Brasil,

A influência das marcas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Léo César
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

- Por Patricia Cotti*

O termo branding pode ser traduzido de maneira livre como “o ato de marcar o gado”, forma existente de diferenciar rebanhos e origens. Considere, como exemplo, a existência de dois fazendeiros, criadores de gado, vizinhos com negócios e clientes similares. A harmonia entre os dois coexiste até que o gado de um deles resolva atravessar a cerca ou que algum resolva competir pelo mesmo cliente final. Instala-se, assim, a confusão.

Há mais de dois mil anos, gregos e romanos passaram a identificar seus produtos com a “marca”. Os gados são marcados com ferro quente para que se diferenciem e para que se saiba quem são os seus verdadeiros donos. Cada proprietário cria um sinal original para marcá-los, indicando que aquele produto lhe pertence, independentemente do lado da cerca. Quem vê de fora, a marcação demonstra o cuidado daquele proprietário para com o seu animal, com consequente indicação de qualidade superior.

Com a evolução dos tempos e o crescimento do mercado, esta marcação, até então caseira, passa a significar algo ainda mais complexo, detentor de valor de mercado pela indicação da confiança do cliente e possível fidelidade (resultados). De uma maneira simplista, tomando por base a definição da American Marketing Association, a marca pode ser entendida como todo “nome, termo, design, símbolo ou qualquer outra característica que identifique o produto ou serviço como distinto”.

E é esta distinção, de maneira explícita, que é capaz de gerar confiança, renúncia, fidelidade e, por muitas vezes, alterar a qualidade de produtos até então estabelecidos (qualidade aqui entendida como valor percebido, independentemente das características físicas ali existentes).

De acordo com o escritor e professor Kevin Lane, Keller, os consumidores reagem mais favoravelmente ao produto a partir do momento que conhecem e identificam a marca. Este efeito diferencial no consumidor ocorre a nível cognitivo, afetivo e comportamental.

A grande pergunta que se faz é: o quanto a marca pode influenciar no processo de decisão? Será ela, a marca, capaz de criar um vínculo emocional tão grande a ponto de reduzir a procura de informação ou a avaliação de alternativas, de maneira cega? As experiências demonstram que sim.

Contudo, não podemos deixar de lembrar que “trabalhar a marca” é gerar constantemente expectativas. Expectativas estas que também se alteram no tempo. Como já afirmava o naturalista inglês Charles Darwin, responsável por formular a teoria da evolução das espécies, quem quiser se manter vivo precisa evoluir. E no contexto do mercado, tal premissa se aplica perfeitamente.

*Patricia Cotti é diretora vogal do Instituto Brasileiro de Executivos e Mercado de Consumo (IBEVAR) e diretora de conteúdo da Academia de Varejo


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar