Brasil,

Black Friday: Guia com as melhores práticas para uma compra segura na internet

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Por Marco Ribeiro

Smartphones, geladeiras, fogões, roupas e calçados estão entre os produtos mais desejados na lista de compras dos brasileiros na Black Friday deste ano.

Entretanto, antes de adquirir estes e outros itens via internet durante a ação promocional, vale ficar atento nas dicas de compra segura na web, que contempla toda a jornada de compra do consumidor, e vai desde a busca por informações do site que oferece o preço mais vantajoso, até a efetivação da compra com a solicitação dos dados pessoais do comprador. Independente do estágio da aquisição, é necessário que haja o cuidado em identificar se as lojas virtuais oferecem produto reais, se existem históricos, reputações positivas na internet, e se é oferecido recursos suficientes para uma transação segura na rede.

Tais medidas são importantes para evitar a atuação de fraudadores e criminosos virtuais que visam tirar benefícios do consumidor com o desvio de informações, prejudicando a relação comercial entre cliente e empresa.

Vamos às dicas:

Passo 1 – A Black Friday chegou. Como proteger o meu dispositivo de vírus?

Seja um computador, um tablet ou um smartphone, um bom começo para garantir a segurança do consumidor é ter a certeza de que o aparelho conta com a proteção adequada, como softwares de antivírus e antimalwares. Para ambos, é possível encontrar aplicações gratuitas ou pagas, que atendem de acordo com a necessidade de proteção do usuário.

Passo 2 – Como aproveitar as promoções da Black Friday com segurança?

Antes de fazer a compra, é fundamental colocar em prática a famosa expressão "dar um Google" para checar informações sobre o site. Consultar CNPJ, páginas com referências ou canais de contato são boas medidas preventivas a fim de conhecer a procedência do e-commerce. Para quem não sabe, o Procon-SP tem uma lista de sites de compras não confiáveis a serem evitados pelo comprador. Na relação contém empresas que possuem irregularidades frente à prática do comércio eletrônico, principalmente por falta de entrega dos produtos. Outra fonte de informações é o e-bit, que possui informações sobre o ranking de lojas e o setor.

Passo 3 – Abrir ou não abrir promoções tentadoras recebidas por e-mail?

Não abra. Neste período circulam muitos e-mails falsos, os conhecidos phishings, que carregam links para websites fraudados e ofertas inacreditáveis. Estes links podem comprometer seu computador e roubar seus dados como e-mail, senha, número de cartão de crédito e outros dados dentro de um ambiente "falso", simulando o site real. Se ficou interessado pela promoção, é melhor acessar direto o site da loja que você recebeu o e-mail. É mais seguro.

Passo 4 – Não quero perder as ofertas da Black Friday. Devo acessar o site em casa ou no trabalho?

Se as políticas de uso de Internet de sua empresa autorizam o acesso a sites de e-commerce, e se o seu computador doméstico está bem configurado, então sob o aspecto de segurança, tanto faz. Sabemos do dinamismo das promoções da Black Friday. Em muitos casos não dá para esperar pela compra do produto só quando chegar em casa. Independente de onde estiver, faça uma dupla checagem sobre o site que visita com um segundo dispositivo conectado em uma rede distinta, como por exemplo o 4G do celular, e garanta que a oferta é real e que sua conexão não está comprometida.

Passo 5 - O que esperar de um computador doméstico bem configurado

Não utilize seu computador pessoal no modo de administrador ou super usuário. Segregue as funções adequadamente (usuário comum e administrador). Mantenha o sistema operacional (Windows, Linux, MacOs, Android, iOS, etc) atualizado, segundo recomendação do fabricante. Não faça download de software pirata, sem licença, seja proveniente de um DVD vendido nas ruas ou download da internet. Mantenha seus sistemas de proteção como antivírus, antimalware, entre outros, atualizado e funcional. E quando estiver fora de casa, cuidado com as redes WIFI e procure utilizar um serviço de VPN confiável para evitar trafegar dados por uma rede aberta.

Passo 6 – Gostei. Vou comprar, mas antes o site pede o meu cadastro. E agora?

Nesta etapa de conclusão da compra, é comum o site pedir a criação de senhas de acesso. Não crie um mesmo código para o uso de diversos serviços, como e-mail, redes sociais, sites de interesse pessoal ou profissional, bancos e e-commerce. Seja criativo na hora de fazer as senhas, diferenciando-as para cada serviço utilizado. E, para não se perder entre tantas senhas, é recomendado o uso de um cofre de senhas, que ajuda muito na organização deste processo e ainda conta com mecanismos de segurança e criptografia adequados. Nada de salvar a senha no bloco de notas!

Por fim, de nada adianta o consumidor munir-se com todo aparato e informações sobre segurança digital se a empresa não dá a retaguarda necessária de segurança na mesma medida que garante a alta disponibilidade de seus sistemas. Para isso, é preciso investir na proteção da infraestrutura tecnológica, com o uso de proteções de DNS, ataques de DDOS, replicação de sites e conteúdo, balanceadores de carga, e aceleradores.

Tudo para não perder as boas oportunidades da sexta-feira mais rentável do ano!

*Marco Ribeiro é professor de Segurança da Informação na FIA e sócio-diretor da área de CyberSecurity na consultoria global Protiviti, especializada em Gestão de Riscos, Auditoria Interna, Compliance, Gestão da Ética, Prevenção à Fraude e Gestão da Segurança.

Sobre a Protiviti (www.protiviti.com)

A Protiviti é uma empresa global de consultoria que ajuda empresas a resolverem problemas em finanças, tecnologia, operações, governança, risco e auditoria interna. A companhia presta serviços para mais de 60% das empresas da Fortune 1000® e 35% da Fortune Global 500®.

A Protiviti e suas firmas-membro independentes prestam serviços aos clientes por meio de uma rede de mais de 70 escritórios em mais de 20 países, contando com mais de 4.500 profissionais em todo o mundo. No Brasil ela está presente desde 2006. A empresa também trabalha para agências governamentais e empresas de menor porte e/ou em fase de crescimento, incluindo aquelas que têm por objetivo fazer a abertura de capital.

Presente na classificação 57 da lista de 2016 da Fortune – 100 Melhores Empresas para Trabalhar®, a Protiviti é reconhecida em seu segmento entre as "Melhores Empresas para Trabalhar". A empresa é uma subsidiária integral da Robert Half (NYSE: RHI). Fundada em 1948, a Robert Half é membro do índice S&P 500 e foi nomeada para Fortune® na lista "Empresas Mais Admiradas do Mundo" da revista entre 1998-2016.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar