Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Especialista dá dicas para evitar roubo de cargas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Roberta Caprile
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O roubo de cargas é uma preocupação constante no dia-a-dia das transportadoras. Além de causar prejuízos financeiros às empresas que sofrem com esse tipo de crime, há também o comprometimento da segurança dos motoristas. Por conta desse cenário, cada vez mais organizações estão investindo em segurança. Sistemas de rastreamento e monitoramento veicular, por exemplo, se tornaram uma saída para quem não quer passar "sufoco".

Rodrigo Mourad, sócio-fundador da Cobli - startup especializada em gestão de frotas, telemetria e roteirização - explica que produtos mais fáceis de serem revendidos como aparelhos celulares e eletrônicos no geral, cigarros, bebidas e material têxtil são geralmente os mais roubados.

"Utilizar tecnologias de rastreamento e monitoramento de frotas é uma das maneiras de garantir que as cargas cheguem ao seu destino final. Além disso, algoritmos que identificam o motorista a partir do modo de condução, por exemplo, ajudam a identificar o roubo e a contatar as autoridades muito mais rápido. Esse tipo de ferramenta cria um perfil de condução do motorista através de informações como acelerações e frenagens bruscas, curvas acentuadas e excessos de velocidade. Dessa forma, a chance de recuperação também aumenta”, afirma o especialista.

Para Mourad, existem ainda outras atitudes que ajudam a evitar situações de roubo:

- Planejar e variar as rotas;
- Conhecer bem os pontos de paradas;
- Manter informações de carga e trajeto em sigilo;
- Evitar dar carona a estranhos;
- Estacionar em lugares seguros para descansar;
- Ficar atento nos arredores dos locais onde recebe e entrega a carga, pois são nessas regiões em que geralmente ocorrem o maior número de abordagens para o roubo;
- Evitar viajar durante a noite.

Casos estão crescendo

Os roubos de carga no Brasil são crescentes em algumas regiões. No Alto do Tietê, por exemplo, foram registrados 358 crimes deste tipo entre janeiro e outubro deste ano. O número é 40% maior no comparativo ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).

Suzano e Arujá foram as cidades responsáveis por subir o índice. No primeiro município os casos aumentaram de 48 para 89, enquanto no segundo houve um salto de 37 para 86. Apenas duas cidades registraram redução, entre as dez que compreendem o Alto do Tietê: Ferraz de Vasconcelos (com queda de 40 para 27 ocorrências) e Itaquaquecetuba (com redução de 83 para 69).

O levantamento da SSP mostra ainda que que se comparados os indicadores do mês de outubro com o mesmo mês de 2016 o crescimento dos boletins desta natureza é ainda maior: 43%. Biritiba Mirim e Salesópolis são as únicas cidades que não tem registro de casos de roubo de cargas no mês de outubro desde 2015.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar