Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Reposicionamento de marca: a arte de unir o propósito às necessidades do mercado

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vanessa Denardi
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A importância de identificar o momento correto para o reposicionamento de marca

Por Maurício Gasperini*

Quando é preciso reposicionar uma marca no mercado? Ou qual é o momento ideal? Questões como essas surgem quando existe a clara percepção de que é necessário trabalhar a imagem e chega-se à conclusão de que para o crescimento a mudança é inevitável.

Além dos fatores intrínsecos à necessidade de reposicionamento, como ocorrências relacionadas à lucratividade e alterações na estrutura interna da organização, chamo a atenção para a importância sobre o olhar para as tendências de mercado.

O gestor à frente da área de marketing deve, preferencialmente, encabeçar um processo como esse que visa revigorar a imagem da marca e renovar sua identidade aos olhos de toda a sua cadeia de relacionamento.

É essencial que a trajetória seja dirigida por um estudo específico de branding, que compreende um compromisso assumido pela organização com clientes e colaboradores, considerando os aspectos que permeiam as relações diretas com esses públicos como fundamentais ao desenvolvimento adequado a atividade econômica da empresa.

Para dar início ao reposicionamento é preciso conhecer muito bem o posicionamento atual e os motivos que levam à essa necessidade de se reinventar. Frente a isso, todo o caminho que se seguirá deve ser transmitido por meio de campanhas bem estruturadas e direcionadas de comunicação e marketing. O diálogo que se estabelece a partir daí é primordial para o sucesso. Lê-se e entende-se diálogo como uma via dupla, de troca sólidas de informações e relacionamento, além das crenças e objetivos de existência (vida).

Muitas vezes, o reposicionamento é capaz de corrigir falhas, acertar caminhos e diretrizes, além da melhor adaptação ao mercado que traz quase que imediatamente resultados na cultura organizacional.

Quando se trata de uma marca sólida, é preciso ter maestria no jogo de pesos e medidas. Isto é, o cuidado em manter a tradição é imprescindível. Trata-se de construir pontes onde a tradição desempenha fundamental papel na credibilidade para o futuro.

Por isso, as nuances que se apresentam no decorrer do processo de reposicionamento devem ser consideradas com tamanha seriedade. O objetivo aqui é manter a lealdade do público-alvo e conquistar clientes, novos mercados e relacionamentos perenes com canais que compartilhem do mesmo propósito de existência da organização.

*Maurício Gasperini é gerente executivo da Vedacit e está à frente do estudo e processo de reposicionamento da marca no mercado. Sua especialidade é direcionar as empresas por meio da inovação, trabalhando o propósito e transformando a visibilidade e as relações das marcas.

Além de formação em universidades com índices de excelência, possui especialização em Marketing e Branding pela Brand Learning UK e MBA em Administração de Empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas)e Marketing Digital pela FIA/USP

Website: http://www.vedacit.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar