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71% das empresas planejam adotar medidas ousadas para implantar uma cultura de conformidade com a GDPR

71% das empresas planejam adotar medidas ousadas para implantar uma cultura de conformidade com a GDPR

71% das empresas planejam adotar medidas ousadas para implantar uma cultura de conformidade com a GDPR: recompensar os funcionários que seguem as políticas e penalizar aqueles que não seguem

Risco de perda de benefícios (incluindo bônus) entre os fucionários devido ao não-cumprimento das políticas de GDPR foi mencionado por uma em cada quatro empresas no mundo todo, segundo a pesquisa.

Mountain View, Califórnia, 6/12/2017 – Segundo uma pesquisa realizada pela Veritas Technologies, a provedora líder de gerenciamento de dados na multinuvem, a General Data Protection Regulation (GDPR) tem o potencial de causar mudanças culturais significativas em empresas no mundo todo. Quase três em cada quatro respondentes planejam incentivar os funcionários a aprimorar a higiene de dados e a se responsabilizar pela conformidade com os mesmos.

Segundo o The Veritas 2017 GDPR Report, 88% das empresas no mundo todo planejam implantar mudanças no comportamento dos funcionários em relação à GDPR através de treinamentos, recompensas, penalidades e contratos. Quase metade (47%) das empresas pretende incluir a adesão mandatória às políticas da GDPR nos contratos de trabalho dos seus funcionários.

A não-adesão às diretrizes contratuais poderá ter consequências sérias. Quase metade (41%) dos respondentes também planeja adotar procedimentos disciplinares para os funcionários que infringirem as políticas da GDPR. Um quarto das empresas (25%) considera suspender benefícios (incluindo bônus) dos funcionários que não cumprirem as diretrizes. Além disso, 34% afirmou que recompensará os funcionários que aderirem às políticas da GDPR, já que os mesmos estarão contribuindo para a promoção de uma governança de dados adequada dentro das empresas e que, por sua vez, poderá ter um impacto positivo nos negócios.

As principais maneiras de implementar uma cultura de boa governança de dados e de conformidade com a GDPR:

- Incluir a conformidade nos contratos de trabalho dos funcionários
- Implantar procedimentos disciplinares no caso de infração da GDPR
- Orientar os funcionários sobre os benefícios da conformidade para a empresa
- Orientar os funcionários sobre as consequências da não-conformidade para a empresa
- Oferecer recompensas pela adesão à GDPR
- Implantar políticas mais rigorosas de acesso aos dados
- Restringir o acesso aos dados
- Suspender benefícios dos funcionários no caso de não-adesão à GDPR (ex: suspensão do bônus).

Pergunta: “Quais as medidadas que a sua empresa deverá adotar para implementar uma cultura de boa governança de dados e de conformidade com a GDPR entre os funcionários?” Oito respostas mais escolhidas. As perguntas foram feitas aos 900 respondentes.

Mudanças culturais geradas pela GDPR

Segundo o relatório, a maioria dos respondentes (91%) admitiu que a sua empresa não possui uma cultura de boa governança de dados ou de conformidade com a GDPR. No entanto, conforme indicado acima, as empresas concordam que o treinamento dos funcionários é essencial para a implantação de mudanças culturais dentro de suas organizações.

A maioria (63%) das empresas acredita que todos os funcionários devem receber um treinamento obrigatório sobre as políticas da GDPR. No entanto, os respondentes prontamente identificaram os tipos de funcionários que deveriam receber esse treinamento: 86% afirmaram que o departamento de TI dever ter prioridade, seguido pelos departamentos de diretrizes e estratégia de negócios (85%); desenvolvimento de negócios/vendas/canal (84%); jurídico (82%); e financeiro (82%).

“Embora os dados sejam um dos ativos mais importantes dentro de uma empresa, muitas organizações ainda têm dificuldade em implantar boas práticas de higiene de dados - e isso frequentemente começa com os próprios funcionários,” afirmou Mike Palmer, Vice- Presidente Executivo e Diretor de Produto da Veritas. “No entanto, a nossa pesquisa mostrou que as empresas estão começando a levar mais a sério a necessidade de implantar mudanças na sua cultura interna.”

“Conforme as empresas consideram a implantação de novos processos e políticas, tais como treinamentos, recompensas e atualizações nos contratos para garantir a conformidade com a GDPR, os funcionários passarão a entender cada vez mais a importância de sua função na proteção dos dados da sua empresa. Já os funcionários que não levarem essas medidas a sério poderão sofrer um impacto negativo nos seus bônus e benefícios.”

Os benefícios que a conformidade com a GDPR podem gerar nos negócios

Além de evitar multas e penalidades regulatórias rigorosas, muitas empresas têm consciência de que o aprimoramento das práticas de conformidade pode trazer benefícios aos negócios que vão muito além da prevenção de sanções. Segundo a pesquisa, quase todas as empresas (95%) acreditam que a conformidade com a GDPR trará benefícios substanciais aos seus negócios, tais como um melhor gerenciamento de dados dentro da empresa como um todo.

