Logo
Imprimir esta página

Rede de franquia de propaganda em saco de pão utiliza chatbot para alavancar as vendas e fortalecer os serviços

Capaz de negociar como um ser humano, rede PremiaPão Franchising utiliza desta ferramenta para aumentar a interação com os internautas, identificando as necessidades e apontando soluções

Ao acessar uma página de alguma marca com certeza, pelo menos uma vez, você já se deparou com o chatbot, ferramenta queridinha do momento para as marcas que querem estar em evidência no mercado.

A palavra chatbot é uma derivação do termo bot – palavra robô em inglês – que em tradução livre significa robô que fala. Esse programa de computador tem a capacidade de simular uma conversa, com regras e fluxos de respostas. Através de inteligência artificial essa ferramenta possibilita uma interação como se fossem pessoas de verdade, através de respostas automáticas aos questionamentos simples, auxiliando o internauta a encontrar informações e sanar dúvidas.

De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), cerca de 73% dos consumidores preferem entrar em contato com uma empresa por meio de um chat inteligente.

Com essa tendência em alta, a PremiaPão Franchising – rede de publicidade em saco de pão – passou adotar, em maio de 2017, esse serviço para otimizar os resultados com os seus clientes e interessados em saber um pouco mais desta franquia barata e lucrativa no mercado.

“Optamos por essa ferramenta por ela permitir agilidade no atendimento da pessoa através do uso de palavras-chave. Isso é muito importante, principalmente quando não há funcionários disponíveis naquele momento. E por vezes, somente com o chatbot, a pessoa interessada já consegue obter a resposta ou o material que estava buscando”, explica Raphael Mattos, diretor executivo da PremiaPão.

Rede Social em evidência

Essa inteligência artificial ganhou mais força quando em 2016 o Facebook aderiu essa funcionalidade para a rede social no Brasil, ganhando assim a popularização do termo chatbot.

É o caso da PremiaPão, que utiliza desse recurso em seu perfil no Facebook. O chat interage até certo ponto através do uso de palavras-chave, ou seja, o usuário escreve a palavra, o chatbot identifica e responde com respostas padrões, o que acredita ser necessário. Mattos cita como exemplo, no caso da palavra sorteio, se o internauta escrever essa palavra no chat a resposta será encaminhada para a aba de cadastro de prêmios. “Então, em alguns casos, a pessoa já consegue a resposta que está buscando. Caso não consiga, ele irá receber uma mensagem que naquele momento não há uma pessoa para atender”, diz.

Otimização no atendimento

A grande vantagem dessa ferramenta é a naturalidade de interação. Vale destacar, que quanto mais bem formatada, mais próxima da realidade ficará. É como se estivesse realmente batendo um papo com o computador.

Mattos pontua que o uso de chatbot na empresa otimizou o atendimento porque muitos pontos se resolveram ou foram adiantados somente com essa ferramenta. O que proporciona, diretamente, um resultado de resposta mais ágil. A PremiaPão registrou um aumento de 10% do atendimento sendo automatizado. A expectativa é crescer ainda mais para, pelo menos, 30%.

“Logo no primeiro mês de implantação percebemos um bom retorno através dessa ferramenta. Depois que o robô foi configurado, os resultados começaram a aparecer de imediato”, revela.

São diversos os assuntos abordados pelos consumidores, entre eles apresentação do modelo de negócio de franquia barata e lucrativa a resultados de premiações.

Por trás da telinha

Para verificar se tudo está funcionando como o esperado, é claro que é necessário contar com a presença física de um funcionário. Raphael salienta que normalmente há sempre um colaborador do marketing que acompanha a resposta para certificar que a pessoa interessada encontrou a resposta que buscava. Essa pessoa fica incumbida de responder as conversas que foram iniciadas pelo chatbot e por algum motivo o robô não conseguiu tirar a dúvida do cliente, tudo isso para garantir ainda mais clareza nas respostas.

“Esse recurso é muito útil, pois adianta uma resposta e não deixa a pessoa à espera de uma mensagem, já que recebemos mensagens à noite, nos finais de semana, e no horário comercial, ou seja, não temos como nos dedicar integralmente a isso. Além disso, o fato do chat utilizar o nome da pessoa já torna o processo mais íntimo e real”, avalia o empresário.

Por que uma marca deve investir nesse tipo de interação?

Muitos ainda têm dúvida se deve ou não investir neste tipo de ferramenta para sua empresa. Como o uso de aplicativos de bate-papo é usado diariamente por milhares de consumidores o uso deste serviço é muito vantajoso por possibilitar que uma empresa venda seus produtos ou até mesmo ofereça seus serviços com este recurso simples e rápido.

Outro ponto positivo é que esse “robô” é configurado para entender e responder as perguntas mais frequentes dos usuários através de um banco de respostas ilimitado, sem a necessidade de contar, necessariamente, com a ajuda de humanos e suporte presencial em todo o momento, funcionando assim 24 horas por dia, prometendo fortalecer a confiança entre os usuários e a rede de franquias.

“Nós, da PremiaPão, queremos estar por dentro e acompanhamos toda essa tendência de tecnologia que aproxima ainda mais a rede com nossos clientes. Vale muito à pena investir nesse recurso, devido o poder de alcance que essa ferramenta permite”, conclui o diretor executivo.

Sobre a PremiaPão Franchising

O modelo de negócio PremiaPão, que está inserido no mercado de publicidade em sacos de pão, passou a ser indicado no seleto grupo das melhores microfranquias para se investir em 2015. É um negócio acessível para quem busca baixo investimento e nenhum capital de giro, além de ser home based e ausente de custo operacional. Tem por objetivo divulgar marcas e produtos diretamente ao público-alvo, sem desperdícios, de forma inovadora e impactante. A empresa decidiu assumir uma grande responsabilidade com o meio ambiente. Seu produto de eco-mídia promove o combate ao desperdício e poluição de sacos plásticos e outros materiais de mídia não biodegradáveis. Ainda mais, o maior compromisso com a sustentabilidade vem com a iniciativa de plantar uma árvore nativa para cada produção fornecida aos seus franqueados. Um modelo de negócio sustentável em todos os aspectos, pois capacita e beneficia o franqueado, seus anunciantes, o cliente final e a natureza. Saiba mais: http://www.premiapao.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto