feita em quatro vias da cidade, porém apenas em caráter educativo, já que o Código de Trânsito Brasileiro não determina punição para quem ultrapassa o limite de velocidade média.

Segundo estudo realizado pela Cobli – startup paulistana de gestão de frotas, telemetria e roteirização – o motorista médio de São Paulo reduz 25% a velocidade do veículo quando avista um radar e apenas 10 metros depois do equipamento já está de volta à sua velocidade anterior.

Além de comprovar o hábito que alguns condutores têm de tirar o pé do acelerador apenas quando estão perto dos radares, o levantamento conseguiu também quantificar os riscos envolvidos na atitude.

“Freadas bruscas aumentam 14% à uma distância de 10 metros dos radares. Além dos riscos de acidentes, esse tipo de comportamento promove um desgaste excessivo dos componentes de freio como as pastilhas e discos para carros leves e tambores e lonas para veículos pesado. A atitude também aumenta gastos relacionados com combustível e pneus”, explica Rodrigo Mourad, diretor de operações da empresa.

Os números foram obtidos por meio de um levantamento de mais de dois milhões de dados de velocidade de 91 radares de 50 km/h das avenidas 23 de Maio e Marginal Tietê, em São Paulo.

Os dados foram levantados depois que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a gestão João Doria (PSDB) divulgaram que começariam a fiscalizar o motorista pela velocidade média que ele leva de um ponto a outro nas avenidas 23 de Maio, Bandeirantes e Marginal Tietê.

Em vigor desde o dia 1º de novembro, a medida prevê que os motoristas flagrados receberão uma carta notificando o excesso de velocidade.


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