As empresas citaram os seguintes benefícios gerados por melhores práticas de conformidade:

• Melhoria na higiene de dados: 92% dos respondentes acredita que a sua empresa se beneficiará de uma higiene de dados eficiente, pois além de aumentar a confiança nos dados, esta prática melhora a qualidade e a precisão dos mesmos e contribui para o cumprimento das políticas.

• Aumento da percepção: 78% acredita que a conformidade com a GDPR contribuirá para uma melhora na percepção de dados sobre as suas empresas – um elemento chave para aprimorar a experiência dos usuários.

• Economia: 78% acredita que a sua empresa economizará dinheiro.

• Construir a reputação da marca: 59% acredita que a conformidade de dados ajudará a fortalecer a sua reputação ou a sua relação com os clientes.

• Proteção dos dados: 51% das empresas acredita que essa medida ajudará a proteger seus dados de maneira mais eficaz.

• Aumento de receita: 45% espera que um melhor gerenciamento de dados gere uma redução de custos e um aumento nas receitas ou na participação de mercado. Uma em cinco (22%) empresas afirmou que a conformidade aumentará a renda disponível para investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) ou na utilização de recursos adicionais de inovação.

• Contratação de funcionários: Um quarto (25%) dos respondentes afirmou que melhorias na conformidade dos dados permitirão à empresa contratar mais funcionários para melhorar o atendimento ao cliente.

“A GDPR passa a vigorar a partir de 25 de maio de 2018, e será aplicada a todos os tipos de empresa dentro e fora da UE que ofereçam produtos ou serviços aos residentes da UE ou que monitorem o seu comportamento,” acrescentou Palmer. “As empresas que aderirem à conformidade não só diminuirão o risco de receber multas, mas também terão a oportunidade de oferecer experiências melhores aos seus clientes através de um gerenciamento de dados mais eficiente – e isso terá um impacto positivo tanto no índice de fidelidade dos clientes quanto na receita e na reputação da marca.”

A Veritas também divulgou hoje uma série de avanços tecnológicos importantes para ajudar as empresas na conformidade com a GDPR. Esses avanços incluem uma integração essencial entre a Classification Engine e a eDiscovery Platform , que ajudará os clientes a escanear e identificar os dados com mais rapidez através de um conjunto de políticas de classificação pré- elaboradas que garantirão que informações sensíveis ou de risco sejam adequadamente gerenciadas e protegidas. Clique aqui para saber mais sobre essa divulgação.

Para mais informações sobre como a Veritas pode ajudar a sua empresa a aderir à GDPR, acesse https://www.veritas.com/gdpr.

Metodologia

A Veritas contratou os serviços da Vanson Bourne, uma empresa independente especializada em pesquisa de mercado no setor de tecnologia, para realizar a pesquisa na qual esse estudo foi baseado.

Um total de 900 formadores de opinião corporativos foram entrevistados entre fevereiro e março nos EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Austrália, Singapura, Japão e Coreia do Sul. Os entrevistados trabalham em empresas de vários setores do mercado que empregam um mínimo de 1.000 funcionários. O principal requisito para participar da pesquisa é que as empresas mantenham algum tipo de relação comercial com a UE.

As entrevistas foram feitas online e seguiram um processo rigoroso de triagem multinível para garantir que somente os candidatos adequados participassem da pesquisa.

Sobre a Veritas Tecnologias

A Veritas Tecnologias permite às organizações de todos os portes descobrirem a verdade contida nas informações-seu ativo digital mais importante. Através da plataforma da Veritas, os clientes podem acelerar as transformações digitais e solucionar desafios prementes nas áreas de TI e de negócios, tais como gerenciamento de dados em multinuvem, proteção de dados, otimização de armazenamento, preparação para conformidade e portabilidade de workloads - sem o risco de aprisionamento tecnológico. Hoje em dia, 86% das empresas listadas na Fortune 500 utilizam as percepções sobre dados da Veritas para aumentar a sua competitividade. Saiba mais em www.veritas.com ou siga-nos no Twitter em @veritastechllc.

Declarações Prospectivas: Qualquer indicação prospectiva de planos para produtos é preliminar e todas as datas de lançamentos futuros são preliminares e podem estar sujeitas a mudanças, mediante critérios exclusivos da Veritas. Futuros lançamentos de produtos ou modificações planejadas nos recursos, funcionalidade ou características dos mesmos estarão sujeitas a avaliações constantes por parte da Veritas, podendo ou não ser implementados. Sendo assim, não podem ser considerados como compromissos firmes por parte da Veritas ou utilizados como base para decisões relacionadas a compras ou serem incorporados a nenhum contrato.

Veritas, Veritas Logo, NetBackup, Backup Exec e Enterprise Vault são marcas registradas da Veritas Tecnologias LLC ou de suas afiliadas nos EUA e em outros países. Outros nomes podem ser marcas registradas de seus respectivos proprietários.


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