Logo
Imprimir esta página

Empresas de tecnologia e entidades atuam em conjunto para melhorar transparência em licitações públicas

O processo de participação das licitações publicadas por órgãos públicos brasileiros sempre foi alvo de polêmicas, isto por conta das descobertas de fraudes devido ao avanço das investigações sobre corrupção no país. A sociedade brasileira então passou a demandar por transparência nas relações entre governos e entes privados prestadores de serviços. A tecnologia é uma grande aliada nessa luta.

O processo de participação das licitações publicadas por órgãos públicos brasileiros sempre foi alvo de polêmicas, isto por conta das descobertas de fraudes devido ao avanço das investigações sobre corrupção no país. A sociedade brasileira então passou a demandar por transparência nas relações entre governos e entes privados prestadores de serviços.

O aumento do acesso à informação propiciou a sociedade civil a fiscalizar os procedimentos licitatórios e, por conta disso, surgiram empresas que desenvolvem tecnologia no intuito de facilitar para os cidadãos o entendimento das regras de editais, bem como do comportamento de companhias no processo de concorrência.

Essas organizações identificaram que os governos demandam por práticas de governança, principalmente no que diz respeito à propagação de informações para a sociedade e empresas. Por este motivo, muitos negócios ainda não participam de licitações, por falta de informações básicas de como ocorre o processo. A utilização do software desenvolvido por essas empresas permite a ampliação da divulgação dos editais em aberto, o que ocasiona o aumento da competição. Desta forma, são minimizadas práticas ilegais, como a atuação de cartéis. Outros elementos que podem ser verificados são: a análise dos preços praticados no mercado e quais tipos de serviço já são prestados por empresas do mesmo segmento.

Os softwares de licitação também facilitam o acesso dos cidadãos ao que foi publicado nos Diários Oficiais dos governos. Desta forma, pessoas ou grupos de interesse obtém informações claras relacionadas à idoneidade de quem se aplica aos processos, ou sobre ligações entre gestores de empresas com políticos e servidores, por exemplo.

Entidades como o Observatório Social (OS) atuam em conjunto com outros membros da sociedade civil (profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos, empresários, etc.) com o objetivo de fiscalizar os procedimentos licitatórios do país, a fim de combater a corrupção.

A RCC Soluções em Licitações - empresa fornecedora de tecnologia de gestão de compras públicas - é parceira do OS e, juntamente com esta instituição, trabalha em prol de garantir que as informações nesses processos sejam transparentes, no intuito de combater ações ilegais. Fabiano Zucco, CEO da RCC, afirma que "atuar neste segmento representa um compromisso com a transparência da gestão pública, ao passo que são apresentadas aos cidadãos as regras e os processos de concorrência para uma licitação; é esclarecida a relação entre a necessidade do governo e a oferta das empresas, e é simplificada a linguagem dos editais dos órgãos da administração pública".

É importante compreender que a utilização dessas tecnologias constituem-se num benefício para o governo, devido ao aumento da competição e do condicionamento à participação de empresas especializadas; para as companhias, por estas terem mais informações sobre abertura de licitações - podendo aumentar seu faturamento capacitando-se para conseguir vender para a alta administração -; bem como para a população, que além de ser beneficiada através da prestação de serviço de qualidade por parte do governo, passa a ter mais um canal de informações para que os cidadãos possam fiscalizar as ações dos governantes com precisão.

A atuação em parceria dessas instituições e companhias é considerado um avanço para a sociedade, visto que juntos eles exigem que os órgãos públicos melhorem suas práticas de governança e atendam às demandas dos cidadãos.

Website: https://rcc.com.br/


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto