Logo
Imprimir esta página

Coach mostra caminho para planejar carreira para ano novo

Coach mostra caminho para planejar carreira para ano novo

Confira dicas de profissionais da área para ascender na carreira ou até mesmo mudar de profissão

Com o fim do ano cada vez mais próximo, homens e mulheres já começaram a planejar resoluções para 2018. Entre os objetivos, sempre há algo relacionado à carreira. Seja para quem deseja mudar de emprego, ser promovido ou, até mesmo, se aventurar em uma nova profissão.

Com a instabilidade econômica ainda assombrando o país, o mercado de trabalho é diretamente afetado, de acordo com Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A boa notícia é que a expectativa é de melhora para o próximo ano”, diz Bruno Cunha, Master Coach de Carreira da Pontus Consultoria em RH (www.coachbrunocunha.com). Segundo ele, sabendo se planejar, profissional terá mais chances realizar o que almeja.

Traçando o seu objetivo

O ponto de partida para traçar novos caminhos na área profissional é definir os seus objetivos. A primeira pergunta a se fazer é “onde desejo chegar?”, “o que quero alcançar?”.

“Ao estabelecer o que deseja para sua carreira, você consegue traçar estratégias para seguir em frente”, aponta Bruno.

É importante que o objetivo seja alcançável, para que o profissional consiga crescer com segurança e de forma consistente. Além disso, ele precisa atender alguns pontos para que sejam relevantes:

Planejamento

O planejamento é determinante para nortear a ascensão profissional, pois com ele, é possível entender qual é o próximo passo a ser dado, possibilitando que seja feito com segurança.

Estratégias e metas

O segundo passo para a caminhada em busca do sucesso é traçar metas. Essa é uma forma de dividir o seu objetivo em ações menores que vão lhe guiar até o resultado. É preciso lembrar que sempre que cumprir alguma meta, faltará um pouco menos para realizar o sonho.

Para conseguir atingir suas metas sem desanimar, elas devem ser palpáveis. “Uma meta pode ser fazer um determinado curso ou ser aprovado em alguma prova”, exemplifica o coach.

Capacitar-se também deve estar entre as metas, pois quanto mais você se capacita, maiores as chances de crescer profissionalmente. “Você pode se matricular em cursos online, terminar o curso de inglês, ou até mesmo investir em um MBA da sua área de interesse”, diz.

Conheça o mercado de trabalho

É indispensável que o profissional busque informações atuais sobre o mercado de trabalho, assim ele descobre qual é o real cenário do seu setor de atuação. Conhecer suas possibilidades, cargos, atividades exercidas, horários e média salarial ajudará na hora de traçar as metas e decidir qual rota seguir. Para se informar, leia jornal, pesquisas e desenvolva sua rede de contatos (networking) sempre que possível.

É hora de atualizar o LinkedIn

Segundo Cunha, quem ainda não é usuário da rede social de networking profissional está perdendo tempo. Para alcançar o sucesso na carreira, é fundamental investir na presença online.

Em abril deste ano, a Microsoft, empresa responsável pela ferramenta, anunciou que o LinkedIn já tinha ultrapassado a marca de 500 milhões de usuários. Segundo a empresa, a rede também acomoda mais de 9 milhões de companhias.

“Manter um perfil atualizado no LinkedIn é essencial para encontrar novas ofertas de emprego, pois a rede funciona como um cartão de visita”, afirma Cunha.

Para ter um perfil atraente é importante que ele esteja sempre atualizado, com informações claras e fotos sérias, de preferência tiradas em ambiente corporativo.

Coach de carreira pode ajudar em ascensão profissional

O coach de carreira é um profissional especializado em orientar pessoas que desejam mudar de profissão ou encontrar um rumo para sua ascensão profissional. Ele ajudará a traçar objetivos, definir metas e realizar sonhos. Para profissionais que não estão satisfeitos com o seu atual emprego ou querem ser promovidos, o coach o ajudará a dar esse passo com mais segurança.

A Pontus Consultoria é uma empresa especializada em consultoria em RH que realiza trabalhos de outplacement, recrutamento e seleção, coach profissional, pesquisa de cultura e clima organizacional, pesquisa salarial, avaliação de desempenho, terceirização de recursos humanos e outros serviços.

Saiba mais: www.pontus.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto