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Seminário discute recuperação e venda de veículos salvados

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Néctar/Sindseg SP
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Seguradoras, leiloeiros, Detran e Polícia Judiciária participaram de evento do Sindseg SP

Em uma iniciativa inédita, o Sindseg SP reuniu em sua sede empresas seguradoras, leiloeiros de veículos, representantes do Detran e da Polícia Judiciária de São Paulo para um seminário sobre salvados, que discutiu temas como a Lei do Desmonte, recuperação de veículos e leilões.

“O objetivo do seminário foi reunir todos os setores para buscarmos soluções de forma conjunta, desenvolvendo processos mais ágeis em conformidade com a legislação vigente e novas ferramentas que permitam tornar a recuperação e venda de veículos salvados mais segura”, declarou Adhemar Fujii, consultor executivo do Sindseg SP.

Fujii iniciou o seminário dando um panorama sobre a situação atual dos processos de recuperação e leilão de veículos salvados de sinistros e falando sobre as melhores práticas que devem ser adotadas para avaliação dos veículos.

Entre as recomendações discutidas, estão a classificação apropriada dos danos sofridos por automóveis salvados, a inviabilização do reaproveitamento de peças de veículos incendiados, entre outras medidas.

Foi discutida também a portaria 55/2017 do Exército Brasileiro, que traz inúmeras mudanças em todo o ciclo dos veículos blindados, como a regularização de blindados que não estejam nos registros do Detran e permissão de venda desses veículos somente mediante apresentação de autorização do Exército, entre outras medidas. A portaria também determina que, em caso de acidente que atinja a blindagem, os componentes não podem ser reparados, mas sim substituídos, sempre em oficinas autorizadas pelo Exército.

Antonio Carlos Fiola, empresário do setor de reparação automotiva, falou sobre a reparação de veículos que sofreram danos de média monta, de acordo com a resolução 544 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). A resolução prevê o bloqueio desses veículos, que só pode ser revertido mediante a apresentação dos certificados de registro e licenciamento, comprovação do serviço de reparação e certificado de segurança veicular (CSV) emitido por empresas credenciadas pelo Denatran.

Para ele, é fundamental que, além da vistoria do Detran, as seguradoras também monitorem os reparos dos veículos com danos de média monta que são posteriormente adquiridos em leilões. “Quanto mais procedimentos forem criados para nossa atividade, mais fácil será afastar o risco de erros. Desde a implementação da resolução 544, os veículos leiloados provenientes de danos de média monta estão mais seguros, pois são submetidos a controles mais rigorosos, além de receber o CSV após inspeção que utiliza equipamentos eletrônicos (os mesmos utilizados na Europa e EUA) para análise dos componentes da suspensão e direção, entre outros aspectos”, concluiu.

Representante do Detran, Eduardo Azanha falou sobre o novo modelo de classificação de danos de veículos sinistrados, que corrige falhas dos procedimentos anteriores e promove melhorias na auditoria dos veículos. Neste modelo, a classificação de danos é feita por ECVs (empresas credenciadas de vistoria), por meio de um sistema informatizado e seguro, o e-Vistoria.

“O sistema e-Vistoria é integrado aos demais sistemas do Detran de São Paulo e nele estão cadastrados peritos e engenheiros que assinam eletronicamente os relatórios de avarias. Como resultado, temos um vasto banco de dados eletrônico que permite acesso às informações em tempo real”, explicou Azanha.

Dr. Rodrigo Lacordia, delegado do Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital), falou sobre os pátios que guardam veículos removidos das ruas de São Paulo e das melhorias implementadas nesse setor. O Decap estima que sejam apreendidos em São Paulo todos os meses cerca de 2.000 veículos, que são levados para pátios de delegacias e espaços controlados pela Polícia Judiciária.

Anteriormente, esses veículos eram removidos para pátios particulares, que apresentavam diversas falhas de controle e apresentavam riscos à saúde pública e de danos ambientais, devido à superlotação, às más condições de conservação dos automóveis e do local. Para solucionar o problema, a Polícia Judiciária contratou serviços particulares de remoção de veículos recuperados de roubo ou furto e fez a licitação de novos pátios, para guarda e perícia dos veículos antes que sejam devolvidos aos proprietários.

“A nova organização permitiu a implementação de inúmeros controles, com áreas especiais destinadas à perícia e vistoria de veículos, área de descontaminação e compactação de automóveis. Além disso, os novos pátios, localizados em Mairinque e Araçariguama, no interior de São Paulo, possuem cobertura de seguro para furto, roubo, incêndios e enchentes”, disse o delegado.


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