Brasil, 18 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Detran.SP e Fiat Chrysler FCA firmam parceria para localizar veículos com necessidade de recall

  • Escrito por  Assessoria de Comunicação Detran.SP
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Seguros
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Convênio para cruzamento entre as bases de dados vai tornar ação mais eficiente; alerta será enviado por carta para o atual proprietário e via push em celulares

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) e a fabricante Fiat Chrysler FCA firmaram nesta terça-feira (14/11) um convênio para localizar e convocar proprietários de veículos com necessidade de recall no Estado de São Paulo. O acordo, formalizado na sede do departamento em São Paulo, prevê o compartilhamento de dados para tornar essas ações mais eficientes.

Para que isso ocorra, os números dos chassis de veículos da empresa relacionados em recalls serão cruzados com a base do Detran.SP, que identificará quais deles estão registrados no Estado, quem são os atuais proprietários e seus respectivos endereços.  

É o segundo acordo para recalls firmado entre o departamento e uma montadora: o anterior —o primeiro do tipo no país— foi com a Honda em julho passado.

Segundo o diretor-presidente do Detran.SP, Maxwell Vieira, a ideia de realizar convênios surgiu a partir da informação de que, de acordo com as fabricantes, existe baixa adesão dos proprietários aos recalls. “Com os acordos, governo e iniciativa privada se juntam para melhorar a eficácia dos recalls e contribuir para termos um trânsito mais seguro, humano e cidadão. Nossa preocupação é com a segurança das pessoas. Queremos salvar vidas no trânsito”, diz Vieira.     

Os proprietários serão avisados de duas formas sobre a necessidade de reparo dos itens de segurança: cartas enviadas pela Fiat e push (mensagem) no aplicativo do Detran.SP.

Para receber os alertas via push, o cidadão precisa ter o aplicativo do Detran.SP em seu smartphone ou tablet. O Departamento de Trânsito oferece três apps gratuitos, com diversas funcionalidades, como: solicitar 2ª via da CNH e acompanhar a emissão do documento; consultar multas do próprio veículo e débitos de veículos de terceiros; treinar para a prova teórica; além do jogo educativo do Clube do Bem-te-vi. Eles estão disponíveis para download nas plataformas Android e iOS.

Mais do que um direito do consumidor, o recall é uma medida preventiva de segurança. No Brasil, segundo o Ministério da Justiça, os veículos são o principal produto submetido a recall. Em 2016, foram realizados 105 recalls de automóveis, 10 de motocicletas e 2 de caminhões, totalizando mais de 1,6 milhão de unidades.

DETRAN.SP:

O Detran.SP é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão. Para obter mais informações sobre o papel do Detran.SP, clique neste link: http://bit.ly/2ptdw0r

INFORMAÇÕES AO CIDADÃO:
Portal – www.detran.sp.gov.br
Disque Detran.SP – Capital e municípios com DDD 11: 3322–3333. Demais localidades: 0300–101–3333. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Fale com o Detran.SP e Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões) – Acesso pelo portal, na área de "Atendimento".

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::