Brasil, 12 de Dezembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

As duas facetas das mídias virtuais de reclamação

Aspectos jurídicos das mídias virtuais de reclamação nas relações de consumo.

As "mídias virtuais de reclamação" são todos os sites, blogs de comunicação e páginas especializadas em redes sociais que publicam queixas, reclamações e críticas dos consumidores sobre produtos e serviços adquiridos. Nesse sentido, são integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, atuando, portanto, na defesa dos interesses dos consumidores.

Ocorre que essas mídias também atuam como agentes econômicos, pois exploram o mercado de consumo, por meio da coleta, organização e guarda de informações comportamentais sobre consumidores e empresas.

Os titulares dessas mídias – sociedades empresárias em sua grande maioria – atuam no mercado de consumo, simultaneamente, como bancos de dados de consumo e provedores de conteúdo . Esta qualificação exige a observância de normas fixadas nos arts. 43 e 44 do CDC, além das regras específicas contidas no Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014). Dessa forma, é possível concluir que os conteúdos gerados pelos consumidores e, também, pela própria mídia, devem observar uma série de deveres legais. Entre eles, destaca-se, a observância da clareza, objetividade e veracidade das informações, a vedação de inclusão de conteúdos excessivos e sensíveis, e, finalmente, a obrigação de notificação prévia das empresas mencionadas pelos consumidores, justamente para assegurar o exercício do contraditório e do direito de resposta, para, entre outros objetivos, permitir a exclusão de conteúdos ilícitos e abusivos.

Diante deste cenário, as empresas que atuam no mercado de consumo devem desenvolver estratégias jurídicas (judiciais e extrajudiciais) para controlar a atuação dessas mídias quando essa atuação for imoderada, permitindo, assim, um diálogo mais eficiente e sadio com os consumidores, garantindo a plena harmonização do mercado de consumo.

Em http://brunnogiancoli.com.br/muito-mais-do-que-como-e-onde-reclamar-de-uma-empresa, Brunno Giancoli explica melhor sobre o assunto e apresenta jurisprudência para embasar este entendimento.

Website: http://brunnogiancoli.com.br

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::