Universidade Corporativa DPSP: investimento em capacitação contínua de colaboradores

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Monica Agnello

Grupo redefiniu sua base de Treinamento e Desenvolvimento para capacitar seus profissionais dentro do DNA da empresa

Uma empresa só cresce quando, além de investir em estrutura e ferramentas de trabalho, também olha para as pessoas que fazem tudo isso acontecer: os colaboradores. Essa é uma permissa que o Grupo DPSP, companhia que administra duas das maiores marcas do varejo farmácia no Brasil - Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, leva bastante a sério. Para o Grupo, o desenvolvimento dos seus profissionais e o desempenho pelo qual realizam seu trabalho é o diferencial responsável pelo sucesso da companhia. Isso significa ter colaboradores bem preparados, atuantes e com clareza de carreira e seu desenvolvimento constante.

Firmes nesta preocupação, em 2016 a DPSP criou seu próprio método de profissionalizar, capacitar e formar seus colaboradores, tudo isso pensando nas diferentes áreas que existem dentro da companhia, composta pelas equipes de Varejo, Logística e Administrativo. Para isso a empresa implementou a Universidade Corporativa DPSP, base de todos os treinamentos com cinco escolas de aperfeiçoamento profissional, estabelecidas a partir dos seus principais eixos de negócios: Liderança – para os cargos de gestão, Administração – considerando o público do corporativo, Farmacêuticos – principal ativo humano da companhia, Varejo – dedicado e formatado a realidade das equipes de loja, e Logística – voltado a operação dos Centros de Distribuição.

“A Universidade Corporativa foi implementada num momento em que a companhia, mais do que nunca, se dedicava a padronizar processos e entregar um atendimento de qualidade em todas as praças de atuação. Isso se torna um desafio ainda maior em uma empresa com 25 mil colaboradores e presença em 9 estados e DF. Nosso principal diferencial foi estruturar o que vinha sendo praticado e contar com escolas alinhadas à estratégia da empresa, ou seja, temos uma trilha para cada frente. Dessa forma atuamos em toda cadeia de valor, garantindo a continuação de programas específicos e que atendam à necessidade particular de cada público. E em outra ponta, temos nossos profissionais de Treinamento e Desenvolvimento especializados em cada segmento”, explica o Diretor de Recursos Humanos do Grupo DPSP, Felipe Zogbi.

Com conteúdo específico para cada carreira, as escolas de negócios da Universidade Corporativa do Grupo DPSP podem ser aplicadas de três maneiras diferentes: presencial, a distância e no próprio local de trabalho, tudo isso pensada para atender a um público com distintos locais de atuação, tanto em nível regional, quanto de negócio. Afinal, mais de 20 mil colaboradores trabalham em filiais. No caso dos treinamentos presenciais, a área de RH conta com espaços físicos situados dentro das lojas, que contam com uma parte interna maior e, que por esta razão, disponibilizam de uma infraestrutura semelhante a uma sala de aula tradicional, com cadeiras, projetores, lousas e computadores de apoio. Estes são os Polos de Treinamento estão localizados em 9 estados e também no DF.

ENTENDA CADA ESCOLA DE NEGÓCIOS DA COMPANHIA:

Escola de Logística

Criada para capacitar os colaboradores que trabalham nos Centros de Distribuição, com módulos práticos e dinâmicos, relacionados ao dia a dia das operações com conhecimento sobre o negócio, Metodologia dos 5S (conceitos de organização e padronização) e Segurança do Trabalho voltado aos CDs.

Escola de Varejo

Visa desenvolver e aperfeiçoar as habilidades dos colaboradores que trabalham nas lojas, é pautado no Pex (Programa de Excelência da companhia) e outros temas que possibilitam realizar o melhor atendimento aos clientes fortalecendo o desempenho das vendas.

Escola de Farmacêuticos

Desenvolvida para capacitar os Farmacêuticos da DPSP compartilhando conhecimento sobre a atuação competências técnicas. Os conteúdos contemplam Serviços Farmacêuticos, Documentos e postura nas fiscalizações, logística e oportunidades para este profissional no varejo farmacêutico.

Escola de Administração

Voltada aos colaboradores da área administrativa, tem como objetivo situá-los no cenário do mercado varejista farmacêutico, explicando o posicionamento organizacional da DPSP alinhado aos objetivos e estratégias da empresa. O currículo do curso traz matérias como “Conhecimento do negócio” e “Comunicação e Foco no Resultado”.

Escola de Liderança

Tem como objetivo desenvolver as habilidades dos gestores da DPSP possibilitando melhor gerenciamento de performance da sua equipe. Os módulos foram criados a partir da Avaliação de Desempenho. Permeiam disciplinas como “Comunicação com a Equipe”, “Gestão de Pessoas” e “Equipe de Alta Performance”.

A CARREIRA DO COLABORADOR DPSP

Uma companhia que investe em conhecimento e profissionalização também precisa oferecer oportunidades e clareza de atuação. Por esse motivo, o Grupo DPSP também possui uma Trilha de Carreira para que o colaborador possa visualizar e projetar seu caminho profissional dentro da empresa.

“A Trilha de Carreira é a essência de todo o planejamento profissional dedicado aos nossos colaboradores. A partir de diversos estudos focados nas atuações por cargo, desenhamos o trajeto que o colaborador pode seguir de modo horizontal - quando há interesse em migrar de uma área para outra – e também vertical – quando o foco é crescimento.”, explica Zogbi.

Além da Universidade Corporativa – que traz as 5 escolas de negócios - e da Trilha de Carreira, a companhia também oferece aos funcionários o PEC – Programa de Educação Continuada, cursos livres com temas diversos e que contribuem para a carreira de modo geral, como Senso de Dono, Gestão do Tempo, Foco no Resultado, Competências DPSP, com inscrições voluntárias para todas as áreas da empresa

“Este programa foi lançado em 2017 e já temos alguns resultados. Foram 42 cursos abertos, aplicado na Matriz, CDs e Lojas, com o alcance de 592 funcionários treinados”, destaca Felipe.

“Antes da Universidade Corporativa, nossos treinamentos eram diversos e em formato de palestras, com alto volume de treinados, porém não tínhamos garantia de eficácia. Após a implantação, a Universidade nos trouxe maior controle de qualidade e também de mensuração. Com as Avaliações de Satisfação e Eficácia, por exemplo, reduzimos a quantidade de colaboradores em sala, a fim de garantir maior absorção de conteúdo, com treinamentos alinhados a necessidade.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros