Brasil,

Líder, é hora de refletir sobre sua produtividade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Danielle Keslarek
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

- Por Ricardo Resstel*


Você conhece alguém que gosta de estar ocupado? Alguém que simplesmente ama a sensação de completar uma lista de tarefas? Conheço pessoas que, inconscientemente, determinam seu valor por quantas coisas realizam durante o dia ou quantos papeis conseguem assumir. Mas, conversando com elas, fica claro que estar ocupado é bem diferente de ser produtivo. De fato, a maioria delas se sente pouco produtivo.

Como John Maxwell afirma, seu sucesso está em sua agenda diária e identificar quais responsabilidades assumir faz toda a diferença no seu crescimento. Nesse fim de ano quero que você reavalie suas responsabilidades para que você construa um 2018 muito mais produtivo que 2017.

Então, pegue papel e caneta que nós vamos juntos definir o que deve e o que não deve estar em sua lista de responsabilidades.

Quais responsabilidades assumi?

A primeira coisa que você precisa identificar são as responsabilidades que você assumiu. Algumas são muito óbvias, como por exemplo a de ser pai ou cônjuge, outras podem passar despercebidas. Há coisas que você simplesmente abraça de forma não intencional, como assumir a carga de trabalho de um colega ou dar suporte emocional para alguém.

Essas são responsabilidades que se acumulam e acabam por drenar sua energia e paixão pelos seus objetivos. Você as assume com a intenção de ajudar, mas muitas vezes isso se torna mais um obstáculo que, de fato, uma ajuda. Liste, então, todas as suas responsabilidades: desde levar o lixo para fora até serviços voluntários. Coloque tudo na lista.

Sugiro que você escreva essa lista e comece a identificar quais são as coisas importantes e quais são as coisas não tão importantes. Marque, então, tudo aquilo que você NÃO TEM que fazer caso você não queira. Isso irá ajudá-lo a priorizar, o que nos leva a próxima pergunta.

Que responsabilidades outra pessoa poderia ter assumido?

Agora é o ponto chave dessa história. Retorne aos itens que você marcou e dê uma boa lida neles. Quais pontos poderiam ser realizados por uma pessoa que tem mais tempo, mais habilidade ou conhecimento para executá-las? Ou seja, quais responsabilidades deveriam estar nas mãos de outras pessoas?

Quando você identificar esses itens, sublinhe-os. Repasse a lista mais de uma vez, certamente você encontrará novos itens que deveriam estar fora da sua lista e que não só poderiam, mas deveriam estar sendo realizados por outras pessoas mais indicadas para o serviço.

No final das contas, nada disso adiantará se você não fizer nada na prática. Encontre pessoas para assumirem as responsabilidades sublinhadas. Embora isso seja um alívio para você, para outros pode significar crescimento em direção a novas responsabilidades.

Se você está preocupado em parecer preguiçoso por repassar tantos itens, fique tranquilo. Ao abrir espaço em sua agenda, passando adiante as ações menos importantes, você se verá disponível para assumir as responsabilidades que realmente te levarão em direção aos seus objetivos. É nesse momento que você, de fato, se torna produtivo. Comece esse exercício hoje e prepare o terreno para um 2018 muito mais produtivo.

*Ricardo Resstel é Coach e palestrante com mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de equipes, especialista em liderança e membro licenciado do John Maxwell Team – a mais relevante equipe de formação de líderes do mundo. www.ricardoresstel.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar