Empresas adotam certificações como estratégia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Douglas Mota

Para melhorar padrão do mercado e diferenciar-se dos concorrentes, organizações investem em gestão para conseguir selos nacionais e internacionais

Além de satisfazer as expectativas do mercado, a conquista de certificações por parte das empresas impõe novos padrões de qualidade. Seja por acreditações governamentais, de consultorias ou de entidades privadas representativas, selar a qualidade e a gestão de produtos e serviços eleva o nível da organização perante a concorrência e ajuda a construir uma imagem melhor na sociedade. A segurança e credibilidade transmitida aos clientes e fornecedores acaba gerando valor ao negócio.

Autorregulamentação na administração condominial para impulsionar mercado

Empresa líder nacional no segmento de administração condominial, a Apsa recebeu em 2015, junto com o seu lançamento, o selo Procondo, válido para todo o estado do Rio de Janeiro. Trata-se do Programa de Autorregulamentação da Atividade de Administração Condominial, iniciativa que tem apoio da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi) e é atestada pela Bureau Veritas, a maior empresa de avaliação e conformidade e certificação do mundo.

“Para uma regulamentação ser bem feita, ela deve ser realizada por quem entende do assunto. Por isso, optamos por uma iniciativa como o Procondo, que é uma autorregulação do próprio setor de administração condominial. Dessa forma, conseguimos propor a melhor regulação possível, aquela que, de fato, determina o que é uma administradora e o que ela deve ter para ser confiável e proteger o cliente final”, pontua Fernando Schneider, diretor superintendente da APSA.

Para receber o selo, a administradora precisa passar por uma rigorosa auditoria, que inclui 150 itens relacionados às áreas de finanças, jurídica e gestão de pessoas. E, para refinar as candidatas, a seleção possui algumas premissas básicas, como ter mais de cinco anos de atuação, ter capital social mínimo de R$ 200 mil, além de não ter a ficha positivada em bancos de dados cadastrais ou títulos protestados. Os sócios também não podem responder a processos criminais ligados a crimes contra o patrimônio e a fé e/ou a administração pública.

Nosso trabalho no fim das contas é fazer com que as pessoas vivam bem. Ele envolve atividades importantes de relacionamento com diversos tipos de clientes, quando estes estão diante de situações importantes que envolvem as suas moradias, suas famílias. Em outras situações envolve retenção e recolhimento de impostos, pagamento de contas , um trabalho técnico pesado e que se não for bem feito gera riscos para os condomínios”, destaca Schneider, que fala do pioneirismo da Apsa na certificação: “Ser certificada por um programa como o Procondo é mais do que obrigação da empresa. Temos que puxar as inovações e defender o mercado.

Esse é o papel do líder do setor”.

Selo de rigorosa associação americana reconhece tecnologia brasileira

No campo científico, uma das principais certificações que reconhece as melhores práticas e técnicas em terapia celular é concedida pela Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB). A Cryopraxis está entre as quatro empresas do Brasil que possuem a acreditação internacional da AABB. O maior banco de armazenamento de células-tronco de sangue de cordão umbilical do país teve o registro bienal renovado pela quinta vez consecutiva neste ano. As auditorias são conduzidas por profissionais treinados e especializados, contribuindo para a evolução da qualidade do serviço prestado aos clientes.

Essa certificação garante que o material armazenado pela empresa pode ser utilizado em centros de transplantes internacionais. “Ser acreditado pela AABB reforça nosso alto padrão de qualidade e a dedicação que temos em prestar este serviço com excelência. Também reforça a confiança de nossos clientes no trabalho que fazemos. Eles confiam a nós a responsabilidade de cuidar e zelar pelas células-tronco de seus filhos e precisam ter a certeza de que estamos muito bem preparados para isso", destaca a gerente de Garantia da Qualidade da Cryopraxis, Isadora Garcia.

Construir com excelência em gestão e respeito ao meio ambiente

Desde 2005, a Lafem Engenharia é certificada com o selo ISO 9001 pelo Bureau Veritas Certification, empresa líder mundial em Testes, Inspeções e Certificações (TIC). O selo é um padrão internacional relacionado à gestão de qualidade e se aplica aos mais diversos setores e atividades. A certificação é renovada anualmente mediante auditorias.

O selo baseia-se em oito princípios de qualidade: foco no cliente, liderança, envolvimento do pessoal, abordagem de processos, abordagem de sistemas, melhoria contínua, processo decisório baseado em fatos e relação com fornecedores benéficas para ambas as partes. Na Lafem, além de visitar a sede da empresa, o Bureau Veritas também verifica algumas obras em andamento para avaliação. Mundialmente conhecido, o selo ISO 9001 é uma exigência do mercado.

“Muito mais do que o fato de ser uma certificação exigida pela grande maioria dos contratantes, a exigência interna em relação aos procedimentos e modelos de gestão, bem como os controles e os sistemas de qualidade, fazem com que a empresa esteja sempre buscando a otimização de sua operação”, diz o diretor comercial da Lafem Paulo Renato Paquet.

Além do ISO, a empresa participa do Green Building Council Brasil e tem algumas de suas obras certificadas com o selo LEED, principal plataforma utilizada para avaliar o desempenho ambiental de edificações. “A busca pelas certificações é muito importante, pois demonstra nosso engajamento na melhoria dos processos construtivos objetivando a sustentabilidade, bem como nossa preocupação com o meio ambiente”, afirma Paulo Renato.