Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Corretora de seguros identifica riscos ambientais em empresas de diferentes segmentos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Cobertura / Imagem: Freeimages.com
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Corretora de seguros identifica riscos ambientais em empresas de diferentes segmentos

Empresa indica o melhor seguro de acordo com a atividade de produção

A legislação brasileira tem evoluído nas questões de penalidade e indenizações com relação a disposição de riscos ambientais. Empresas com potencial de gerar danos estão sujeitas a punições severas e obrigações perante a lei brasileira. Além da responsabilidade jurídica, as mudanças climáticas, como fortes chuvas e tempestades, também podem gerar crises ambientais como rompimentos de barragens, danos em instalações e até incêndios.

Considerando esses fatores, foi criado o Seguro de Riscos Ambientais, produto que tem como objetivo cobrir potenciais danos ao meio ambiente, a terceiros ou às próprias unidades do cliente. É um seguro voltado para atividades de produção, logo não atende ao governo, por este não ser um agente causador.

Muitas empresas desconhecem os riscos que a sua atividade pode gerar ao meio ambiente, por isso, necessita de suporte para identificar os riscos de seu segmento. A TRR possui uma área de engenharia que vai até a unidade, faz o trabalho de identificação de riscos, mapeia os danos e os principais focos de potenciais ocorrências. Desta forma, indica ao cliente a cobertura ideal de acordo com a sua atividade.

Existem várias coberturas especializadas como, por exemplo, em caso de vazamento de um produto químico em uma fábrica, precisa ser realizada a limpeza do local, conhecida como clean-up. Para solucionar o acidente, é necessário fazer um estudo de impacto ambiental e, muitas vezes, paralisar a unidade para restaurar a área contaminada. O seguro, nessa ocasião, cobre todos os custos, desde o déficit gerado pela parada da produção industrial, até potenciais danos físicos.

O Seguro de Riscos Ambientais também cobre danos à titularidade difusa ou coletiva. Isso significa que o produto oferece cobertura para acidentes que impactam propriedades da comunidade, como os rios, que não pertencem a uma empresa específica. Por exemplo, se o produto ou a atividade de uma indústria contaminar um rio irá atingir tanto as formas de trabalho da região, quanto a qualidade de vida de muitas pessoas, por ser algo de titularidade coletiva. Por isso, existe uma apólice para reparar e minimizar esse tipo de dano, indenizando tanto o pescador que tem a sua renda atrelada ao rio, quanto qualquer morador da região, porque de alguma forma existe um benefício para quem mora no entorno de um rio limpo.

Todas as atividades estão sujeitas a um tipo de risco ambiental, desde uma fábrica, até uma lavanderia de bairro. Porém, as indústrias químicas, siderúrgicas, alimentícia e de papel e celulose são as que mais demandam esse tipo de produto.

“O Seguro de Riscos Ambientais é um produto recente no mercado brasileiro e único para cada empresa. Cada atividade origina um tipo de risco e gera uma necessidade específica. Por isso, essa fase inicial de consultoria é tão importante no processo de contratação”, comenta Jeferson Bem, superintendente de Riscos Empresariais da TRR.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar