Logo
Imprimir esta página

As vantagens de uma organização contábil voltada para o meio ambiente

As vantagens de uma organização contábil voltada para o meio ambiente

Por Adão Lopes

Preocupar-se com o meio ambiente, criando ações ecológicas para as empresas se tornou algo comum hoje em dia. Na verdade chega a ser quase obrigatório que a maioria das empresas direcione alguma ação para essa causa. Isso porque o mindset geral se voltou para o cuidado com o planeta e o futuro do ser humano como um todo.

Entretanto, em princípio não era assim. A maioria das empresas fazia ações sócias ambientais apenas para poder dizer isso ao mercado, através do marketing. A real preocupação tomou lugar quando novos gestores, realmente engajados com a causa, começaram a assumir posições de liderança. As ações sócio ambientais ganharam força, mas ainda se caracterizavam por algo extra no cotidiano da empresa.

Demorou um pouco até que se percebesse que ações simples de gestão de recursos podiam fazer muito pelo meio ambiente, e além de trazer benefícios para o todo, também ajudava a empresa em uma gestão contábil melhor. Somente há pouco tempo isso tem se popularizado, mas já é uma tendência, pois tem justificativa direta e simples para os stakeholders.

A contabilidade ambiental é basicamente uma nova área contábil. Pode ser definida como a ramificação da ciência contábil que se ocupada de classificar corretamente os eventos de cunho ambiental das empresas, segregando as informações de natureza operacional e ambiental e, a partir daí, gerar informações úteis e qualificadas para os usuários da parte gestora. Para entendê-la é preciso considerar alguns aspectos:

• Despesa ambiental – o que é consumido pela área administrativa da empresa.

• Custo ambiental – essas são as ações mais comuns de proteção ao meio ambiente, são as ações diretas e conscientes da empresa para colaborar com a causa de proteção ambiental.

• Perdas ambientais – é tudo aquilo que não terá retorno para a empresa, muito ligado a acidentes e questões imprevisíveis.

• Receita ambiental - tudo que estão ligados a prestação de serviços da área de gestão ambiental. Esse é um dos pontos chave, pois é aqui que se identificam pontos que proporcionam economia e que gera receita para a empresa através do que se economiza. Água, energia, uso de reciclados, é aqui que ele entram.

• Ativo ambiental - são bens e direitos que possuam capacidade de geração de benefício futuro e que estão ligados à preservação ambiental.

• Passivo ambiental - valores que serão sacrificados pela empresa para preservar ou proteger o meio ambiente, decorrentes de ações planejadas ou ainda de condutas inadequadas da empresa.

Estando atento a esses pontos é possível encontrar vazamentos de receita, gerenciar melhor as ações conscientes de preocupação ambiental e retirar lucro, não de uma campanha de marketing que diz que a empresa “é verde”, mas de melhorias reais e realmente engajadas.

Através da contabilidade ambiental se poderá ter uma noção muito maior da mutação patrimonial que envolve ações de cuidado ambiental. Além de melhorar o funcionamento interno e potencializar ações externas, é possível mostrar resultados mais palpáveis e que são reconhecidos como valor pelo mercado.

Desperdício é contido e corrigido, sobretudo com água e luz; ações ativas são mais bem planejadas; transparência com o mercado consumidor; são algumas das vantagens internas para a empresa. Para o planeta há melhorias incontáveis.

Esse é o verdadeiro desenvolvimento sustentável, pois possibilita planejar as ações empresariais e crescer de forma a menos agredir o meio ambiente e a lucrar com isso, tornando a empresa um processo que não combate o ambiente, mas o nutre em retorno, o que realmente é a chave da sustentabilidade.

Adão Lopes é mestre em tecnologia e negócios eletrônicos e CEO da VARITUS BRASIL.

Sobre a VARITUS Brasil: www.varitus.com.br / (19) 9544 2329

Empresa no setor de tecnologia da informação, a Varitus Brasil possui ferramenta exclusiva para emissão, recuperação e armazenamento de arquivos digitais de acordo com as regras do Fisco, para pequenas, médias e grandes empresas das áreas públicas e privadas. Entre os principais serviços estão emissão de NF, NF-e, gestão de CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), MDF-e (Manifesto de Documentos Fiscais) e GED (Estão Eletrônica de Documentos) incluindo a guarda física.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto